Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/477
Tipo do documento: Dissertação
Título: Vi na lama: estudo investigativo sobre eutrofização
Autor: Alves, Antônio Celso da Silva
Primeiro orientador: Batista, Maria Gardênia Sousa
Resumo: Ao longo das últimas décadas, o ensino de Biologia passou por algumas mudanças metodológicas que objetivam, dentre outras, a melhoraria na aprendizagem dos conteúdos, pelos estudantes. Para tanto, novas formas de abordagem dos conteúdos têm sido implementadas em sala de aula, o que também tem levado à superação das metodologias convencionais de ensino que continuam sendo uma realidade em muitas escolas brasileiras. Essas mudanças objetivam tornar o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico e atrativo para os estudantes. O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), implementada com os estudantes, visando a melhoria do processo de Alfabetização Científica (AC) deles sobre o conteúdo eutrofização. Para alcançar este objetivo, o estudo foi desenvolvido tendo como base o modelo de pesquisa participante e a abordagem qualitativa e, buscou despertar nos estudantes a observação e uma compreensão mais ampla sobre diferentes aspectos que envolvem o processo de eutrofização de corpos d’água superficiais. A pesquisa nos apresenta os olhares de 12 estudantes da 3ª série do Ensino Médio regular, noturno de uma escola localizada na zona rural do município de Timon – MA sobre o referido processo, dos quais, 8 (67%) são do sexo masculino e 4 (33%), do sexo feminino, com idades variando entre 17 e 51 anos à época da coleta dos dados. A coleta dos dados deu-se por meio das anotações das hipóteses elaboradas, pelos próprios estudantes, em uma folha de papel A4, para as duas questões problemas da SEI e da gravação, em áudio, por repetição do professor, das falas dos estudantes, bem como a dele próprio, que se passaram durante as etapas da implementação da SEI. Para a gravação das falas, foi usado um aparelho de Smartphone. Também foi feita a análise de desenhos, acompanhado da sua descrição, feitos pelos estudantes por meio de duplas. A análise das interações discursivas ocorridas durante a implementação da SEI, evidenciou que ela foi importante para os estudantes atingirem diferentes Indicadores da Alfabetização Científica (IAC), como exemplos: Organização de Informações; Classificação de Informações; Raciocínio Lógico; Raciocínio Proporcional; Levantamento de Hipótese; Teste de Hipótese; Justificar; Previsão; Explicação; Argumentar; Articular Idéias; Investigar e Problematizar. Esses indicadores mostraram-nos o quanto a participação dos estudantes nas interações de sala de aula é importante para que eles adquiram e construam os próprios conhecimentos. A partir dos resultados encontrados, pode-se afirmar ainda, que a SEI implementada na referida turma, mostrou-se um importante instrumento metodológico, capaz de contribuir com o processo de Alfabetização Científica dos estudantes sobre a eutrofização. Importante ressaltar ainda que este é um processo em construção contínua e, portanto, que se consolida ao longo do tempo.
Abstract: Over the last decades, the teaching of Biology has undergone some methodological changes that aim to, among other things, improve the learning of contents by students. To this end, new ways of approaching content have been implemented in the classroom, which has also led to the overcoming of conventional teaching methodologies that continue to be a reality in many Brazilian schools. These changes aim to make the teaching and learning process more dynamic and attractive to students. The general objective of this research was to evaluate an Investigative Teaching Sequence (SEI), implemented with students, aiming to improve their Scientific Literacy (AC) process on the eutrophication content. To achieve this objective, the study was developed based on the participatory research model and the qualitative approach, and sought to awaken in students observation and a broader understanding of different aspects that involve the process of eutrophication of surface water glasses. The research presents us with the views of 12 students from the 3rd grade of regular high school, at night, from a school located in the rural area of the municipality of Timon - MA on the aforementioned process, of which 8 (67%) are male and 4 are male. (33%), female, aged between 17 and 51 years old at the time of data collection. Data collection took place through the annotation of the hypotheses elaborated by the students themselves, on an A4 sheet of paper, for the two questions problems of the SEI and the recording, in audio, by the teacher's repetition of the students' speeches as well as of his own, which took place during the stages of the SEI implementation. To record the speeches, a smartphone device was used. Drawings were also analyzed, accompanied by their description, made by students in pairs. The analysis of the discursive interactions that took place during the implementation of the SEI showed that it was simportant for students to achieve different Scientific Literacy Indicators (SCI), for example: Information Organization; Information Classification; Logical reasoning; Proportional Reasoning; Hypothesis Survey; Hypothesis Test; Justify; Forecast; Explanation; To argue; Articulate Ideas; Investigate and Problematize, which showed us how important student participation in classroom interactions is for them to acquire and build their own knowledge. As from the results found, you can also say that the SEI implemented in that class, proved to be an important methodological instrument capable of contributing to the process of Scientific Literacy of students, on eutrophication. Important emphasize still that this is a process in continuous construction and, therefore, that is consolidated over time.
Palavras-chave: Aprendizagem
Abordagem Investigativa
Ensino de Biologia
Estratégias Didáticas
Poluição Hídrica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: ALVES, Antônio Celso da Silva. Vi na lama: estudo investigativo sobre eutrofização. 2022. 234 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/477
Data de defesa: 12-Jul-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa.pdfTexto Completo41,66 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.