Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/546
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Soares Junior, Pedro Antônio | - |
dc.date.accessioned | 2024-08-22T18:55:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-02 | - |
dc.identifier.citation | ALMENDRA, Luiz Eduardo de Sousa. A lógica matemática e os diagramas de Venn subsidiando uma abordagem para a resolução de problemas envolvendo operações com conjuntos no ensino médio. 2020. 91 p. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/546 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, estudamos algumas técnicas de resolução de problemas que envolvem operações com conjuntos, uma abordagem subsidiada pelos princípios da Lógica Matemática. Apresentamos um método que pode contribuir para apropriação dessa temática, com foco na resolução de problemas que envolvem operações com conjuntos no contexto do ensino médio. Realizamos uma pesquisa bibliográfica do tipo qualita-tiva, com revisão da literatura, em que associamos algumas técnicas de resolução de problemas a um algoritmo baseado nas ferramentas de Lógica Matemática e diagramas de Venn, com explorações de problemas adequados para as turmas do ensino médio. | por |
dc.description.abstract | In this work, we study some problem-solving techniques that involve operations with sets, an approach supported by the principles of Mathematical Logic. We present a method that can contribute to the appropriation of this theme, focusing on solving problems involving operations with sets in the context of high school. We carried out a qualitative bibliographical research, with a literature review, in which we associated some problem-solving techniques with an algorithm based on Mathematical Logic tools and Venn diagrams, with explorations of problems suitable for high school classes. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-08-22T18:55:51Z No. of bitstreams: 1 A logica matemática e os diagramas de Venn subsidiando uma abordagem para a resolução de problemas envolvendo operações com conjuntos no ensino medio.pdf: 2800483 bytes, checksum: 0e40764c9401552ad549aaf37ff5630f (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-08-22T18:55:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 A logica matemática e os diagramas de Venn subsidiando uma abordagem para a resolução de problemas envolvendo operações com conjuntos no ensino medio.pdf: 2800483 bytes, checksum: 0e40764c9401552ad549aaf37ff5630f (MD5) Previous issue date: 2020-11-02 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
dc.publisher.department | Centro de Ciências da Natureza | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UESPI | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Profissional em Matemática | por |
dc.rights | O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso. | por |
dc.subject | Educação matemática | por |
dc.subject | Lógica matemática | por |
dc.subject | Operações com conjuntos | por |
dc.subject | Diagramas de Venn | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.title | A lógica matemática e os diagramas de Venn subsidiando uma abordagem para a resolução de problemas envolvendo operações com conjuntos no ensino médio | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática Mestrado Profissional em Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.