Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/547
Tipo do documento: Dissertação
Título: Práticas aplicadas no ensino de genética para alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos)
Autor: Carvalho, Hilda
Primeiro orientador: Araújo, Josiane
Resumo: A Genética, a partir da descoberta do DNA e do Projeto Genoma, trouxe diariamente inovações, passando a ser ênfase em revistas e mídias de pesquisadores que buscam atualizações para o desenvolvimento da Biologia, principalmente quando se refere ao processo de ensino-aprendizagem. O objetivo do presente estudo foi verificar se as aulas práticas são ferramentas eficazes para consolidação da aprendizagem em Genética na aprendizagem sobre o DNA, comparação de cariótipo humano e de macacos, Leis de Mendel e Sistema sanguíneo; para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O estudo foi desenvolvido em uma escola pública de Timon-MA em 2019, em três turmas de segunda etapa da EJA. Foram utilizadas aulas práticas paralelas aos conteúdos abordados para ajudar na construção do conhecimento e posterior utilização destes no cotidiano dos discentes da escola para aprimorarem as aulas de Genética para esta modalidade. Para o diagnóstico, foram utilizados questionários avaliativos antes e depois das aulas práticas com questões similares de grau de aprendizagem para os assuntos abordados e de fácil caracterização dos conteúdos. Posteriormente, foi elaborado um manual de aulas práticas com as explicações das atividades que foram desenvolvidas durante esta pesquisa e destinado ao uso em atividades práticas para alunos da EJA. Os resultados dessa pesquisa comprovaram que a metodologia aplicada foi norteadora para o crescimento científico dos alunos da EJA, pois demonstrou uma melhora no conhecimento ao longo dos questionários avaliativos aplicados antes e depois das aulas práticas, assim como também deixou claro que a utilização de aulas práticas para essa modalidade é de extrema importância. Percebe-se que, ao se trabalhar alguns assuntos da Genética associados a essas aulas práticas, os alunos puderam associar os conhecimentos adquiridos ao seu cotidiano e deslumbrar as formas e estruturas de moléculas como o DNA, comparação de cariótipos de humanos e macacos, assim como também as Leis de Mendel e o sistema ABO.
Abstract: Genetics, from the discovery of DNA and the Genome Project, brought innovations on a daily basis, becoming an emphasis on magazines and media of researchers who seek updates for the development of Biology, especially when referring to the teaching- learning process. The aim of the present study was to verify whether practical classes are effective tools for consolidating learning in Genetics in learning about DNA, comparing human and monkey karyotypes, Mendel's Laws and the Blood System; for students of Youth and Adult Education (EJA). The study was developed in a public school in Timon-MA in 2019, in three classes of second stage of EJA. Practical classes were used parallel to the contents covered to help in the construction of knowledge and later use of these in the daily lives of school students to improve the Genetics classes for this modality. For the diagnosis, evaluative questionnaires were used before and after the practical classes with similar questions of degree of learning for the subjects approached and of easy characterization of the contents. Subsequently, a manual of practical classes was prepared with explanations of the activities that were developed during this research and intended for use in practical activities for EJA students. The results of this research proved that the applied methodology was guiding for the scientific growth of EJA students, as it demonstrated an improvement in knowledge throughout the evaluative questionnaires applied before and after practical classes, as well as also made it clear that the use of practical classes for this modality it is extremely important. It is noticed that, when working on some subjects of Genetics associated with these practical classes, students were able to associate the acquired knowledge with their daily lives and dazzle the shapes and structures of molecules such as DNA, comparison of karyotypes of humans and monkeys, as well as also Mendel's Laws and the ABO system.
Palavras-chave: Educação
Formação
Conhecimento
Dinâmica
Área(s) do CNPq: CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia
Citação: Carvalho, Hilda. Práticas aplicadas no ensino de genética para alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos). 2020. 85 p. Dissertação(Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/547
Data de defesa: 28-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto Completo.1,87 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.