Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/622
Tipo do documento: Dissertação
Título: Abordagens para contextualização no ensino de matrizes na educação básica
Autor: Silva, Jordan
Primeiro orientador: Brito, Arnaldo
Resumo: Esta dissertação consiste em duas partes, ambas relacionadas ao estudo de matrizes e suas aplicações, com o objetivo de explorar um conjunto de opções acessíveis aos estudantes da educação básica, permitindo que eles tracem uma relação entre o estudo de matrizes e sua utilização prática em situações reais. Dessa forma, o tópico pode se tornar mais significativo e eficiente aos olhos dos discentes. A primeira parte compreende uma pesquisa relacionada ao ensino de matemática, que busca observar a relevância da contextualização dos conteúdos para melhorar a relação ensino-aprendizagem dos alunos da educação básica. Além disso, há um enfoque histórico sobre o surgimento do estudo de matrizes, investigando os primeiros relatos e as situações demandadas pela sociedade da época que deram origem aos estudos sobre este tópico. A segunda parte é dedicada ao estudo de métodos e técnicas voltados à contextualização do ensino de matrizes, utilizando os tópicos de criptografia, manipulação de imagem por computação gráfica e cadeias de Markov. Através de técnicas de criptografia, é possível realizar a codificação de mensagens que são transmitidas abertamente, mas cujo significado real só pode ser descoberto pelo destinatário, por meio de operações de soma ou produto de matrizes. A manipulação de imagens por computação gráfica, por sua vez, é um processo comum no dia a dia de todos que possuem acesso a smartphones ou computadores e utiliza manipulações algébricas matriciais, como produto de uma matriz por um escalar, produtos de matrizes, etc. Por fim, as cadeias de Markov são um método utilizado para prever os resultados de um evento a partir do conhecimento de informações de alguns eventos anteriores, processo que ocorre por meio do estudo de potências de matrizes. De maneira geral, a aplicação dos métodos destacados torna o conteúdo de matrizes mais acessível e próximo de situações reais e observáveis para alunos da educação básica, facilitando a interação entre teoria e prática e proporcionando uma construção mais completa de suas habilidades.
Abstract: This dissertation consists of two parts, both related to the study of matrices and their applications, which aim to observe a set of options accessible to students of basic education so that they can trace a relationship between the study of matrices and their practical use in real situations, thus making it, in the eyes of the students, a topic that produces meaning and efficiency. The first part comprises a research related to the teaching of mathematics, which aims to observe the relevance of contextualizing the contents for a better relationship in the teaching of student learning in basic education and, also, a historical focus on the emergence of the study of matrices, of where the first reports started and what situations demanded by society at the time led to the beginning of studies on this topic. The second part is dedicated to the study of methods and techniques aimed at providing contextualization of matrix teaching with the help of the topics from cryptography, image manipulation by computer graphics and Markov chains. By means of encryption techniques, a process of encoding messages which are transmitted openly and which still only the real recipient will be able to discover its real meaning, carried out through sum or matrix product operations; the manipulation of images by computer graphics, in return, is a process observed in the daily lives of everyone who has access to smartphones or computers and makes use of matrix algebraic manipulations, as a matrix product by a scalar, matrix products, etc; and, finally, Markov chains, which is a method used to predict the results of an event from the knowledge of information from some previous events, a process that occurs through the study of matrix power. In general, the application of the highlighted methods makes the content of matrices more accessible and closer to real and observable situations for students of basic education, facilitating the interaction between theory and practice and providing a more complete construction of their skills.
Palavras-chave: Matriz
Criptografia
Computação
Cadeias de Markov
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Silva, Jordan. Abordagens para contextualização no ensino de matrizes na educação básica. 2020. 52 p. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/622
Data de defesa: 3-Ago-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.