Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/625
Tipo do documento: Dissertação
Título: O Uso de Softwares na Educação Matemática
Autor: Oliveira, Erimar
Primeiro orientador: Rocha, Natã
Resumo: Dentro do contexto histórico brasileiro, marcado pela defasagem na aprendizagem dos alunos em desenvolver habilidades básicas ensinadas nas escolas, em especial na disciplina de Matemática, este trabalho tem as atenções voltadas para uma metodologia que utilize os recursos tecnológicos como ferramenta didática nas aulas de Matemática. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância de utilizar as tecnologias como ferramenta de en- sino e recurso didático, abordando uma metodologia diferente da tradicional, fazendo com que as aulas sejam mais dinâmicas e atrativas, almejando-se atingir melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem de Matemática. Dessa forma, são apresentados Softwa- res matemáticos para responder o nosso questionamento: Como essa inovação tecnológica pode influenciar na aprendizagem da disciplina de Matemática dos alunos da educação básica? Para uma maior compreensão do Ensino de Matemática e a utilização de recur- sos computacionais, foi realizada inicialmente, uma pesquisa bibliográfica, tomando por base alguns estudos a respeito do tema feitos por Tajra, Braga e Valente, dentre outros. Em seguida, foi feita uma análise dos programas criados pelo governo federal a fim de trazer a informática para dentro das salas de aulas das escolas brasileiras. Além disso, é sugerido um modelo de um projeto de informática na educação nas escolas públicas do Brasil, detalhando todas as etapas de sua implantação e revisão. Em seguida, foi realizada uma pesquisa documental analisando as propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN’s), da lei de Diretrizes e bases da Educação Nacional(LDB) e da Base Na- cional Comum Curricular(BNCC) sobre a inserção da informática na educação brasileira. Em um segundo momento, são apresentados softwares para computadores e aplicativos para tablets e celulares com aplicação direta no ensino de Matemática na educação bá- sica. Por fim, foi realizada uma intervenção pedagógica aplicando o software “Geometria do Táxi: Contagem” e um questionário com professores da rede pública de Teresina, sobre o uso dos softwares na educação matemática. Por fim, são feitas as análises dos dados obtidos nestas pesquisas, esplanando os resultados observados e apresentando a conclusão a respeito deste estudo.
Abstract: Within the Brazilian historical context, marked by the lag in students’ learning to deve- lop basic skills taught in schools, especially in the discipline of Mathematics, this work focuses on a methodology that uses technological resources as a didactic tool in Mathe- matics classes. The objective of this work is to show the importance of using technologies as a teaching tool and didactic resource, approaching a methodology different from the traditional one, making the classes more dynamic and attractive, aiming to achieve bet- ter results in the teaching-learning process of math. In this way, mathematical softwares are presented to answer our question: How can this technological innovation influence the learning of the Mathematics discipline of basic education students? For a greater understanding of the Teaching of Mathematics and the use of computational resources, a bibliographic research was initially carried out, based on some studies on the theme made by Tajra, Braga and Valente, among others. Then, an analysis was made of the programs created by the federal government in order to bring computer science into the classrooms of Brazilian schools. In addition, a model of a computer project in education in public schools in Brazil is suggested, detailing all stages of its implementation and review. Then, a documentary research was carried out analyzing the proposals of the National Curricu- lum Parameters (PCN’s), the National Education Guidelines and bases law (LDB) and the National Curricular Common Base (BNCC) on the insertion of information techno- logy in Brazilian education. In a second step, software for computers and applications for tablets and cell phones with direct application in the teaching of Mathematics in basic education are presented. Finally, a pedagogical intervention was carried out using the software “ Geometry of Taxi: Contagem ” and a questionnaire with teachers from the public network of Teresina, on the use of software in mathematical education. Finally, the analyzes of the data obtained in these researches are made, expanding the observed results and presenting the conclusion regarding this study.
Palavras-chave: Tecnologia
Softwares
Matemática
Ensino
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Oliveira, Erimar. O Uso de Softwares na Educação Matemática. 2020. 84 p. Dissertação(Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/625
Data de defesa: Mar-2020
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.