???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/628
Tipo do documento: Dissertação
Título: Fatores que influenciam no desempenho de escolas em provas do ENEM: comparação entre duas escolas de tempo integral no município de Teresina
Autor: Costa, José Carlos Pereira da
Primeiro orientador: Brito, Arnaldo Silva
Resumo: O presente trabalho visa comparar duas escolas de tempo integral da rede estadual de ensino no município de Teresina, em relação ao desempenho no Enem, para tanto foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre: Ensino médio no Brasil, escola de tempo integral e sobre o exame nacional do ensino médio (ENEM), seguindo, tivemos que realizar uma pesquisa de campo que resultou na aplicação de quatro questionários: sendo um aplicado a direção das escolas, outro a coordenação, outro aos professores do 3° ano das escolas e por m, um aplicado aos alunos do 3° ano, tudo com o objetivo de conhecer como as escolas organizam suas atividades para o referido exame. Foi verificado que vários fatores influenciam no desempenho da escola em relação a prova do Enem. Diante dos resultados, destacamos os fatores que diferenciam as duas escolas na organização e planejamento para o ENEM.
Abstract: The present work aims to compare two full-time state schools in the city of Teresina, in relation to performance on the Enem, for which a bibliographical research was carried out on: high school in Brazil, full-time school and on the national exam of high school (ENEM), then it was carried out a eld research that resulted in the application of four questionnaires: one applied to the direction of the schools, another to the coordination, another to the teachers of the last year of high school and nally, one applied to students of the last year of high school, all with the aim of nding out how schools organize their activities for the aforementioned exam.It was found that several factors inuence the performance of the school in relation to the Enem test. Given the results, we highlight the factors that dierentiate the two schools in the organization and planning for ENEM.
Palavras-chave: Enem
Ensino Médio
Escola de Tempo Integral.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Costa, José. Fatores que influenciam no desempenho de escolas em provas do ENEM: comparação entre duas escolas de tempo integral no município de Teresina. 2021. 69 p. Dissertação(Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021.
Tipo de acesso: O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/628
Data de defesa: Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.