Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaciel, Pedro-
dc.contributor.advisor1Junior Soares, Pedro-
dc.date.accessioned2024-08-26T17:29:27Z-
dc.date.issued2021-03-
dc.identifier.citationLima, Maciel. Prática pedagógica: o ensino da matemática financeira nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. 2021. 63 p. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2021.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/630-
dc.description.resumoNo presente trabalho, fazemos uma abordagem sobre Prática Pedagógica e a Matemática Financeira, em que investigamos sobre a aplicabilidade da Matemática Financeira por professores das séries nais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, para conhecermos mais sobre as práticas pedagógicas dos docentes. Realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre Prática Pedagógica, Ensino da Matemática e Matemática Financeira e também uma pesquisa de campo que consistiu na aplicação de um questionário para conhecer a Prática Pedagógica de professores de matemática, num total de 10, da rede estadual do Piauí e municipal de Teresina, os quais forneceram importantes informações sobre suas práticas com a Matemática Financeira em sala de aula. Não foi possível assistir as aulas dos professores pesquisados devido a pandemia do vírus SARS-CoV-2, mais conhecido como coronavírus, então, todas as informações foram adquiridas através da aplicação do questionário. Verificamos que a Prática Pedagógica utilizada no ensino da Matemática Financeira pelos professores é importante para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, pois aplicada de forma eficaz, proporcionará muitas maneiras de levar aos discentes a aprender a utilizar conceitos básicos da Matemática Financeira para aprimorar noções sobre a temática. Diante dos resultados obtidos na referida pesquisa, propomos sugestões e ações para ajudar os professores que tiverem acesso a esse trabalho, a introduzir em suas aulas atividades práticas diferentes das trabalhadas no dia a dia, saindo do método conteudista e proporcionando um ensino e aprendizagem eficaz.por
dc.description.abstractIn the present work, we approach Pedagogical Practice and Financial Mathematics, in which we investigate the applicability of Financial Mathematics by teachers in the nal grades of Elementary School and in High School, to learn more about the pedagogical practices of teachers. We carried out a bibliographic research on Pedagogical Practice, Mathematics Teaching and Financial Mathematics and also a eld research that consisted of the application of a questionnaire to know the Pedagogical Practice of mathematics teachers, in a total of 10, from the Piauí state and municipal network. Teresina, who provided important information about their practices with Financial Mathematics in the classroom. It was not possible to attend the classes of the teachers surveyed due to the pandemic of the SARS-CoV-2 virus, better known as coronavirus, so all the information was acquired through the application of the questionnaire. We found that the Pedagogical Practice used in the teaching of Financial Mathematics by teachers is important for the development of student learning, as applied eectively, it will provide many ways to lead students to learn to use basic concepts of Financial Mathematics to improve notions about the thematic. In view of the results obtained in the aforementioned research, we propose suggestions and actions to help teachers who have access to this work, to introduce in their classes practical activities dierent from those worked on a daily basis, leaving the content method and providing eective teaching and learning.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-08-26T17:29:27Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 2476085 bytes, checksum: c44b4ac678b6b37302dee6439614fccd (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-26T17:29:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 2476085 bytes, checksum: c44b4ac678b6b37302dee6439614fccd (MD5) Previous issue date: 2021-03-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsO autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.por
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectEnsino da Matemáticapor
dc.subjectMatemática Financeirapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titlePrática pedagógica: o ensino da matemática financeira nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.