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Tipo do documento: Dissertação
Título: Prática pedagógica em matemática: contexto de atendimento educacional especializado (AEE) a alunos dos anos finais do ensino fundamental
Autor: Santos, Andreina
Primeiro orientador: Sousa, Valdirene
Resumo: No contexto atual a educação passa por desafios e transformações que envolvem, dentre várias discussões prementes, o direito à inclusão de diferentes cidadãos. Neste cenário estão os alunos com deficiência, o que demanda estudos e ações que atendam às suas necessidades específicas, haja vista que o processo educacional da pessoa com deficiência foi marcado por uma história de segregação. No entanto, vários movimentos, como o de inclusão social, têm buscado defender e discutir as condições necessárias para sua aprendizagem, incentivando a elaboração de políticas públicas condizentes com suas necessidades educativas. Assim, este estudo teve como objetivo geral analisar o contexto da prática pedagógica em matemática desenvolvida por professores de sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) envolvendo alunos dos anos finais do Ensino Fundamental. Os objetivos específicos foram organizados da seguinte forma: a) Conhecer a percepção docente sobre a tríade ensino, aprendizagem e desenvolvimento envolvendo alunos com deficiência; b) Apresentar a proposta de organização do ensino de matemática desenvolvida na sala de AEE; c) Identificar indícios de aprendizagem e desenvolvimento em Matemática dos alunos com deficiências no contexto do AEE. A pesquisa se constituiu mediante os fundamentos teóricos que versam sobre uma breve discussão histórica que trata da pessoa com deficiência, o Atendimento Educacional Especializado, bem como a formação e a prática pedagógica em Matemática para entender o contexto que trata o objeto de estudo. Nos aspectos metodológicos, a pesquisa foi orientada pelos princípios da abordagem qualitativa, envolvendo duas participantes que atuam na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) de uma escola pública estadual localizada em Teresina-PI. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de uma entrevista semiestruturada. No processo de análise, a discussão dos dados apreendidos se deu a partir de três eixos: Tríade ensino, aprendizagem e desenvolvimento; Organização do ensino de matemática no AEE; e Indícios de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos em matemática no AEE. Sobre o desenvolvimento da prática pedagógica em matemática na sala do AEE, os resultados apontaram que não há uma organização do ensino para essa área específica. A ênfase tem sido dada às especificidades dos alunos, a partir do diagnóstico inicial que indica às necessidades individuais em todas as áreas do conhecimento, culminando assim com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI).
Abstract: In the current context, education goes through challenges and transformations that involve, among several pressing discussions, the right to inclusion of different citizens. In this scenario are students with disabilities, which demand studies and actions that meet their specific needs, given that the educational process of people with disabilities was marked by a history of segregation. However, several movements, such as social inclusion, have sought to defend and discuss the necessary conditions for their learning, encouraging the development of public policies in line with their educational needs. Thus, this study aimed to analyze the context of pedagogical practice in mathematics developed by teachers of Specialized Educational Assistance (AEE) classrooms involving students in the final years of Elementary School. The specific objectives were organized as follows: a) To know the teacher's perception of the teaching, learning and development triad involving students with disabilities; b) Present the proposal for organizing the teaching of mathematics developed in the AEE room; c) Identify evidence of learning and development in Mathematics of students with disabilities in the context of AEE. The research was constituted through the theoretical foundations that deal with a brief historical discussion that deals with the disabled person, the Specialized Educational Service, as well as the formation and pedagogical practice in Mathematics to understand the context that the object of study deals with. In the methodological aspects, the research was guided by the principles of the qualitative approach, involving two participants who work in the Specialized Educational Assistance (AEE) room of a state public school located in Teresina-PI. Data were produced through the application of a semi-structured interview. In the analysis process, the discussion of the apprehended data was based on three axes: Teaching, learning and development triad; Organization of mathematics teaching in AEE; and Evidence of student learning and development in mathematics in AEE. Regarding the development of pedagogical practice in mathematics in the AEE classroom, the results showed that there is no teaching organization for this specific area. Emphasis has been given to the specificities of students, from the initial diagnosis that indicates individual needs in all areas of knowledge, culminating in the elaboration of the Individual Development Plan (PDI).
Palavras-chave: Prática Pedagógica
Ensino de matemática
Atendimento Educacional Especializado.
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Santos, Andreina. Prática pedagógica em matemática: contexto de atendimento educacional especializado (AEE) a alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2022. 53 p. Dissertação(Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/633
Data de defesa: 14-Jan-2022
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

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