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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Douglas-
dc.contributor.advisor1Brandão, Lilane-
dc.date.accessioned2024-08-26T18:22:12Z-
dc.date.issued2023-04-
dc.identifier.citationMarques, Douglas. A contextualização das questões de matemática em livros didáticos das séries finais do ensino fundamental. 2023. 75 p. Dissertação(Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/634-
dc.description.resumoA matemática por muitas décadas foi atrelada ao ensino tradicional, feito na base da transmissão de conhecimento, onde o professor era o centro do processo. Estudos sobre a história da matemática mostram a importância dela para o desenvolvimento de uma boa relação entre o aluno e a disciplina, pautada sempre na intenção de mostrar para o mesmo, que a matemática faz parte do dia a dia de todos na sociedade. Alguns aspectos legais e marcos históricos sobre o uso da contextualização na Base Nacional Comum Curricular - BNCC, nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs e na Lei de Diretrizes e Base – LDB, avaliam a importância da evolução que o conceito de contextualização ganhou dentro desse cenário de documentos que norteiam o rumo da nossa educação, sempre atrelada ao desenvolvimento do aluno, e enfatizando a importância que o professor (a) de matemática tem nesse processo enquanto mediador, no que tange ao seu processo de formação continuada. Percebe-se com o estudo a estreita relação entre contextualização e interdisciplinaridade, mostrando que uma ou mais disciplinas, podem sim, ajudar na compreensão da matemática. Nesse cenário, surge a preocupação em avaliar a quantidade de questões que foram elaboradas no livro do 9° ano, da coleção “A Conquista da Matemática”, da editora FTD, que fizeram uso do conceito de contextualização. Como resultado, constatou-se que o livro possui poucas questões que usam a ideia de contextualização, e menos ainda àquelas atreladas à interdisciplinaridade, se comparadas com o conjunto de todas as questões da obra. Fato esse observado principalmente porque os livros disponibilizados para a rede pública são bastante reduzidos quando comparados com àqueles disponibilizados para a venda nas redes privadas de ensino, fazendo, assim, com que o aluno da rede pública esteja em desvantagem em relação ao aluno da rede privada.por
dc.description.abstractMathematics for many decades was linked to traditional teaching, based on the transmission of knowledge, where the teacher was the center of the process. Studies on the history of mathematics show its importance for the development of a good relationship between the student and the discipline, always based on the intention of showing the student that mathematics is part of everyone's daily life in society. Some legal aspects and historical landmarks about the use of contextualization in the National Common Curricular Base - BNCC, in the National Curricular Parameters - PCNs and in the Diretrizes e Base Law - LDB, evaluate the importance of the evolution that the concept of contextualization gained within this scenario of documents that guide the course of our education, always linked to the development of the student, and emphasizing the importance that the mathematics teacher has in this process as a mediator, with regard to their continuing education process. The close relationship between contextualization and interdisciplinarity can be seen with the study, showing that one or more disciplines can indeed help in the understanding of mathematics. In this scenario, there is a concern to evaluate the number of questions that were elaborated in the 9th grade book, from the collection “A Conquista da Mathematical”, published by FTD, which made use of the concept of contextualization. As a result, it was found that the book has few questions that use the idea of contextualization, and even less those linked to interdisciplinarity, compared to the set of all questions in the work. This fact is observed mainly because the books available for the public network are quite reduced when compared to those available for sale in the private education networks, thus making the student of the public network always at a disadvantage in relation to the student of the network. toilet.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-08-26T18:22:12Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 3841501 bytes, checksum: f64975ef0fda0e38801ebc8871ce0160 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-26T18:22:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 3841501 bytes, checksum: f64975ef0fda0e38801ebc8871ce0160 (MD5) Previous issue date: 2023-04-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsO autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.por
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleA contextualização das questões de matemática em livros didáticos das séries finais do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
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