Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/637
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Carlos-
dc.contributor.advisor1Júnior Soares, Pedro-
dc.date.accessioned2024-08-26T19:04:41Z-
dc.date.issued2023-03-07-
dc.identifier.citationSilva, Carlos. Estudo das formas geométricas no 1° ano do ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). 2023. 78 f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/637-
dc.description.resumoNesta dissertação apresentam-se aspectos pertinentes às dificuldades encontradas pelos discentes do 1° ano do ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Timon, ao solucionar problemas que incluam as formas geométricas no dia a dia dos discentes. Assim sendo, a finalidade deste trabalho foi de analisar os desafios dos docentes a partir das dificuldades do processo ensino e aprendizagem dos conteúdos das formas geométricas, descrever as atividades propostas pelos docentes, com destaque nas formas geométricas, reconhecer as dificuldades dos discentes no desenvolvimento de situações problemas envolvendo as formas geométricas e identificar os desafios dos docentes frente as dificuldades dos discentes no desenvolvimento de situações problemas envolvendo formas geométricas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) - Campus Timon. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva, de abordagem qualitativa, com questionários impressos para docentes e discentes, com a finalidade de verificar o que está sendo de fato ministrado na geometria e de que modo esse ensino está sendo realizado. Os dados adquiridos mostram que as dificuldades encontradas pelos docentes estão correlacionadas à falta de qualificações para lidar com o progresso tecnológico, à falta de material de apoio e à falta de dedicação dos discentes. O uso das tecnologias no âmbito escolar pode colaborar para o ensino e aprendizagem, como também estimular, em cada discente, maior disposição em aprender.por
dc.description.abstractIn this dissertation are presented relevant aspects of the difficulties faced by the 1st year of high school students at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Timon in solving problems that include geometric shapes in their daily routine. Thus, the objective of this work is analyzing the teachers’ challenges based on the difficulties of the teaching learning process of geometric shapes, describing the activities proposed by the teachers, focusing on geometric forms, acknowledging obstacles faced by the students while solving problems involving geometric shapes and identifying the issues found by the teachers while developing problems involving that matter at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Timon. This paper is a descriptive research with a qualitative approach, printed questionaries given to teachers and students aiming to check what is actually being taught in geometry and how it is done. The data acquired show that the challenges faced by the teachers are related to the lack of qualifications to deal with the technological process, the shortage on support material and little dedication from the teachers. The usage of technology in schools contribute to teaching and learning as well as it stimulates each student’s dedication and will to learn.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-08-26T19:04:41Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 1363480 bytes, checksum: 16540417201d5d14e8beef1104034a90 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-26T19:04:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 1363480 bytes, checksum: 16540417201d5d14e8beef1104034a90 (MD5) Previous issue date: 2023-03-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsO autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.por
dc.subjectFormas Geométricaspor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectMetodologias diferenciadaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleEstudo das formas geométricas no 1° ano do ensino médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)- Campus Timon.por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.