Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/639
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Marcelo Carvalho dos-
dc.contributor.advisor1Sousa, Valdirene Gomes de-
dc.date.accessioned2024-08-26T19:20:11Z-
dc.date.issued2023-07-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Marcelo Carvalho dos. Jogos em aulas de matemática no ensino médio como forma de implementação do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). 2023. 117 f. Dissertação(Programa de Mestrado Profissional em Matemática) -Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/639-
dc.description.resumoEste estudo objetiva analisar, no contexto das aulas de Matemática do Ensino Médio, o uso do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como estratégia de inclusão escolar envolvendo alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Especificamente, foram elencados três objetivos, a saber: a) Identificar conhecimentos prévios e habilidades matemáticas apresentados por alunos de uma turma do Ensino Médio; b) Implementar, nas aulas de matemática do Ensino Médio, estratégias de ensino que atendam aos princípios do DUA como possibilidade de promoção da inclusão escolar; c) Avaliar as estratégias do DUA implementadas nas aulas de Matemática como possibilidade para inclusão escolar. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, de abordagem quanti-qualitativa, do tipo pesquisa-ação, em uma escola pública de nível médio, no estado do Maranhão. Participaram do estudo dois professores (o professor de Matemática da turma e a professora do Atendimento Educacional Especializado da escola), e os alunos de uma turma de 1° ano do Ensino Médio matutino, dentre os quais uma aluna do PAEE. Para a produção dos dados, foram utilizados como instrumentos o questionário e exercícios (pré-teste e pós-teste) envolvendo os conteúdos básicos de conjuntos numéricos. Como resultado da pesquisa os principais resultados apontam para a constatação que a turma de forma majoritária se envolveu no desenvolvimento do projeto, demonstrando na prática princípios defendidos pela proposta do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA). Além disso, o estudo demonstrou ainda que os alunos, apesar das dificuldades de compreensão dos conteúdos relacionados, se sentiram desafiados no próprio processo de aprendizagem. Com isso, se faz necessário que o professor reavalie as estratégias de ensino, como diferencial na formação dos conhecimentos matemáticos. Para tanto, poderá utilizar-se de estratégias de ensino, pautadas no DUA, com vistas à inclusão de modo a aprimorar o seu processo de ensino, visando a aprendizagem e o pleno desenvolvimento de todos os alunos, inclusive do PAEE.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze, in the context of High School Mathematics classes, the use of Universal Design for Learning (UDT) as strategy of school inclusion involving students Target Audience for Special Education (PAEE). Specifically, three goals were listed, namely: a) Identify the previous knowledge and mathematical skills presented by students in a high school class; b) To implement, in high school mathematics classes, teaching strategies that meet the principles of UAD as a possibility to promote school inclusion; c) Evaluate the strategies implemented in mathematics classes as a possibility for school inclusion. To do so, we conducted a quanti-qualitative field research, of the research-action type, in a public high school in the state of Maranhão. Two teachers took part in the study (the Mathematics teacher of the class and the teacher of the school's Specialized Educational Service), and the students of a first year high school class in the morning, among which a PAEE student. For data production, the survey and exercises (pre-test and post-test) involving the basic contents of number sets were used as instruments. As result of the research, the main results point to the finding that the majority of the class got involved in the development of the Project, demonstrating in practice the principles advocated by the Universal Design for Learning (UDL) proposal. Furthermore, the study also demonstrated that the students, despite the difficulties of understanding the related contents, felt chellenged in the own learning proccess. Therewith, it is necessary for the teacher to reevaluate the teaching strategies, as a differential in the formation of the mathematical knowledge. To this end, it can use teaching strategies based on the UAD, in order to the inclusion in a way to improve his own teaching proccess, aiming at the learning and full development of all students, including the PAEE.por
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-08-26T19:20:11Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 2954550 bytes, checksum: 7f213599164d231f9afeacd325d62348 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-26T19:20:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 2954550 bytes, checksum: 7f213599164d231f9afeacd325d62348 (MD5) Previous issue date: 2023-07-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsO autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.por
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectEnsino da matemáticapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectDesenho Universal para Aprendizagem;por
dc.subjectEducação Inclusivapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleJogos em aulas de matemática no ensino médio como forma de implementação do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA)por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.