Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/640
Tipo do documento: Dissertação
Título: Resolução de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): proposta de desenvolvimento do raciocínio lógico matemático a alunos do 8o ano do ensino fundamental
Autor: Oliveira, Jackson de
Primeiro orientador: Silva, Afonso Norberto da
Resumo: Este trabalho tem como objeto de estudo o ensino de matemática através da resolução de problemas, com destaque nas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nível 02. Assim, buscamos responder à seguinte pergunta: Como a resolução de questões da OBMEP, enquanto proposta didática, pode contribuir no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático de alunos do 8o ano do Ensino Fundamental? Nessa perspectiva, o trabalho desenvolveu-se com o objetivo geral de analisar como a resolução de questões da OBMEP enquanto proposta didática pode contribuir no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático de alunos do 8o ano do Ensino Fundamental. Desta forma, ao se considerar tal objetivo e a questão problema, este estudo se caracteriza como pesquisa de campo e de abordagem qualitativa. Para tanto, teve como sujeitos investigados alunos do 8o ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, localizada na da cidade de Teresina-PI. Para a produção dos dados e com o intuito de fazermos um diagnóstico dos conhecimentos prévios dos alunos investigados, acerca das questões da OBMEP, aplicamos um pré-teste contemplando questões da mesma, no nível 2 da primeira fase. Em seguida, apresentamos estratégias de resolução de problemas matemáticos, através de oficinas divididas em quatro áreas: Aritmética, Contagem, Álgebra e Geometria, e essas oficinas foram baseados no método de George Polya. Logo após aplicamos um pós-teste também com questões da OBMEP e finalizamos com um questionário focado na visão dos participantes acerca das questões. Assim, a análise dos dados obtidos mostrou que há um uso limitado das questões da OBMEP enquanto proposta de ensino. Com efeito, percebemos que isso decorre do pouco uso de resolução de problemas da OBMEP em sala de aula. Neste estudo, também foi possível perceber que há uma possibilidade para melhorar tal uso limitado dessas questões, que seria de separarmos e trabalharmos as questões da OBMEP conforme as aplicações das estratégias metodológicas defendidas por George Polya.
Abstract: This work has as object of study the teaching of mathematics through problem solving, with emphasis on the issues of the Brazilian Mathematical Olympiad of Public Schools (BMOPS) level 02. Thus, we seek to answer the following question: How can the resolution of BMOPS questions, as a didactic proposal, contribute to the development of mathematical logical reasoning of students in the 8th grade of elementary school? In this perspective, the work was developed with the general objective of analyzing how the resolution of BMOPS questions as a didactic proposal can contribute to the development of mathematical logical reasoning of students of the 8th grade of elementary school. Thus, when considering this objective and the problem issue, this study is characterized as field research and qualitative approach. To this end, the subjects investigated were students of the 8th grade of Elementary School of a municipal public school, located in the city of Teresina-PI. For the production of the data and in order to make a diagnosis of the previous knowledge of the students investigated, about the questions of the BMOPS, we applied a pre-test contemplating questions of the same, in level 2 of the first phase. Next, we present mathematical problem-solving strategies, through workshops divided into four areas: Arithmetic, Counting, Algebra and Geometry, and these workshops were based on the method of George Polya. Soon after we applied a post-test also with questions from the BMOPS and ended with a questionnaire focused on the vision of the participants about the questions. Thus, the analysis of the data obtained showed that there is a limited use of the BMOPS questions as a teaching proposal. In fact, we realize that this stems from the little use of BMOPS problem-solving in the classroom. In this study, it was also possible to perceive that there is a possibility to improve such limited use of these questions, which would be to separate and work the issues of the BMOPS according to the applications of the methodological strategies defended by George Polya.
Palavras-chave: da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP
Resolução de Problemas
Ensino
Matemática
Área(s) do CNPq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências da Natureza
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Matemática
Citação: Oliveira, Jackson de. Resolução de questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): proposta de desenvolvimento do raciocínio lógico matemático a alunos do 8o ano do ensino fundamental. 2024. 90f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.
Tipo de acesso: O autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/640
Data de defesa: Jul-2023
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática
Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.