Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/711
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Welton Pereira de-
dc.contributor.advisor1Soares Júnior, Pedro Antônio-
dc.date.accessioned2024-08-27T16:17:25Z-
dc.date.issued2023-07-
dc.identifier.citationSousa, Welton Pereira de. Sequência didática utilizada na resolução de problemas matemáticos. 2023. 85f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/711-
dc.description.resumoO presente trabalho tem o objetivo de propor uma sequência didática com algumas estratégias a fim de que o professor de matemática do 2º ano do Ensino Médio possa utilizá-la para estruturar uma sequência didática com potencialidades de serem solucionadas e estudadas por alunos com dificuldades em matemática. Por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa realizada com alunos de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio. Os exercícios matemáticos e a resolução de problemas como metodologia de ensino têm um espaço significativo no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Porém, não poucas vezes, perdem força quando os problemas resolvidos e propostos para os alunos não têm uma sequência adequada, principalmente para aqueles que estão iniciando em algum tópico ou que possuem dificuldades nessa área do conhecimento. Através de um estudo de caso, foi realizado um levantamento das principais características que geravam indiferença dos alunos em relação as atividades propostas e com base nesses resultados, algumas intervenções foram feitas de modo a aperfeiçoar a sequência didática apresentada neste trabalho. Obtivemos uma mudança relevante da atitude dos alunos diante da nova sequência didática proposta, o que confirmou nossas suspeitas iniciais.por
dc.description.abstractThe present work aims to propose a didactic sequence with some strategies so that the 2nd year of high school mathematics teacher can use it to structure lists of exercises with the potential to be solved and studied by students with difficulties in mathematics. . Through a research with a qualitative and quantitative approach carried out with students from two classes of the 2nd year of high school. Mathematical exercises and problem solving as a teaching methodology have a significant space in the process of teaching and learning mathematics. However, not infrequently, they lose strength when the problems solved and proposed to students do not have an adequate sequence, especially for those who are starting in some topic or who have difficulties in this area of knowledge. Through a case study, a survey of the main characteristics that generated students’ indifference in relation to the proposed activities was carried out and based on these results, some interventions were made in order to improve the didactic sequence presented in this work. We obtained a relevant change in the students’ attitude towards the proposed new didactic sequence, which confirmed our initial suspicions.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-08-27T16:17:25Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 6418024 bytes, checksum: 6538b077561d28a7422245eaa090d24d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-27T16:17:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 6418024 bytes, checksum: 6538b077561d28a7422245eaa090d24d (MD5) Previous issue date: 2023-07-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsO autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.por
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectAtividades Estruturadaspor
dc.subjectResolução de Problemaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleSequência didática utilizada na resolução de problemas matemáticospor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.