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dc.creatorLopes, Jerlane Farias Caldas-
dc.contributor.advisor1Sousa, Valdirene Gomes de-
dc.date.accessioned2024-08-27T16:36:03Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationLopes, Jerlane Farias Caldas. Necessidades formativas de professores de matemática na educação superior : ênfase no contexto da inclusão de aluno com deficiência visual. 2023. 73f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/715-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar, no contexto da Educação Superior, as necessidades formativas de professores de Matemática para inclusão de aluno com deficiência visual. Fundamentou-se no método dialético, com base em Afanasiev (1968). A base teórica para as discussões teve como pilar, dentre outros, Rodrigues e Esteves (1993), Bandeira (2014; 2021), que falam sobre necessidades formativas, Rosa e Fontes (2022), Scorneck e Sforni (2021), ambas apoiadas em Davídov (1988), que versam sobre a organização do ensino de matemática. Sobre a inclusão de alunos com deficiência, o estudo teve base em, dentre outros, Vigotski (1997, 2021) e Ropoli (2010). Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, em um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Participaram do trabalho dois professores, o partícipe-colaborador, o qual atua com alunos com deficiência visual, e a partícipe-pesquisadora, a qual tem o campus como ambiente de atuação profissional. Para a apreensão dos dados, foram utilizados a entrevista semiestruturada e a observação colaborativa, que acontece em três etapas: a pré-observação, a observação e a pós-observação. Com a análise dos dados apreendidos foi possível compreender que o professor de Matemática tem diversas necessidades formativas que são identificadas em seu processo formativo, quando referem-se à sua atuação com o público-alvo da Educação Especial, especificamente com deficiência visual. Além disso, entende-se que o professor precisa avaliar e reavaliar constantemente sua prática pedagógica, para que o modo de organização do ensino esteja fundamentado em uma base teórica consistente.por
dc.description.abstractThis study aimed to analyze, in the context of Higher Education, the training needs of Mathematics teachers for the inclusion of students with visual impairments. It was based on the dialectical method, based on Afanasiev (1968). The theoretical basis for the discussions was based on, among others, Rodrigues and Esteves (1993), Bandeira (2014; 2021), who talk about training needs, Rosa and Fontes (2022), Scorneck and Sforni (2021), both supported by Davídov (1988), which deal with the organization of mathematics teaching. Regarding the inclusion of students with disabilities, the study was based on, among others, Vigotski (1997, 2021) and Ropoli (2010). To this end, field research was carried out, with a qualitative approach, on a campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão. Two teachers participated in the work, the participant-collaborator, who works with students with visual impairments, and the participant-researcher, who uses the campus as an environment for her professional work. To capture the data, semi-structured interviews and collaborative observation were used, which takes place in three stages: pre-observation, observation and post-observation. With the analysis of the data collected, it was possible to understand that Mathematics teachers have several training needs that are identified in their training process, when referring to their work with the target audience of Special Education, specifically those with visual impairment. Furthermore, it is understood that the teacher needs to constantly evaluate and reevaluate their pedagogical practice, so that the way in which teaching is organized is based on a consistent theoretical basis.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-08-27T16:36:03Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 839254 bytes, checksum: 9c2eee5bd171e55c336dc5f3abd39fc1 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-27T16:36:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 839254 bytes, checksum: 9c2eee5bd171e55c336dc5f3abd39fc1 (MD5) Previous issue date: 2023-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsO autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.por
dc.subjectNecessidades Formativaspor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectOrganização do Ensinopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titleNecessidades formativas de professores de matemática na educação superior : ênfase no contexto da inclusão de aluno com deficiência visualpor
dc.typeDissertaçãopor
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