Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/716
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMonte, Edvaldo Leandro Lima-
dc.contributor.advisor1Soares Júnior, Pedro Antônio-
dc.date.accessioned2024-08-27T16:54:55Z-
dc.date.issued2024-03-09-
dc.identifier.citationMonte, Edvaldo Leandro Lima. Práticas de escrita no ensino e na aprendizagem da matemática financeira. 2024. 83f. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/716-
dc.description.resumoO foco desta pesquisa é analisar as potencialidades da escrita no processo de ensino e aprendizagem da matemática financeira no Ensino Médio. Para a realização deste estudo, decidimos recorrer aos estudos de Nacarato (2011, 2013) e Powell (2001), que refletem sobre o uso da escrita no processo de ensino e aprendizagem da matemática, bem como seguimos os princípios da análise de conteúdo propostos por Bardin (1977). Os dados da nossa pesquisa foram produzidos a partir da aplicação de uma sequência de atividades em que buscamos associar o ensino da matemática financeira ao uso de registros escritos, em uma turma da terceira série do Ensino Médio de uma escola da Rede Pública Estadual do Ceará, na cidade de Tianguá. Verificamos que a escrita matemática é um canal de interação entre professor e aluno, visto que, ao descrever o passo a passo da resolução das questões, por exemplo, o aluno revisa o conteúdo, favorecendo assim uma melhor compreensão, bem como revela, por meio da escrita, suas aprendizagens e dúvidas, possibilitando que o professor planeje suas intervenções didáticas. Percebemos que a sequência de atividades propostas possibilita uma aprendizagem significativa da matemática financeira, visto que contempla situações reais de uso da porcentagem, juros simples e compostos, assim como favorece a formação de educandos críticos e reflexivos, com capacidade de expressão e argumentação na resolução dos problemas matemáticos.por
dc.description.abstractThe focus of this research is to analyze the potential of writing in the teaching and learning process of nancial mathematics in high school. To carry out this study, we decided to resort to studies by Nacarato (2011, 2013) and Powel (2001), which re ect on the use of writing in the process of teaching and learning mathematics, as well as following the principles of content analysis proposed by Bardin (1977). Our research data were produced from the application of a sequence of activities in which we sought to associate the teaching of nancial mathematics with the use of written records, in a third-grade high school class at a school in the State Public Network of Ceará in city of Tianguá. We veri ed that mathematical writing is a channel of interaction between teacher and student, since by describing the step-by-step resolution of questions, for example, the student reviews the content, thus favoring better understanding, as well as revealing, through writing, their learning and doubts, enabling the teacher to plan their teaching interventions. We realized that the proposed sequence of activities enables signi cant learning of nancial mathematics, as it includes real situations of using percentage, simple and compound interest, as well as favoring the formation of critical and re ective students, with the ability to express and argue in resolving issues. mathematical problems.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-08-27T16:54:55Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 4698930 bytes, checksum: 1b4c5c2f8a1627c4e08457d9fd934d12 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-27T16:54:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Completa.pdf: 4698930 bytes, checksum: 1b4c5c2f8a1627c4e08457d9fd934d12 (MD5) Previous issue date: 2024-03-09eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências da Naturezapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemáticapor
dc.rightsO autor (a) da dissertação deverá entrar em contato com o Repositório institucional da Universidade Estadual do Piauí através do e-mail: repositorioinstitucional@uespi.br para o envio do termo de autorização para publicação do trabalho de conclusão de curso.por
dc.subjectEscrita no Ensino da Matemáticapor
dc.subjectMatemática Financeirapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.titlePráticas de escrita no ensino e na aprendizagem da matemática financeirapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.