Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/749
Tipo do documento: Monografia
Título: Desafios docentes frente à diversidade sexual e o ensino de língua inglesa
Autor: Cavalcante, João Victor Pires
Primeiro orientador: Pinheiro, Mário Eduardo
Resumo: Ao longo da história, constata-se que questionamentos envolvendo gênero, raça e sexualidade ainda apresentam caráter polêmico em decorrência do grau de complexidade, emergindo a necessidade de tratar esses temas oportunizando uma reflexão e desconstrução das regras sobrepostas para as identidades de gênero, de raça e de sexualidade, colaborando para a construção de uma sociedade inclusiva, acolhedora e democrática. Neste contexto, verifica-se que, emergem muitos desafios à sociedade contemporânea envolvendo o sistema de ensino, haja vista que, a sociedade se transforma e com ela vão surgindo novas necessidades, onde a língua inglesa é atingida por esse novo cenário. Este estudo teve, como objetivo, refletir sobre as os desafios docentes frente à diversidade sexual e o ensino de Língua Inglesa.A metodologia utilizada acerca de revisão bibliográfica foi pautada em teóricos como Butler (2010), Silva (2020), Foucault, Tyson, Ferreira e Sene (2018), Fonseca e Sant´Anna (2020), Ribeiro Filho (2018), Alves (2015), Diniz (2018), Lima (2020).A ausência de políticas públicas e educacionais voltadas à comunidade LGBT desencadeiam o crescimento acelerado de práticas discriminatórias, sendo que, a teoria queer utilizada em sala de aula de língua inglesa propicia a problematização e desconstrução da prática docente, oportunizando um ambiente mais humanizado e igualitário independentemente da orientação sexual.
Abstract: Throughout history, it’s verified that questions involving gender, race and sexuality still have a controversial naturedue to the level of complexity emerging the need to address these topics providing an opportunity for reflection and deconstruction of overlapping rules for gender, race and sexuality identities, collaborating to build an inclusive, welcoming and democratic society. Based on this, it turns out that many challenges to contemporary society emerge, implying the education system, considering that the society transforms itself and with it new needs show up where the English language is affected by this new scenario. This study purpose was to reflect on the teaching challenges facing sexual diversity and English teaching. The methodology used for the literature review was based on theoreticians such as Butler (2010), Silva (2020), Foucault (2005), Ferreira and Sene (2018), Fonseca Sant'Anna (2020), Ribeiro Filho (2018), Alves (2015), Diniz (2018), Lima (2020). The lack of public and educational politics to LGBTQIA+ cause the accelerated growth of discriminatory practices, whereas the Queer theory used in English classes provide the problematization and deconstruction of teaching practice, providing a more humanized and egalitarian environment, regardless of sexual orientation.
Palavras-chave: Diversidade sexual
Ensino de Língua Inglesa
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: CAVALCANTE, João Victor Pires. Desafios docentes frente à diversidade sexual e o ensino de língua inglesa. 2022. 42 f. Monografia ( Licenciatura em Letras – Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/749
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfTexto Completo298,61 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.