Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSampaio, Ana Carline Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Jesus, Mirleno Livio Monteiro de-
dc.date.accessioned2024-09-18T17:57:42Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Ana Carline Ribeiro. O papel da biblioteca O. G. Rego de Carvalho no desenvolvimento de projetos pedagógicos do Colégio Estadual Zacarias de Góis – Liceu Piauiense. 2018. 81f. Monografia ( Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/754-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa o papel da Biblioteca O. G. Rego de Carvalho no desenvolvimento de projetos pedagógicos no Colégio Estadual Zacarias de Góis – Liceu Piauiense. Localizado em Teresina – Piauí, esta instituição de ensino desenvolve projetos desde 2010, incentivada por ações da Secretaria Estadual de Educação. A Pedagogia de Projetos é uma concepção de ensino e aprendizagem que procura fazer com que os estudantes sejam autores de seus próprios processos de construção e conhecimento, reconhecendo esta autonomia. Neste sentido, a biblioteca escolar apresenta-se como um espaço capaz de fornecer informações e funcionar como apoio para os processos de ensino e aprendizagem, desenvolvendo habilidades e permitindo o sucesso do crescimento do aluno. Os temas apresentados nesta pesquisa são Educação Escolar, Pedagogia de Projetos e biblioteca escolar como suporte da atividade docente. Os dados obtidos sobre a Biblioteca O. G. Rego de Carvalho concentram-se em seu espaço físico, sua participação nas atividades escolares como projetos pedagógicos e nos aspectos de implementação da Pedagogia de Projetos nas atividades desenvolvidas pelos professores no Liceu Piauiense. Esta pesquisa se caracteriza como exploratória. A coleta de dados consistiu em entrevistas, visitas in loco, além de pesquisa documental e bibliográfica. A partir da pesquisa, concluímos que a biblioteca, mesmo com as deficiências do profissional bibliotecário e de um acervo que atenda a todas as necessidades informacionais, ainda se mostra como parte essencial no desenvolvimento dos projetos dos professores e no aprimoramento do ensino escolar.por
dc.description.abstractThis study analyses which is the role of Library O. G. Rego de Carvalho in the development of pedagogical projects from Colégio Estadual Zacarias de Góis – Liceu Piauiense. Located in Teresina – Piauí, this teaching institution develops projects since 2010, fomented by actions from State Secretary of Education. The Pedagogy of Projects is a teaching and learning conception which intends to make students become authors of their own building process and knowledge, recognizing this autonomy. In this sense, the school library shows itself as a space able to provide information and work as a support for the processes of teaching and learning, developing abilities and allowing success on student’s growing. The subjects presented in this study are School Education, Pedagogy of Projects and School Library as a support for teacher activities. The data obtained about Library O. G. Rego de Carvalho focus on its physical space, its participation in school activities as the pedagogical projects and the aspects of implementing the Pedagogy of Projects in the activities developed by the teachers at Liceu Piauiense. This survey is classified as exploratory. The collection of data consisted in interviews, in loco visits, besides bibliographical and documental research. From the inquiry we conclude that the Library, despite the deficiencies of the professional librarian and of a collection that supports all informational necessities, still shows itself as an essential part in the development of teachers’ projects and in the improvement of school teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Central UESPI (bcuespi@uespi.br) on 2024-09-18T17:41:57Z No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1239324 bytes, checksum: 01e408fa8a4a88f05adf3e0b0deab3cb (MD5) Termo para Publicação.pdf: 557581 bytes, checksum: 12597fb1da72f64c8ec6605b419ac65f (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2024-09-18T17:57:42Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1239324 bytes, checksum: 01e408fa8a4a88f05adf3e0b0deab3cb (MD5) Termo para Publicação.pdf: 557581 bytes, checksum: 12597fb1da72f64c8ec6605b419ac65f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-18T17:57:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Monografia Completa.pdf: 1239324 bytes, checksum: 01e408fa8a4a88f05adf3e0b0deab3cb (MD5) Termo para Publicação.pdf: 557581 bytes, checksum: 12597fb1da72f64c8ec6605b419ac65f (MD5) Previous issue date: 2018-02-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programBacharelado em Biblioteconomiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPedagogia de Projetospor
dc.subjectBiblioteca Escolarpor
dc.subjectLiceu Piauiensepor
dc.subject.cnpqCIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApor
dc.titleO papel da biblioteca O. G. Rego de Carvalho no desenvolvimento de projetos pedagógicos do Colégio Estadual Zacarias de Góis – Liceu Piauiensepor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCSA - Bacharelado em Biblioteconomia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfTexto Completo.1,21 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.