Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/788
Tipo do documento: Monografia
Título: A música como fator motivador para o desenvolvimento da habilidade de listening no ensino de língua inglesa
Autor: Sousa, André Felipe de
Primeiro orientador: Pinheiro, Mário Eduardo
Resumo: Este trabalho teve como foco observar a música como fator motivador para o desenvolvimento da habilidade de listening no ensino de língua inglesa. A pesquisa foi do tipo experimental e caracterizada como estudo de caso, realizado na Escola Municipal Professor Ofélio Leitão, de ensino fundamental regular e no campus Poeta Torquato Neto da Universidade Estadual do Piauí, ambas as instituições localizadas em Teresina-PI. Na coleta de dados foram aplicados testes divididos em duas etapas. Durante a análise de dados foi possível observar a progressão do desempenho dos alunos ao memorizarem e assimilarem os sons e escrita das palavras trabalhadas. A análise de acertos quantitativa ao final das comparações dos progressos de cada teste, demonstra que não houve êxito expresso por ambas as amostras no teste I. Já no teste II, a amostra da UESPI alcançou a média estabelecida pelo pesquisador em que 60% da amostra acertou 60% do teste. Este trabalho fundamenta-se em: Susan Gass e Selinker (2008), Stephen Krashen (1981), Maria Lúcia Santaella (2017), Sampaio e Leite (2011), Marco Silva (2010), dentre outros não menos importantes. A importância deste estudo está em promover o uso da música em sala de aula para a aprendizagem de língua inglesa. Assim também sugere que a música pode ser trabalhada através de técnicas de ensino que articulem textos e recursos audiovisuais em geral. É um princípio que pode e deve ter dentre outros estudos em área acadêmica
Abstract: This work focused on observing music as a motivating factor for the development of listening skills in English language teaching. The research was experimental and characterized as a case study, conducted at the Escola Municipal Professor Ofélio Leitão, of regular elementary school and on the Campus Poeta Torquato Neto of Universidade Estadual do Piauí, both institutions located in Teresina-PI. In data collection, tests divided into two steps were applied. During data analysis it was possible to observe the progression of students' performance when memorizing and assimilating the sounds and writing of the words worked. The analysis of quantitative correct answers at the end of the comparisons of the progress of each test, demonstrates that there was no success expressed by both samples in test I. Already in test II, the Sample of The UESPI reached the mean established by the researcher in which 60% of the sample hit 60% of the test. This work is based on: Susan Gass and Selinker (2008), Stephen Krashen (1981), Maria Lúcia Santaella (2017), Sampaio and Leite (2011), Marco Silva (2010), among others no less important. The importance of this study is to promote the use of music in the classroom for English language learning. Thus, it also suggests that music can be worked through teaching techniques that articulate texts and audiovisual resources in general. It is a principle that can and should have among other studies in the academic field
Palavras-chave: Música
Listening
Aprendizagem de Língua Inglesa
Tecnologia em Sala
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: SOUSA, André Felipe de. A música como fator motivador para o desenvolvimento da habilidade de listening no ensino de língua inglesa. 2020. 51f. Monografia (Licenciatura em Letras-Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/788
Data de defesa: 2020
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfTexto Completo883,44 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.