Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/792
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoura, Ártemis Alencar-
dc.contributor.advisor1Holanda, Maria Eldelita Franco-
dc.date.accessioned2024-09-25T18:31:48Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMOURA, Ártemis Alencar. A importância do letramento visual na aprendizagem de língua inglesa para alunos do ensino infantil. 2018. 55 f. Monografia (Licenciatura em Letras-Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/792-
dc.description.resumoNesta pesquisa, discute-se a importância e o papel da imagem na aprendizagem da Língua Inglesa para crianças no ensino Infantil, já que nas séries iniciais fazem muito uso delas. Este trabalho teve, como objetivo geral, analisar como o letramento visual pode ampliar e fortalecer o conceito de imagem como texto no ensino aprendizagem da Língua Inglesa no ensino infantil. A metodologia adotada para a execução deste estudo é descritiva, bibliográfica e também quantitativa, realizada por meio de um questionário aplicado aos professores. Para fundamentar este trabalho, foram usadas teorias de pesquisadores da multimodalidade, como, Kress e Van Leeuwen (2006), Cope e Kalantzis (2000), e Anstey e Bull (2006). Foram utilizadas também teorias de pesquisadores e comentadores do Letramento Visual, respectivamente, como, Lida Cochran (1976), Santaella (2012), Dondis (2007), Holanda (2013), Almeida (2008), dentre outros. Neste contexto, percebe-se que a imagem produz e reproduz relações sociais, comunicam fatos, divulgam eventos e interagem com seus leitores através de uma força semelhante à força de um texto verbal. A análise preliminar revelou que os educadores precisam estar atentos à importância que a imagem exerce na contemporaneidade.por
dc.description.abstractThis research discusses the importance and the role of the image in the learning of the English language for children in early childhood education, since in the initial series they make much use of them. This work had, as main objective, to analyze how visual literacy can expand and strengthen the concept of image as a text in the teaching-learning of English Language in children's education. The chosen methodology to execution of this study is descriptive, bibliographical and also quantitative, performed through an applied questionnaire for the teachers. To support this work, were used theories of multimodality researchers, such as, Kress and Van Leeuwen (2006), Cope e Kalantzis (2000), and Anstey e Bull (2006). Were also used researchers theory and commentators of the Visual Literacy, respectively, such as, Lida Cochran (1976), Santaella (2012), Dondis (2007), Holanda (2013), Almeida (2008), among others. In this context, it is perceived that the image produces and reproduces social relations, communicates facts, announces events and interacts with its readers through a similar force of a verbal text force. The preliminary analysis revealed that educators need to be attentive to the importance that the image exerts in contemporaneity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cleidineyly Oliveira (borgescleidineyly@gmail.com) on 2024-09-20T18:08:40Z No. of bitstreams: 2 Texto Completo.pdf: 1668968 bytes, checksum: 0d619ca37f0bc534a61a0afb8966614b (MD5) Termo para publicação.pdf: 344807 bytes, checksum: d409b161a895583a2b1d96b2756b277d (MD5)eng
dc.description.provenanceRejected by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br), reason: Corrigir nome completo do autor e orientador e colocar caixa alta na referência (sobrenome) on 2024-09-20T18:54:34Z (GMT)eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cleidineyly Oliveira (borgescleidineyly@gmail.com) on 2024-09-20T19:26:59Z No. of bitstreams: 2 Texto Completo.pdf: 1668968 bytes, checksum: 0d619ca37f0bc534a61a0afb8966614b (MD5) Termo para publicação.pdf: 344807 bytes, checksum: d409b161a895583a2b1d96b2756b277d (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2024-09-25T18:31:48Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Texto Completo.pdf: 1668968 bytes, checksum: 0d619ca37f0bc534a61a0afb8966614b (MD5) Termo para publicação.pdf: 344807 bytes, checksum: d409b161a895583a2b1d96b2756b277d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-25T18:31:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Texto Completo.pdf: 1668968 bytes, checksum: 0d619ca37f0bc534a61a0afb8966614b (MD5) Termo para publicação.pdf: 344807 bytes, checksum: d409b161a895583a2b1d96b2756b277d (MD5) Previous issue date: 2018-01-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImagempor
dc.subjectLíngua Inglesapor
dc.subjectEnsino Infantilpor
dc.subjectLetramento Visualpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleA importância do letramento visual na aprendizagem de língua inglesa para alunos do ensino infantilpor
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfTexto Completo1,63 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.