Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/792
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | A importância do letramento visual na aprendizagem de língua inglesa para alunos do ensino infantil |
Autor: | Moura, Ártemis Alencar |
Primeiro orientador: | Holanda, Maria Eldelita Franco |
Resumo: | Nesta pesquisa, discute-se a importância e o papel da imagem na aprendizagem da Língua Inglesa para crianças no ensino Infantil, já que nas séries iniciais fazem muito uso delas. Este trabalho teve, como objetivo geral, analisar como o letramento visual pode ampliar e fortalecer o conceito de imagem como texto no ensino aprendizagem da Língua Inglesa no ensino infantil. A metodologia adotada para a execução deste estudo é descritiva, bibliográfica e também quantitativa, realizada por meio de um questionário aplicado aos professores. Para fundamentar este trabalho, foram usadas teorias de pesquisadores da multimodalidade, como, Kress e Van Leeuwen (2006), Cope e Kalantzis (2000), e Anstey e Bull (2006). Foram utilizadas também teorias de pesquisadores e comentadores do Letramento Visual, respectivamente, como, Lida Cochran (1976), Santaella (2012), Dondis (2007), Holanda (2013), Almeida (2008), dentre outros. Neste contexto, percebe-se que a imagem produz e reproduz relações sociais, comunicam fatos, divulgam eventos e interagem com seus leitores através de uma força semelhante à força de um texto verbal. A análise preliminar revelou que os educadores precisam estar atentos à importância que a imagem exerce na contemporaneidade. |
Abstract: | This research discusses the importance and the role of the image in the learning of the English language for children in early childhood education, since in the initial series they make much use of them. This work had, as main objective, to analyze how visual literacy can expand and strengthen the concept of image as a text in the teaching-learning of English Language in children's education. The chosen methodology to execution of this study is descriptive, bibliographical and also quantitative, performed through an applied questionnaire for the teachers. To support this work, were used theories of multimodality researchers, such as, Kress and Van Leeuwen (2006), Cope e Kalantzis (2000), and Anstey e Bull (2006). Were also used researchers theory and commentators of the Visual Literacy, respectively, such as, Lida Cochran (1976), Santaella (2012), Dondis (2007), Holanda (2013), Almeida (2008), among others. In this context, it is perceived that the image produces and reproduces social relations, communicates facts, announces events and interacts with its readers through a similar force of a verbal text force. The preliminary analysis revealed that educators need to be attentive to the importance that the image exerts in contemporaneity. |
Palavras-chave: | Imagem Língua Inglesa Ensino Infantil Letramento Visual |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
Citação: | MOURA, Ártemis Alencar. A importância do letramento visual na aprendizagem de língua inglesa para alunos do ensino infantil. 2018. 55 f. Monografia (Licenciatura em Letras-Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/792 |
Data de defesa: | 2018 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | Texto Completo | 1,63 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.