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Tipo do documento: Monografia
Título: O autodidatismo como ferramenta de aprendizagem da língua inglesa para alunos do curso de licenciatura em Letras Inglês da UESPI
Autor: Regô, Alisson da Silva
Primeiro orientador: Oliveira, Cláudia Verbena de
Resumo: Este trabalho tem como tema o autodidatismo como ferramenta de aprendizagem da língua inglesa para alunos do curso de Licenciatura em Letras Inglês da UESPI. O objetivo principal foi investigar o uso do autodidatismo nos ambientes de estudo dos alunos da referida instituição, de forma que esta autonomia proporcione ao estudante a aprendizagem da língua inglesa. Para tal fim, investigou-se 21 alunos do Curso de Licenciatura em Letras Inglês dessa instituição. Os fundamentos teóricos foram baseados nos estudos de Bloomfield (1933), Chomsky (1995), Hollins (2018), Kohler (1924), Krashen (1982), Gass (2008), Oxford (1984), Solomon (2005), Vigotsky (1984), Yu & Watkins (2010) e outros estudiosos. Foi utilizado, como instrumento de pesquisa, um questionário com perguntas abertas e fechadas sobre hábitos autodidatas. A análise dos dados trouxe evidências de que o autodidatismo acelera a aprendizagem da língua inglesa, bem como serve de estímulo para a busca de novos conhecimentos, e que o aluno autodidata necessita de motivação para adquirir a língua inglesa com êxito. Nesse sentido, este estudo destaca a importância do autodidatismo como forma de incentivar a autonomia dos alunos, bem como discute estratégias de estudo.
Abstract: This work aims to discuss the use of autodidacticism as a tool for English learning students from UESPI’s English Arts Degree course. The main purpose of this work was to investigate whether the students from this institution make use of autodidacticism in their learning environment in order to learn the English language autonomously. To pursue this purpose, 21 students from the already mentioned course were interviewed. The chosen theoretical framework was built based on the studies of Bloomfield (1933), Chomsky (1995), Hollins (2018), Kohler (1924), Krashen (1982), Gass (2008), Oxford (1984), Solomon (2005), Vigotsky (1984), Yu & Watkins (2010) and other scholars. In order to collect data, a questionnaire containing objective and subjective questions about autodidacticism strategies was built and handed to the interviewees. These answers were collected and analyzed. Through data analysis it was revealed that autodidacticism accelerates the English learning process, as well as it stimulates students to seek for new information and knowledge. In addition to that, it was also revealed that every autodidact student must be motivated in order to achieve good results while learning the English language. In conclusion, this investigation points out the importance of autodidacticism as an alternative for encouraging students to become autonomous, as it also discusses studying strategies.
Palavras-chave: Autodidatismo
Aprendizagem de segunda língua
Motivação
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: REGÔ, Alisson da Silva. O autodidatismo como ferramenta de aprendizagem da língua inglesa para alunos do curso de licenciatura em Letras Inglês da UESPI. 2019. 52 f. Monografia (Licenciatura Plena em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/793
Data de defesa: 2019
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

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