???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/809
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlbuquerque, Tácitto Pimentel-
dc.contributor.advisor1Riedel, Márlia Socorro Lima-
dc.date.accessioned2024-09-27T19:05:51Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Tácitto Pimentel. Os livros de inglês distribuídos pelo MEC para as escolas públicas e as questões do ENEM para as provas de língua inglesa- Uma análise comparativa quanto aos níveis de exigência. 2016. 72 f. Monografia (Licenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/809-
dc.description.resumoApesar da obrigatoriedade do ensino e aprendizado de Língua Estrangeira Moderna (em nosso caso, a Língua Inglesa) estar presente nas Leis de Diretrizes e Base da Educação de 1998, a sua avaliação só começou a ser cobrada em 2010 pela prova do ENEM. O livro didático é o principal material de consulta e de apoio pedagógico ao professor, ele também é a principal ferramenta de aprendizado dos alunos brasileiros. A nossa pesquisa teve, como principal objetivo, comparar os níveis de exigência dos materiais didáticos de língua inglesa, distribuídos pelo MEC, para as escolas públicas de Ensino Médio, com o nível das últimas seis provas do ENEM, também de língua inglesa, a fim de verificar se as determinações estabelecidas nos PCN (2000), nos PCN+ do Ensino Médio, na Matriz de Referência para o ENEM 2009 e, ainda, no edital da PNLD 2011, estão sendo prontamente atendidas pelos livros didáticos. As nossas análises foram fundamentadas, especialmente, nos seguintes teóricos: Romanatto (2004), Lajoloa (1996), Xavier, Freire & Morais (2006). Utilizamos dois tipos de pesquisa nessa investigação – a pesquisa exploratória e a pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Após a análise dos dados, constatamos que os livros didáticos, distribuídos pelo MEC, para as escolas públicas de Ensino Médio, podem, sim, preparar os alunos para alcançarem excelente desempenho nas provas de Língua Inglesa do ENEM.por
dc.description.abstractIn spite of the obligation of teaching and learning a modern foreign language (in our case, English Language) to be present in the Educational Laws of Directives and Basis from 1998, its evaluation began to be charged in 2010 by ENEM test. The textbook is the teachers ́ main material for consultation and pedagogical support to their classes. It is also the main learning use for Brazilian students. The main objective of our research was to compare the levels between the English textbooks distributed by the Ministry of Education in Public High schools and the level of the last six ENEM tests, also in English Language, in order to verify if the determinations established by PCN (2000), High school PCN +, The Reference Matrix for the ENEM test 2009, and the official announcement of PNLD 2011 are being promptly met by the textbook activities. Our analyses were based, specially, on the following theorists: Romanatto (2004), Lajoloa (1996), Xavier, Freire & Morais (2006). Two types of research were used in this study – an exploratory and a descriptive research with a quantitative approach. After analyzing the data, we find out that the textbooks provided by the Ministry of Education to students in Public High schools can prepare the students to achieve an excellent performance in ENEM English Language tests.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Cleidineyly Oliveira (borgescleidineyly@gmail.com) on 2024-09-24T20:49:56Z No. of bitstreams: 2 Texto Completo.pdf: 5849920 bytes, checksum: bfcc9e97e72ba7dc95662272638cba73 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 324684 bytes, checksum: 4071e82b790210c47b60123c91a7e2be (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2024-09-27T19:05:51Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Texto Completo.pdf: 5849920 bytes, checksum: bfcc9e97e72ba7dc95662272638cba73 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 324684 bytes, checksum: 4071e82b790210c47b60123c91a7e2be (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-27T19:05:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Texto Completo.pdf: 5849920 bytes, checksum: bfcc9e97e72ba7dc95662272638cba73 (MD5) Termo para Publicação.pdf: 324684 bytes, checksum: 4071e82b790210c47b60123c91a7e2be (MD5) Previous issue date: 2016-01-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Inglêspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectENEMpor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleOs livros de inglês distribuídos pelo MEC para as escolas públicas e as questões do ENEM para as provas de língua inglesa- Uma análise comparativa quanto aos níveis de exigênciapor
dc.typeMonografiapor
Appears in Collections:CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto Completo.pdfTexto Completo5,71 MBAdobe PDFDownload/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.