Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/821
Tipo do documento: | Monografia |
Título: | Uma análise e reflexão sobre as abordagens e propostas de atividades da coleção de livros didáticos junior time 4 à luz da BNCC |
Autor: | Silva, Joanny Danielle Loureiro de Sousa |
Primeiro orientador: | Riedel, Márlia Socorro Lima |
Resumo: | O objeto de estudo desta pesquisa são as unidades e atividades que compõem os livros didático Junior time 4 – Student’s book (2016) e Junior time – Activity book (2016) do 4º ano do ensino fundamental, com ênfase nos recursos representativos da língua inglesa, como a cultura e as imagens, e como são relacionadas as diferentes maneiras de representação da língua e para o desenvolvimento da fala, escuta, escrita e leitura em língua inglesa. A pesquisa teve, como objetivo principal, investigar a existência das competências gerais e específicas da língua inglesa propostas pela BNCC (2018) nas obras citadas, através de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Esta pesquisa está embasada nas teorias dos seguintes autores: Araújo (2022), Brasil (2018), Dulay, Burt e Krashen (1982) e Vasconcelos (2022), dentre outros. Os achados mostram que o livro didático Junior Time 4 (2016) aborda, de maneira insuficiente, pois o mesmo não atende às exigências dispostas nas competências da BNCC (2018). |
Abstract: | The object of study of this research are the units and activities that make up the Junior time 4 - Student's book (2016) and Junior time - Activity book (2016) of the 4th grade of elementary school, with emphasis on the representative resources of the English language, such as culture and images, and how they are related to the different ways of language representation and to the development of speaking, listening, writing and reading in English. The research had, as its main objective, to investigate the existence of the general and specific English language competences proposed by the BNCC (2018) in the mentioned works, through a bibliographic research with a qualitative approach. This research is based on the theories of the following authors: Araújo (2022), Brasil (2018), Dulay, Burt and Krashen (1982) and Vasconcelos (2022), among others. The findings show that the textbooks Junior Time 4 (2016) addresses, in an insufficient manner, because the same does not meet the requirements laid out in the competencies of the BNCC (2018). |
Palavras-chave: | Livro didático Língua inglesa BNCC |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciências Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Letras Inglês |
Citação: | SILVA, Joanny Danielle Loureiro de Sousa. Uma análise e reflexão sobre as abordagens e propostas de atividades da coleção de livros didáticos junior time 4 à luz da BNCC. 2023. 68f. Monografia(Licenciatura em Letras-Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/821 |
Data de defesa: | 2023 |
Aparece nas coleções: | CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA) CCHL - Licenciatura em Letras Inglês (Poeta Torquato Neto – TERESINA) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia Completa.pdf | Texto Completo | 1,65 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.