Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/840
Tipo do documento: Monografia
Título: A utilização das tirinhas como recurso didático não convencional para o ensino de geografia na educação básica
Autor: Cavalcante, Francisca Luana Sousa
Primeiro orientador: Paula, Maria Luzineide Gomes
Resumo: A utilização dos recursos didáticos não convencionais na disciplina de Geografia pode aprimorar e inovar o ato de ensinar. Ao passo em que a metamorfose do espaço e das relações sociais acontece, a educação também sofre mudanças, o papel do professor se torna de mediador e facilitador da aprendizagem com a utilização de diferentes métodos, técnicas e recursos didáticos. Nesta perspectiva, a presente pesquisa tem como temática a utilização das tirinhas como recurso didático não convencional para o ensino de Geografia, em que o problema que norteia este trabalho é qual a contribuição das tirinhas como recurso didático não convencional para o ensino de Geografia na educação básica? Tornando-se relevante estudar e pesquisar a utilização das tirinhas como recurso didático não convencional, pois estas fornecem aos estudantes uma leitura rápida e dinâmica sem que se tenha uma desvalorização do conteúdo, além de desenvolver uma aprendizagem significativa. O objetivo geral baseia–se em analisar a importância das tirinhas como recurso didático não convencional para o ensino de Geografia na educação básica. Possuindo como metodologia a abordagem quali–quantitativa sendo desenvolvida com a contribuição de seis professores formados em Geografia atuantes na rede pública de ensino, também são apresentadas tirinhas online de produção autoral e sugestões metodológicas com o uso delas. Com os resultados foi possível analisar as contribuições que o uso das tirinhas traz para a sala de aula e a relação do uso delas por parte dos profissionais que contribuíram para o estudo, com resultados satisfatórios, entretanto evidenciando que as tirinhas ainda são pouco exploradas no ensino da disciplina de Geografia. Concluindo–se, portanto, que as tirinhas sendo utilizadas a partir do planejamento e da necessidade do professor em sala de aula poderá está contribuindo de forma positiva tanto no processo de ensino como de aprendizagem, melhorando as aulas e a interação aluno – professor
Abstract: The use of unconventional teaching resources in the Geography discipline can improve and innovate the act of teaching. While the metamorphosis of space and social relations takes place, education also undergoes changes, the teacher's role becomes that of mediator and facilitator of learning with the use of different methods, techniques and teaching resources. In this perspective, the present research has as its theme the use of the comic strips as an unconventional didactic resource for the teaching of Geography, in which the problem that guides this work is what is the contribution of the comic strips as an unconventional didactic resource for the teaching of Geography in education basic? Making it relevant to study and research the use of comic strips as an unconventional teaching resource, as they provide students with a quick and dynamic reading without devaluing the content, in addition to developing meaningful learning. The general objective is based on analyzing the importance of comic strips as an unconventional teaching resource for teaching Geography in basic education. Having as methodology the quali-quantitative approach being developed with the contribution of six teachers trained in Geography working in the public school system, online comic strips of authorial production and methodological suggestions with their use are also presented. With the results, it was possible to analyze the contributions that the use of the comic strips brings to the classroom and the relationship of their use by the professionals who contributed to the study, with satisfactory results, however, showing that the comic strips are still little explored in teaching. of the discipline of Geography. Concluding, therefore, that the strips being used from the planning and the need of the teacher in the classroom can be contributing in a positive way both in the teaching and learning process, improving the classes and the student-teacher interaction
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Tirinhas
Recursos Didáticos
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciências Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Geografia
Citação: CAVALCANTE, Francisca Luana Sousa. A utilização das tirinhas como recurso didático não convencional para o ensino de geografia na educação básica. 2022. 49 f. Monografia (Licenciatura em Geografia) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/840
Data de defesa: 2022
Aparece nas coleções:CCHL - Licenciatura em Geografia (Poeta Torquato Neto – TERESINA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia Completa.pdfTexto Completo2,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.