Agradecemos a sua participação!

Apresentação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Piauí torna pública a abertura de inscrições para participação no XXII Simpósio de Produção Científica e XXI Seminário de Iniciação Científica, que serão realizados de 09 a 11 de novembro de 2022.

Neste ano, as atividades do XXII Simpósio de Produção Científica do XXI Seminário de Iniciação Científica e do I Seminário de Inovação Tecnológica ocorrerão no formato híbrido. As palestras presenciais também serão transmitidas pelo canal do YouTube da Universidade Estadual do Piauí.

Para os alunos inscritos no Seminário de Iniciação Científica, cujos cursos sejam localizados na cidade de Teresina -PI, Campus Poeta Torquato Neto ou Campus Clóvis Moura a participação deverá ser presencial, tanto para assistirem as palestras quanto para as apresentações dos pôsteres. Para os demais alunos, cujos cursos sejam localizados em outros campi, será facultativo a sua participação na modalidade presencial, exceto os trabalhos que forem selecionados pelo Comitê Interno de Pesquisa para serem apresentados na modalidade oral. Os alunos que optarem pelo formato on line, deverão apresentar os resultados da sua pesquisa no formato de vídeo-pôster e seguir as orientações que constam no site oficial do evento para enviar o trabalho para comissão organizadora.


Realização

UESPI
PROP

 


Apoio

CNPq

 

Organização

Inscrições


Valores das Inscrições Orientadores e Bolsistas PIBIC/PIBITI já estão pré-inscritos

Participantes com apresentação
Categoria

Orientadores e orientandos PIBIC/PIBITI 2021-2022 Gratuito
Estudantes de Graduação R$ 30,00 Inscreva-se
Estudantes de Pós-Graduação/UESPI e outras IES R$ 40,00 Inscreva-se
Demais Profissionais (Professores, Técnicos) da UESPI e outras IES R$ 50,00 Inscreva-se

Participantes sem apresentação
Categoria

Participantes como Ouvintes R$ 10,00 Inscreva-se

Formas de Pagamento

O pagamento das inscrições, conforme as categorias do item 4.3, deverá ser através de um depósito bancário na Conta Corrente nº 7286-9, FUESPI/Diversos, Agência nº 3791-5 do Banco do Brasil. O Comprovante de pagamento da taxa deverá ser anexado obrigatoriamente no ato da inscrição.

Observação: Não será aceito depósito bancário realizado com utilização de envelope

Inscritos na categoria Estudantes de Graduação, Estudantes de Pós-Graduação e Demais profissionais deverão anexar no ato da inscrição para comprovar sua categoria, um dos comprovantes abaixo:

Estudantes de Graduação e Pós-Graduação:
  • Carteira de estudante/residência (frente e verso);
  • Declaração de matrícula, Histórico escolar, frequência ou residência carimbada e assinada pela instituição de trabalho ou ensino;
  • Boleto quitado de mensalidade do semestre vigente da instituição de ensino.

Demais profissionais:
  • Certificado de conclusão da graduação;
  • Contracheque;
  • Carteira do conselho da categoria

 


Calendário

Lançamento do Edital 03/10/2022
Inscrições para o XXI Seminário de Iniciação Científica (Exclusivos para os alunos dos PIBIC) As inscrições serão efetivadas automaticamente no momento da submissão do relatório final do PIBIC 2021-2022 na plataforma do SIGPROP
Inscrições para o XXII Simpósio de Produção Científica 10/10 a 21/10/2022
Avaliação do(s) resumo(s) dos participantes 10/10 a 28/10/2022
Resultado final dos trabalhos aceitos para o Seminário e Simpósio Até 28/10/2022
Justificativas de Ausência 07/11 a 14/11/2022
Realização do Evento 09 a 11/11/2022

 


Normas de Inscrição

As submissões que não estiverem de acordo com as normas do edital serão indeferidas;

O conteúdo expresso nos trabalhos é de inteira responsabilidade do aluno autor, não podendo ser imputado ao evento quaisquer responsabilidades. Faça sua inscrição apenas após revisão de todo o conteúdo;

Nenhuma alteração será permitida após a inscrição. Os autores possuem pleno conhecimento que o texto deve ser inédito e original, não apresenta plágio e atende a todos os procedimentos éticos da pesquisa científica;

Com relação à pesquisa com seres humanos e animais, o autor assume o cumprimento das legislações e normas éticas que regem esta área, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de ética em Pesquisa específicos; e

Os resumos inscritos e apresentados no XXII Simpósio de Pesquisa Científica, XXI Seminário de Iniciação Científica e I Seminário de Inovação Tecnológica serão publicados eletronicamente no livro de resumos do evento.

 

Clique AQUI para fazer o download do TEMPLATE para as apresentações (videoconferência/vídeo-pôster)

 

Vídeo-pôster: Link do vídeo de até 5 minutos inserido na plataforma YouTube com a apresentação de sua pesquisa.

O vídeo pode deve ser postado no formato "não listado" para que o mesmo não seja localizado através da ferramenta de busca do Youtube, mas irá permitir que quem tiver o link consiga assisti-lo normalmente.

Ao fazer o envio do vídeo o autor autoriza a UESPI, de forma gratuita e sem limitação temporal, a utilizar o vídeo, veicular no site do evento e sites vinculados, em canais de compartilhamento de vídeos e redes sociais da Universidade Estadual do Piauí.

Clique na aba Vídeo-Pôster e Vídeoconferência para assistir a algumas orientações de como produzir, postar e agir nestas duas modalidades de apresentação

Edital

Baixar Edital

 

 

 

Vídeo-pôster e Vídeoconferência


1 - Orientações para a gravação do vídeo-pôster

Opção 1 - Somente com sua imagem falando à câmera Exemplo

Opção 2 - Sua imagem falando e/ou mostrando algum equipamento ou item referente ao trabalho Exemplo

A gravação pode ser realizada pelo celular ou por um software/plataforma de sua preferência e familiaridade.

A seguir, sugerimos alguns tutoriais que podem ajudar na gravação: Tutorial 1  Tutorial 2


2 - Dicas de gravação

  • Faça um planejamento para que o vídeo tenha a duração máxima de 5 minutos;
  • A gravação poderá ser feita através de um smartphone, notebook ou câmera. Utilize que o recurso que você possuir e tiver familiaridade;
  • Verifique a luz do local onde vai gravar. Se possível, grave durante o dia e em um lugar com boa iluminação;
  • Utilize fone de ouvidos com microfone (até os simples que usamos em celulares funcionam muito bem);
  • Evite locais com ruídos;
  • Se for gravar com o celular, utilize o aparelho na horizontal;
  • Apoie o equipamento para evitar imagens tremidas;
  • Grave em um local que não tenha muitos elementos ao fundo, pois isso pode tirar a atenção de quem estiver assistindo;
  • Para evitar problemas com direito de imagem, não grave nem exponha em seu vídeo pessoas, marcas, áudios, locais etc. que não autorizaram o uso de sua imagem ou som;
  • Ao iniciar a gravação não se esqueça de se apresentar! Fale seu nome, instituição, título do trabalho e se o trabalho teve orientador, identifique-o também.

Apresentamos a seguir um tutorial que pode ajudar você a gravar seu Vídeo-Pôster utilizando a plataforma Loom: Tutorial

Se quiser, faça a gravação e edição de seu vídeo pelo celular, por meio de aplicativos, ou em computadores, usando softwares específicos para edição. Existem opções de programas para iniciantes, softwares simples e gratuitos, por meio dos quais é possível alcançar bons resultados.

É possível incluir letterings, ou seja, rótulos, com informações de destaque, imagens, sons, dentre outros recursos que podem ser utilizados para tornar o seu vídeo mais dinâmico. Se você se sentir seguro para acrescentar, pode caprichar utilizando esse recurso.

Exemplos de softwares de edição: ApowerEdit, Windows Movie Maker, YouTube Video Editor, Shotcut, Lightworks, Cyberlink PowerDirector, IMovie, InShot, Ocam, Screenflow, Movavi Video Editor, Adobe Premiere, Sony Vegas, entre outros.

Por fim, poste seu Vídeo-pôster na plataforma YouTube para obter um link do vídeo postado e envie o link no formulário de inscrição do evento.

Seja criativo! Bom trabalho!


3 - Orientações para Apresentação Oral e Banner na modalidade presencial

Os bolsistas e voluntários inscritos no PIBIC/PIBITI (vigência 2021-2022) dos campi de Teresina (TN,CCM,FACIME) apresentarão seus trabalhos exclusivamente no XXI Seminário de Iniciação Científica na modalidade Banner (presencialmente no hall de entrada do campus da FACIME, Teresina-PI). Conforme as indicações do Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação Tecnológica-CIPIT, serão escolhidos os 3 melhores trabalhos de cada área para serem apresentados ORALMENTE, no auditório da FACIME de forma presencial (os trabalhos escolhidos serão notificados via e-mail). O banner deverá conter a logo do evento, bem como seguir minimamente, uma estrutura com: Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados obtidos, Considerações e Referências. O tamanho do banner deverá ser de 80cm x 100 cm. As apresentações orais deverão ser realizadas no Power Point e seguir as mesmas estruturas do banner.

Perguntas Frequentes

Devido à pandemia de COVID-19, o XXII Simpósio de Produção Científica, XXI Seminário de Iniciação Científica e o I Seminário de Inovação Tecnológica serão realizados no formato híbrido de 09 a 11 de novembro de 2022.

Com o conteúdo das inscrições recebidas (resumos e vídeos) será ambiente virtual interativo para realização do evento, aonde todos os inscritos no evento poderão, junto com a comissão avaliadora, acessar os trabalhos e os alunos deverão estar disponíveis para esclarecer (via fórum ou chat) possíveis perguntas e comentários. Além disso, serão realizadas palestras, estilo live, de com pesquisadores convidados.

Há duas categorias de inscrição: com apresentação / ouvintes.

As inscrições para expositores de trabalhos no SIC (Simpósio de Iniciação Científica) são destinadas aos participantes dos programas PIBIC e PIBITI (2021-2022) da UESPI, Enquanto que os e demais participantes que quiserem apresentar suas pesquisas, devem se inscrever no SPC (Simpósio de Produção Científica), conforme as regras do edital. Aqueles que não quiserem apresentar trabalhos, devem se inscrever como ouvintes.

Você deverá realizar sua inscrição de acordo com as normas e prazos do calendário do evento.

Será uma inscrição simples e rápida que permitirá acesso ao ambiente virtual.

O visitante terá acesso às palestras, trabalhos de Iniciação Científica e possibilidade de interação (via chat) com os alunos expositores. Vale ressaltar que os inscritos nessa categoria também receberão certificado de participação no evento.

No ato da inscrição o expositor precisará anexar um resumo e um vídeo-pôster de sua pesquisa. Caso seja selecionado pelo Comitê de Avaliação, será convidado para apresentar ao vivo, por videoconferência, em salas virtuais do evento. A Comissão avaliadora entrará em contato com os autores dos trabalhos selecionados para convidá-los e repassar mais detalhes sobre essa modalidade.

Como é um evento muito grande, e que contará com diversos inscritos, infelizmente não haverá apresentações ao de todos os trabalhos de PIBIC e PIBIT. Porém, durante o evento, o aluno deverá acessar a plataforma virtual com frequência, para verificar e responder possíveis perguntas / comentários de visitantes e avaliadores sobre o seu vídeo-pôster, e assistir às palestras do evento. Apenas os autores dos trabalhos pré-selecionados serão convidados para participar apresentando seus trabalhos ao vivo. Esses alunos serão avisados previamente.

Sim. O conteúdo da sua inscrição será justamente aquele que constará na plataforma virtual do evento.

Atenção às normas! Não serão permitidas edições futuras.

O resumo deverá conter brevemente: introdução, objetivos, métodos utilizados, resultados obtidos e conclusões. Não é permitida a citação de referências bibliográficas no resumo.

O resumo pode ser redigido em português, inglês ou espanhol. Deve necessariamente tratar-se de uma pesquisa científica desenvolvida ou em desenvolvimento, e não apenas de uma proposta de trabalho.

O vídeo-pôster nada mais é do que uma gravação, mesmo que caseira, da apresentação de uma pesquisa. Há diversas formas de gravá-lo. Veja as dicas e exemplos na opção 'Vídeo-pôster' no menu desse site.

Vale lembrar que o vídeo-pôster solicitado pelo evento deve ter até 5 minutos, por isso, faça um planejamento para que apenas os principais pontos da pesquisa sejam relatados. Use a sua criatividade!

O link do vídeo-pôster deve ser inserido no ato da inscrição.

Não. Apenas os alunos PIBIC/PIBIT 2021-2022 são obrigados a apresentar neste evento. Você é convidado a apresentar alguma outra pesquisa já desenvolvida ou a participar como ouvinte e já ir se familiarizando com o evento.

Basta selecionar, no ato da Inscrição, sua participação ou como apresentação de trabalho no XXII Simpósio de Produção Científica ou como ouvinte no evento. Lembramos que a participação no XXI Seminário de Iniciação Científica é exclusiva para os alunos PIBIC/PIBIT 2021-2022.

Entre em contato conosco!

Atendimento: 2ª a 6ª feira pelo email: spc.sic@prop.uespi.br

Justificar ausência

I. A justificativa de ausência do professor orientador ou aluno do PIBIC 2021-2022 deverá ser enviada EXCLUSIVAMENTE no campo específico no site oficial do evento ().

II. Todas as justificativas serão analisadas pelo Comitê Institucional de Pesquisa e Inovação Tecnológica-CIPITI da UESPI. Posteriormente, será informado para o requerente se a justificativa foi aceita ou não.

III. A falta da justificativa do professor orientador ou do aluno PIBIC 2021-2022, neste prazo, implicará no impedimento de concorrer no processo seletivo do PIBIC 2023-2024.

Observação: O envio da justificativa deverá ser feito pela área restrita por meio de formulário eletrônico disponivel e anexado um documento justificando a ausência. O login é o CPF e a senha do inscrito no SIC é a mesma usada no SIGPROP ou SIGPREX.

Façaa agora mesmo a sua inscrição

10 de outubro a 05 de novembro de 2022