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Tipo do documento: Dissertação
Título: O emprego de anáforas diretas na construção de sentidos do gênero reportagem
Título(s) alternativo(s): The use of direct anaphora in the construction of senses of the genre reporting
Autor: Mendes, Sarah Maria
Primeiro orientador: Lima, Silvana Maria Calixto de
Resumo: O presente trabalho propõe investigar a construção de referentes via processos de anáfora direta e de recategorização em gênero específico, a reportagem, com vistas a chamar a atenção para a construção dos referentes como processo essencial à progressão do texto, estabelecendo, assim, a coerência textual. Para tanto, fundamentamo-nos na concepção de que o ato de referenciar se processa nas diversas práticas socioculturais e se constitui em uma operação construída em conjunto com nossos interlocutores. Neste trabalho, temos a clareza que, na construção da atividade discursiva, a compreensão das diversas formas de designar o referente possibilita uma melhor eficiência às práticas discursivas. Para essa investigação, partimos da análise de uma atividade diagnóstica aplicada a 25 alunos de 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de Pedro II-PI. A atividade diagnóstica foi um importante instrumento para que compreendêssemos a necessidade de se trabalhar de forma planejada a compreensão de textos, mas, sobretudo, tivemos as evidências da grande dificuldade dos alunos de entenderem a construção de referentes explícitos, via processos de anáfora direta e de recategorização na construção da coerência e da progressão textuais. A concepção de ensino e aprendizagem concebida neste trabalho baseia-se numa relação de interação. As atividades foram desenvolvidas de modo coletivo e individual, a partir do qual o professor assumiu um papel relevante para a execução das atividades. A atividade diagnóstica nos forneceu subsídios para que construíssemos um conjunto de categorias que visassem investigar as dificuldades dos alunos e permitisse a proposição de atividades de intervenção para amenizar os problemas identificados na construção dos sentidos do texto por parte dos alunos. Nessa empreitada, buscamos a contribuição de diversos trabalhos que versam acerca do campo da compreensão leitora como Solé (1998) e Sim-Sim (2007), dentre outros. Para o estudo da referenciação, trabalhamos autores como Koch e Marcuschi (1998), Cavalcante (2011), e, para o estudo do gênero textual, apoiamos- nos em autores como Marcuschi (2010), Koch e Elias (2006), Alves Filho (2011) e Passarelli (2012), além de outros autores que enriqueceram nossa pesquisa. As teorias discutidas neste trabalho vão ao encontro de diversas teses linguísticas que mostram a importância de um trabalho estratégico com a compreensão leitora em sala de aula, para a formação do educando. O conjunto de atividades e a análise dos dados da atividade diagnóstica culminaram com a apresentação da proposta de intervenção deste trabalho. Ratificamos com esta pesquisa a grande necessidade de promovermos um trabalho em sala de aula em que a compreensão leitora seja orientada a partir de um planejamento que se privilegie as estratégias de leitura, principalmente, que tais estratégias venham a proporcionar uma maior experiência com a construção de referentes homologados na superfície textual, com ênfase nas transformações que os estes sofrem durante a atividade textual para que a construção da progressão e da coerência textuais sejam atividades efetivamente significativas para o leitor.
Abstract: The present study proposes to investigate the construction of related via direct anaphora and process of re-categorizatio in gender specific, the report, in order to draw attention to the construction of the related process essential to progression of the text establishing the textual coherence. To this end, we us in the design of that reference is in the various socio-cultural practices and constitutes an operation built in conjunction with our interlocutors. In this work, we have the clarity that, in the construction of discursive activity, understanding the different ways to designate the referent allows better efficiency discursive practices. For this investigation, we leave the diagnostic activity analysis applied to 25 students from ninth grade of elementary school to a public school in the city of Pedro II-PI. The diagnostic activity was an important instrument to contribute to the work planned for the comprehension of texts, but, above all, we had the evidence of the great difficulty of understanding the construction of related explicit, via processes of direct anaphora and recategorization on construction of textual coherence and progression. The design of teaching and learning designed in this work is based on a relationship of interaction. The activities were carried out so collective and individual, from which the teacher has taken on a major role for the implementation of the activities. The diagnostic activity provided subsidies for us to build a set of categories which aimed to investigate the students ' difficulties and allowed the proposal of intervention activities to alleviate the problems identified in the construction of senses of the text on the part of students. In this endeavor, we seek the input of several works that focused on the field of understanding reader like Solé (1998) and Yes-Yes (2007), among others. For the study of referral, we authors like Koch and Depends (1998), Chan (2011), and to the study of the text, we support us in such authors as Depends (2010), Koch and Elias (2006), Alves Filho (2011) and Passarelli (2012), in addition to other authors who have enriched our research. The theories discussed in this work will meet several linguistic theses which show the importance of a strategic work with the understanding the reader in the classroom, to the formation of the learner. The set of activities and data analysis of diagnostic activity culminated with the presentation of the proposal for action of this work. Affirm with this survey the great need to promote a job in the classroom in which the understanding the reader is guided from a planning that focuses on reading strategies, mainly, that these strategies will provide greater experience with the construction of related certified on the surface, with an emphasis on textual transformations that the relative suffer during the textual activity so that the construction of the progression and textual coherence are effectively significant activities to the reader.
Palavras-chave: Compreensão Leitora
Anáforas Diretas
Recategorização
Gênero Reportagem
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: MENDES, Sarah Maria. O emprego de anáforas diretas na construção de sentidos do gênero reportagem. 2016. 155 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/101
Data de defesa: 27-Oct-2016
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