Recent Submissions
Processos de referenciação em textos escritos por surdos
Os estudos sobre referenciação têm avançado em vários aspectos, descrevendo os processos referenciais em gêneros textuais que circulam socialmente, em situações corriqueiras e essenciais em nosso cotidiano. Apesar de tantas pesquisas, a construção de referentes em textos de alunos surdos ainda é um assunto pouco abordado nessa área. A dificuldade de escrita do surdo em Língua Portuguesa é um fator preocupante, especialmente em práticas sociais como a redação do ENEM. Este trabalho objetiva in...
Cinema e literatura de cordel: processo intersemiótico entre o filme Psicose, de Alfred Hitchcok e o folheto A história da mulher que roubou pra se casar, de Janduhi Dantas
A presente dissertação apresenta o processo de tradução intersemiótica entre a produção cinematográfica Psicose (1960), de Alfred Hitchcock e sua adaptação para a literatura de cordel denominada A história da mulher que roubou pra se casar (2013), do cordelista Janduhi Dantas. Nesse sentido, utilizamos o método analítico para embasar a pesquisa, com o objetivo de esclarecer que o cinema e a literatura de cordel apresentam pontos de convergência, mas que são modalidades artísticas autônomas, o...
Entre a opressão e a resistência: a construção da personagem Sherezade em Vozes do deserto, de Nélida Piñon
O romance Vozes do deserto, de Nélida Piñon (2004), foi construído em torno de Scherezade, retomada do Livro das mil e uma noites e apresentada como a audaz heroína que consegue salvar a si e às demais jovens de Bagdá do castigo da morte decretado pelo Califa. O objetivo deste estudo consiste em analisar a personagem Scherezade, considerando os limites da opressão e resistência, no contexto das representações femininas. E, de modo específico, examinar a articulação entre a Šahrāzād do Livro d...
Videoconferência nas defesas de mestrado do PPGL da UESPI em tempos de pandemia: uma análise dos affordances
Esta pesquisa visou conhecer a percepção dos professores do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (PPGL-UESPI) acerca da defesa de mestrado mediada por videoconferência, observando os affordances que emergem da interação com essa tecnologia durante a execução de tal atividade acadêmica no contexto da pandemia. Para tanto, foi necessário descrever as percepções dos docentes quanto ao novo formato de defesa, categorizar os affordances encontrados nessa prática av...
O ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos do 6º ao 9º ano assistidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas públicas de Teresina
A educação voltada às pessoas surdas factualmente pauta-se em discursos de cunho oralista, ou seja, práticas que primam pela língua oral em detrimento da língua de sinais. Contudo, vive-se um processo de emancipação político-pedagógica, com projetos de ensino que valorizam a língua de sinais, o que facilita o aprendizado de uma segunda língua, no caso do surdo brasileiro, a língua portuguesa. Um desses projetos é o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que para o aluno surdo, deve acon...
Estratégias de leitura e compreensão de texto verbo-imagético de alunos surdos
Este trabalho tem como objetivo geral evidenciar as estratégias de leitura de textos verbo-imagéticos de alunos surdos. Como objetivos específicos, propomos: 1) identificar as estratégias de leitura utilizadas pelo leitor surdo; 2) descrever as estratégias de leitura do aluno surdo a partir de textos verbo-imagéticos; 3) analisar o processo de leitura e compreensão de textos do aluno surdo. Partimos da hipótese de que os textos multimodais, ou seja, textos constituídos por elementos verbais e...
Análise retórica da seção considerações finais do gênero dissertação de mestrado das áreas de letras e matemática
Esta pesquisa tem o objetivo geral de analisar as estratégias retóricas recorrentemente utilizadas na seção de Considerações Finais de Dissertação de Mestrado, produzidas por alunos do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Para essa análise, as convenções e o contexto social do domínio acadêmico foram levados em consideração. Portanto, esta pesquisa se fundamenta na sociorretórica e apresenta,...
Estratégias retóricas: uma análise da seção introdução do gênero dissertação de mestrado nas áreas de letras e matemática
Este trabalho fundamenta-se em estudos de análise de gêneros na perspectiva da sociorretórica, objetivando analisar os passos retóricos relatando a vivência em sala de aula, indicando problemas de pesquisa e relatando os objetivos da pesquisa na seção introdução de dissertações de mestrado da área de Letras e Matemática da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Na pesquisa também foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: verificar a recorrência dos três passos retóricos anterio...
Intertextualidade ampla por alusão e esteriótipos na condução argumentativa em textos multimodais
Com o uso cada vez mais frequente de imagens na elaboração de textos, especialmente como recursos intertextuais, é possível observar a complexidade de leitura e compreensão desses textos de natureza multimodal. Associada a isso, a utilização de estereótipos na condução argumentativa como estratégia de textualização pode revelar uma relação entre o fenômeno da intertextualidade e a orientação argumentativa em tais construções. Nesse sentido, esta dissertação objetiva investigar de que forma os...
Semiose cultural de ritmos e encantos no samba-enredo da Escola Beija-Flor de Nilópolis
Este trabalho tem como objetivo geral analisar a diversidade cultural nos sambas-enredos da Escola Beija-Flor de Nilópolis, no período de 2004 a 2013, à luz da Semiótica da Cultura. E, como objetivos específicos, tem-se: examinar o diálogo cultural entre as diversas culturas, percebido nas composições das letras dos sambas-enredos da Escola Beija-Flor de Nilópolis; identificar os elementos de tradução da tradição presentes das letras dos sambas-enredo desta escola de samba e verificar a corre...
O miniconto no contexto de sala de aula na perspectiva da crítica literária contemporânea
A globalização e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) mudaram as formas de produção e recepção dos textos. Na era da comunicação instantânea, as muitas atribuições sociais exigem que os textos sejam cada vez mais acessíveis e breves. Dessa forma, postula-se que os minicontos − narrativas bastante concisas − tornam a atividade leitora mais rápida e dinâmica. A inclusão do miniconto no componente curricular de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)...
Leitura e fake news: estratégias para o reconhecimento de fato noticioso falso por alunos do 9º ano
A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe novas reflexões ao ensino de Língua Portuguesa, dando especial atenção ao trabalho com gêneros da esfera jornalística. Nesse viés, é importante que, além do uso dos gêneros, os docentes explorem também as práticas sociais contemporâneas vinculadas às redes sociais como: curtir, comentar, redistribuir, publicar notícias, tais como as questões ligadas à esfera jornalística-midiática, envolvendo a confiabilidade da informação, a pro...
A vírgula em textos argumentativos de alunos do 9º ano do ensino fundamental: uma análise de usos não convencionais na perspectiva da prosódia
Muito se discute acerca da pontuação; sua relevância para a escrita é atestada pelos gramáticos e linguistas, mas a sua relação com a prosódia divide opiniões. Luft (1998), autor de um manual de gramática específico para vírgulas, afirma que para que haja uma aprendizagem efetiva do emprego convencional deste sinal de pontuação, seu ensino deve desligar-se de vez da prosódia, sendo a sintaxe a única parte da gramática detentora de autonomia para a definição de usos deste sinal. Outros autores...
Interfaces entre enunciador e sujeitos gramaticais: implicações e complicações para o ensino das frases em língua portuguesa
O presente estudo apresenta uma análise sobre o ensino de sintaxe na perspectiva da enunciação, cotejando o enfoque entre duas teorias: a Enunciativa e a Gramatical. Desta, nos reportaremos aos corpos levantados quanto ao ensino de sintaxe das frases e orações. Àquela, aos pressupostos teóricos que regem o ensino de Língua Portuguesa em enunciação e as variáveis que diferenciam sujeito gramatical de enunciador e que materializam os sentidos e significados das frases. A escolha pelo presente t...
Semântica formal e ensino de língua portuguesa: uma proposta de análise e reflexão dos pronomes indefinidos
Este estudo desenvolve-se na linha de pesquisa Teorias da Linguagem e Ensino. Tem como tema o ensino de gramática, mais especificamente o ensino dos pronomes indefinidos. A questão que investigamos é: de que modo a análise semântica, geralmente não aproveitada no tratamento didático dos pronomes indefinidos, pode contribuir para a reflexão sobre a língua nos anos finais do Ensino Fundamental? A hipótese que defendemos é a de que somente uma abordagem inspirada no instrumental teórico-metodoló...
Inadequações de concordância verbal na 3ª pessoa do plural em textos escritos de alunos do 8º ano do ensino fundamental: uma proposta de análise linguística
Neste trabalho, realizamos um diagnóstico sobre as inadequações de conc ordância verbal em 3ª pessoa do plural em textos escritos de alunos do 8º ano do ensino fundamental, em uma esco la da rede estadual do Maranhão. D escrevemos os casos mais recorrentes e elaboramos uma Proposta de Intervenção Pedagógica. Por este viés , é que ele se enquadra na Linha de Pesquisa Teorias da linguagem e ensino que tem como objetivo analisar e descrever as inadequações de concordância verbal em tercei...
O sujeito fragmentado em O Filho Eterno: memória e construção ficcional
O objetivo desta pesquisa é analisar o caráter ficcional da obra O filho eterno, de Cristovão Tezza, bem como verificar o ponto de vista do narrador sobre o filho com síndrome de Down e o fato de dedicar-se ao tema depois de vinte e cinco anos do nascimento do filho; identificando as dificuldades enfrentadas pelo pai em sua relação com Felipe e com a síndrome, levando em conta a construção da linguagem fragmentada na narrativa; além de analisar as concepções de tempo na narrativa de Tez...
"E o mar gerou o Brasil": figurações da épica e da identidade nacional em Invenção do Mar, de Gerardo Mello Mourão
O presente trabalho analisou o processo de criação das figurações literária na época do pósmodernismo presentes na obra Invenção do mar (1997) do autor cearense Gerardo Mello Mourão. A ideia gira em torno da análise bibliográfica como forma de evidenciar a construção identitária nacional na obra do autor mediante o pressuposto épico no qual se insere estruturalmente a obra. Alinhado a isso, é flagrante que Mourão evidencia um processo de retrato social e multicultural do Brasil dos primei...
José Guilherme Merquior e o modernismo brasileiro: transformação crítica entre 1965 e 1990
Este trabalho objetiva explicitar o processo de transformação crítica na obra de José Guilherme Merquior (1941-1991) em relação ao movimento modernista, especialmente no Brasil, processo ocorrido entre os anos de 1965 a 1990. Para tanto, analisaram-se algumas contribuições desse autor para a crítica literária brasileira. O ensaísta e diplomata carioca inicia sua análise crítica sobre o Modernismo brasileiro em seu primeiro livro, Razão do poema, publicado em 1965, no qual se apresenta c...
Desdobramentos de memória em Flores Incultas, de Luíza Amélia de Queiroz
Esta pesquisa objetiva analisar o processo memorialístico na obra Flores incultas (2015), de Luíza Amélia de Queiroz, sob o viés da percepção e da imagem-lembrança. São recorrentes na obra imagens memorialísticas articuladas ao corpo, sendo este um agenciador no processo da recordação, cujas ações fornecem materiais do passado. Dessa forma, a memória pode ser atualizada no presente, por meio das impressões do sujeito que se pronuncia. Em Flores incultas há coexistência entre passado e pr...
- 16 Memória
- 12 Literatura
- 11 Ensino
- 11 Leitura
- 10 Identidade
- 8 Referenciação
- 7 Construção de Sentido
- . next >
- 177 UESPI
- 177 Dissertação
- 177 Acesso Aberto