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Os processos de referenciação em textos dissertativo-argumentativos nota 1.000 no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2017
A construção de um texto dissertativo-argumentativo é uma das habilidades avaliadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O candidato, ao elaborar seu texto, deve demonstrar, entre outras competências, o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Os estudos de referenciação, dentro da Linguística Textual (LT), podem revelar estratégias de textualização relacionadas à essa competência. Neste estudo, objetivamos analisar, à luz da concepção socio...
A multimodalidade no eixo da leitura da BNCC para as séries finais do ensino fundamental
Um dos desafios, não só contemporâneos, mas também de longos anos, para toda a Educação Básica, concernente ao ensino de Língua Portuguesa (LP), é contribuir para o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos de modo que eles possam participar ativamente das práticas sociais de leitura. Práticas essas, que envolvem o domínio de novas formas de organização das linguagens – verbais ou não verbais. Mesmo a língua falada e escrita sendo a base de nossa comunicação, na sociedade atual, ...
A personagem infantil em primeiras estórias, de João Guimarães Rosa: o jogo da linguagem
A poética de João Guimarães Rosa propõe buscar o novo, o êxtase inaugural sobre as coisas do mundo. Daí sua preferência pelas crianças, loucos, “ensimesmados”, os excluídos ou intocados do mundo dito “civilizado”, uma vez que o olhar destes pode ser ilógico dentro da lógica do mundo. Este estudo tem como objetivo analisar as personagens infantis na obra Primeiras estórias (1962), do escritor João Guimarães Rosa, buscando perceber como a relação entre infância, poesia e jogo se instauram na/pe...
Explorando as percepções de professores em relação ao ensino on-line emergencial no PPG-Letras da UESPI durante a pandemia covid-19 à luz da teoria de Affordances
Neste estudo, analisamos o que acontece quando o ensino é redirecionado da sala de aula tradicional para a modalidade virtual e exploramos o que caracteriza as affordances na neste modelo, situação pela qual passou o Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da UESPI, migrando para aulas remotas emergenciais, por videoconferência. Analisamos que tipo de impactos comunicativos e sociais, ou seja, na produção oral e escrita e nas interações, essa mudança ocasionou no gênero aula expositiva, en...
As estratégias utilizadas pelo intérprete educacional de libras em aulas de inglês em escolas da rede pública de Teresina: uma análise do perfil e da competência tradutória
Esta pesquisa, filiada aos estudos da linguagem, descrição e ensino, do Mestrado Acadêmico em Letras da UESPI, e inserida nos estudos da tradução, tem como objetivos principais investigar o perfil do tradutor-intérprete educacional de Libras (TILS/IE) que atua em salas de aula de língua inglesa em escolas públicas da cidade de Teresina, Piauí, bem como analisar as estratégias e competências tradutórias mais prementes. Em nosso estudo, selecionamos uma amostra composta por cinco TILS/IE. Para ...
A jornada da heroína: um estudo mitocrítico em A Noiva-Cadáver, de Tim Burton
No presente trabalho investigou-se a presença dos ritos de passagem na obra de Tim Burton, A noiva cadáver, através de um estudo de abordagem mitocrítica. Na sociedade ocidental atual, a substância outrora garantida pelos mitos, ritos, contos e outras formas de troca de experiência que fazem parte da cultura foi incorporada por diferentes meios de expressão do imaginário. Dessa maneira, chamou-se atenção para a manifestação de elementos da estrutura narrativa, convergentes aos mitos e ritos, ...
A memória arquivada em papéis: um estudo descritivo do arquivo literário de Fontes Ibiapina
Os arquivos pessoais de escritores constituem um espaço detentor de documentos de fontes primárias. Entender o que leva à constituição de um arquivo de escritor, o arquivamento de si da literatura, é movimentar-se pela seara de documentos pessoais, históricos e pactos de confidencialidade que revelam um cenário que, no Brasil, até o início da década de 1960 era um campo sem dimensões notáveis. Os documentos que compõem um arquivo de escritor, além de narrar o fazer literário, trazem info...
Violência e cordialidade na literatura brasileira contemporânea: um estudo do romance essa gente, de Chico Buarque
Neste trabalho analisamos os processos narrativos do romance Essa gente (2019), de Chico Buarque, partindo da hipótese de que a oscilação entre os polos da realidade e da imaginação, associada ao descentramento do ângulo narrativo na obra, põe em cena a violência, o ímpeto autoritário e a cordialidade, que, no caso brasileiro, formam uma das bases de mediação das relações sociais. Propomos demonstrar que a composição narrativa do corpus – em especial a volubilidade da narração e a elaboração ...
Processos de referenciação em textos escritos por surdos
Os estudos sobre referenciação têm avançado em vários aspectos, descrevendo os processos referenciais em gêneros textuais que circulam socialmente, em situações corriqueiras e essenciais em nosso cotidiano. Apesar de tantas pesquisas, a construção de referentes em textos de alunos surdos ainda é um assunto pouco abordado nessa área. A dificuldade de escrita do surdo em Língua Portuguesa é um fator preocupante, especialmente em práticas sociais como a redação do ENEM. Este trabalho objetiva in...
Cinema e literatura de cordel: processo intersemiótico entre o filme Psicose, de Alfred Hitchcock e o folheto A história da mulher que roubou pra se casar, de Janduhi Dantas
A presente dissertação apresenta o processo de tradução intersemiótica entre a produção cinematográfica Psicose (1960), de Alfred Hitchcock e sua adaptação para a literatura de cordel denominada A história da mulher que roubou pra se casar (2013), do cordelista Janduhi Dantas. Nesse sentido, utilizamos o método analítico para embasar a pesquisa, com o objetivo de esclarecer que o cinema e a literatura de cordel apresentam pontos de convergência, mas que são modalidades artísticas autônomas, o...
Entre a opressão e a resistência: a construção da personagem Sherezade em Vozes do deserto, de Nélida Piñon
O romance Vozes do deserto, de Nélida Piñon (2004), foi construído em torno de Scherezade, retomada do Livro das mil e uma noites e apresentada como a audaz heroína que consegue salvar a si e às demais jovens de Bagdá do castigo da morte decretado pelo Califa. O objetivo deste estudo consiste em analisar a personagem Scherezade, considerando os limites da opressão e resistência, no contexto das representações femininas. E, de modo específico, examinar a articulação entre a Šahrāzād do Livro d...
Videoconferência nas defesas de mestrado do PPGL da UESPI em tempo de pandemia: uma análise dos affordances
Esta pesquisa visou conhecer a percepção dos professores do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (PPGL-UESPI) acerca da defesa de mestrado mediada por videoconferência, observando os affordances que emergem da interação com essa tecnologia durante a execução de tal atividade acadêmica no contexto da pandemia. Para tanto, foi necessário descrever as percepções dos docentes quanto ao novo formato de defesa, categorizar os affordances encontrados nessa prática av...
O ensino de língua portuguesa como L2 para alunos surdos do 6º ao 9º ano assistidos pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) em escolas públicas de Teresina
A educação voltada às pessoas surdas factualmente pauta-se em discursos de cunho oralista, ou seja, práticas que primam pela língua oral em detrimento da língua de sinais. Contudo, vive-se um processo de emancipação político-pedagógica, com projetos de ensino que valorizam a língua de sinais, o que facilita o aprendizado de uma segunda língua, no caso do surdo brasileiro, a língua portuguesa. Um desses projetos é o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que para o aluno surdo, deve acon...
Estratégias de leitura e compreensão de texto verbo-imagético de alunos surdos
Este trabalho tem como objetivo geral evidenciar as estratégias de leitura de textos verbo-imagéticos de alunos surdos. Como objetivos específicos, propomos: 1) identificar as estratégias de leitura utilizadas pelo leitor surdo; 2) descrever as estratégias de leitura do aluno surdo a partir de textos verbo-imagéticos; 3) analisar o processo de leitura e compreensão de textos do aluno surdo. Partimos da hipótese de que os textos multimodais, ou seja, textos constituídos por elementos verbais e...
Análise retórica da seção considerações finais do gênero dissertação de mestrado das áreas de letras e matemática
Esta pesquisa tem o objetivo geral de analisar as estratégias retóricas recorrentemente utilizadas na seção de Considerações Finais de Dissertação de Mestrado, produzidas por alunos do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) e do Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Para essa análise, as convenções e o contexto social do domínio acadêmico foram levados em consideração. Portanto, esta pesquisa se fundamenta na sociorretórica e apresenta,...
Estratégias retóricas: uma análise da seção introdução do gênero dissertação de mestrado nas áreas de letras e matemática
Este trabalho fundamenta-se em estudos de análise de gêneros na perspectiva da sociorretórica, objetivando analisar os passos retóricos relatando a vivência em sala de aula, indicando problemas de pesquisa e relatando os objetivos da pesquisa na seção introdução de dissertações de mestrado da área de Letras e Matemática da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Na pesquisa também foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: verificar a recorrência dos três passos retóricos anterio...
Intertextualidade ampla por alusão e esteriótipos na condução argumentativa em textos multimodais
Com o uso cada vez mais frequente de imagens na elaboração de textos, especialmente como recursos intertextuais, é possível observar a complexidade de leitura e compreensão desses textos de natureza multimodal. Associada a isso, a utilização de estereótipos na condução argumentativa como estratégia de textualização pode revelar uma relação entre o fenômeno da intertextualidade e a orientação argumentativa em tais construções. Nesse sentido, esta dissertação objetiva investigar de que forma os...
Semiose cultural de ritmos e encantos no samba-enredo da Escola Beija-Flor de Nilópolis
Este trabalho tem como objetivo geral analisar a diversidade cultural nos sambas-enredos da Escola Beija-Flor de Nilópolis, no período de 2004 a 2013, à luz da Semiótica da Cultura. E, como objetivos específicos, tem-se: examinar o diálogo cultural entre as diversas culturas, percebido nas composições das letras dos sambas-enredos da Escola Beija-Flor de Nilópolis; identificar os elementos de tradução da tradição presentes das letras dos sambas-enredo desta escola de samba e verificar a corre...
O miniconto no contexto de sala de aula na perspectiva da crítica literária contemporânea
A globalização e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) mudaram as formas de produção e recepção dos textos. Na era da comunicação instantânea, as muitas atribuições sociais exigem que os textos sejam cada vez mais acessíveis e breves. Dessa forma, postula-se que os minicontos − narrativas bastante concisas − tornam a atividade leitora mais rápida e dinâmica. A inclusão do miniconto no componente curricular de Língua Portuguesa da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)...
Leitura e fake news: estratégias para o reconhecimento de fato noticioso falso por alunos do 9º ano
A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe novas reflexões ao ensino de Língua Portuguesa, dando especial atenção ao trabalho com gêneros da esfera jornalística. Nesse viés, é importante que, além do uso dos gêneros, os docentes explorem também as práticas sociais contemporâneas vinculadas às redes sociais como: curtir, comentar, redistribuir, publicar notícias, tais como as questões ligadas à esfera jornalística-midiática, envolvendo a confiabilidade da informação, a pro...
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