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Vozes do boi: um trabalho com toadas de boi em sala de aula
Este produto pedagógico apresenta uma sequência didática voltada para o 9o ano do Ensino Fundamental, cujo objetivo é fomentar o uso de toadas de Bumba-meu-boi como ferramenta de ensino em aulas de leitura. A proposta busca integrar elementos da cultura local ao processo educativo, promovendo reconhecimento, ressignificação e valorização das tradições populares, ao mesmo tempo em que desenvolve a compreensão leitora dos alunos.
Toadas de bumba-meu-boi, saber discursivo e compreensão leitora: a construção de sentidos em aulas de leitura do 9º ano do ensino fundamental
Este estudo parte do seguinte problema: como a cultura popular, encenada discursivamente por meio do gênero textual toada de boi, pode ser analisada em aulas de Língua Portuguesa (LP) do 9º ano do Ensino Fundamental com vistas ao desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos? Partimos da premissa de que o ensino de LP, especificamente no que tange o trabalho no âmbito da didática da leitura, pode ser muito mais significativo quando oportunizamos aos alunos o contato com textos da cultura ...
Produto educacional - estratégia pedagógica produção de texto
Despertar nos estudantes o desejo pela escrita tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelos professores. Assim, buscamos constantemente, em sala de aula, metodologias que aprimorem as habilidades de escrita dos alunos. Para melhorar essas barreiras, é necessário que o professor se utilize de métodos que facilitem o processo de escrita para cada estudante. Nesse contexto, criar oficinas que incentivam a escrita, considerando o conhecimento prévio dos alunos e um gênero mais familiar a e...
Contos escolares, contexto de elaboração, coerência textual e verossimilhança: uma análise de produções escritas por alunos do 9º ano do ensino fundamental
Esta pesquisa, "Contos Escolares, Contexto de Elaboração e Coerência Textual: uma Análise de Produções Escritas por Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental", apresenta produções de contos com o propósito de analisar a coerência textual dessas produções em turmas de 9º ano. Buscamos com este trabalho responder à seguinte pergunta: Qual(is) estratégia(s) pedagógica(s), textuais e conteudistas propiciarão aos alunos do 9º ano mais aparato para produzirem um conto, sobretudo, levando em considera...
Dos quadrinhos ao podcast: a retextualização como ferramenta de análise da compreensão leitora no 9º ano do ensino fundamental
A presente pesquisa tem por objetivo geral analisar a compreensão leitora dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, com base na atividade de retextualização de tiras em narrativa em prosa, como texto meio, e podcast, como texto fim, o próprio texto retextualizado, verificando o nível de compreensão alcançado e as estratégias de leitura que utilizam ao ler e interagir com o texto. Trata-se de pesquisa aplicada, pois realizou-se uma proposta interventiva a fim de compreender um problema, ...
A religião individual de Iohána: a neurose obsessiva em Lavoura arcaica, de Raduan Nassar
Esta dissertação tem como objeto de pesquisa a obra Lavoura Arcaica (1989), de Raduan Nassar. O enfoque central desse estudo incide sobre a personagem Iohána, pai do protagonista. Investigamos como o pai neurótico obsessivo e religioso influenciou a construção da narrativa de André, o filho transgressor. Abordaremos o tema da neurose obsessiva através da articulação entre a literatura e psicanálise, visto que a prática psicanalítica tem uma acentuada inclinação pelos usos e manifestações...
A referenciação e as redes referenciais na representações dos atores sociais na entrevista política
Fomentamos esta pesquisa em busca de compreendermos melhor o fenômeno das redes referenciais, com o objetivo de investigar o funcionamento das estratégias dêitico-anafóricas da referenciação em rede (Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Cavalcante et al. (2022), Matos (2018), na construção dos referentes Bolsonaro e Maria do Rosário, em termos de suas representações sociais ocorridas na prática discursiva da entrevista política. Dessa forma, nossa análise incide sobre a construção...
Os textos de nota mil na redação do ENEM: uma análise da construção composicional e da relação com os textos motivadores
Nas redações do ENEM, espera-se que elas tenham um plano e uma sequência argumentativa composicional. Essas redações são produzidas em contexto de exame em que, normalmente, é apresentado um tema a partir de textos motivadores, para ser produzida a redação, a partir de certos critérios definidos pela banca avaliadora contratada e o órgão contratante INEP, que levam em consideração tanto a orientação de tais textos quanto a dimensão criativa do candidato, na produção do texto. Deste ...
Infraestrutura geral e mecanismos enunciativos em relatos de memória produzidos por alunos do ensino fundamental
As pesquisas dedicadas ao ensino de produção de textos, desenvolvidas especialmente no campo da Linguística Textual, têm sido fecundas mediante sua relevância para o ensino de língua, ou seja, com o desenvolvimento da Linguística e sua aplicação no ensino de língua materna, tem-se lançado um olhar mais atencioso aos conteúdos e atividades que, atualmente, têm buscado aprimorar as habilidades de leitura e escrita dos alunos. Seguindo essa tendência, o professor de língua portuguesa deve estar ...
Registros escritos em cadernetas de mercearias de comerciantes do município de Oeiras – PI: uma análise sociolinguística
A língua possui um caráter social constituído por um conjunto de regras fonológicas e, por isso, passa por diversas mudanças e adequações que se revelam na sua modalidade oral e, por vezes, fazem-se espelhar na escrita. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa tem o objetivo geral de analisar as marcas da oralidade no nível fonético-fonológico registradas nas cadernetas de anotações de vendas por comerciantes do município de Oeiras- PI. A base desse estudo assentase nos pressupostos da Socio...
Análise sociopragmática de impolidez em editoriais e tweets de jornais brasileiros sobre o segundo turno da eleição presidencial de 2018
A impolidez pode ser definida como o uso de “estratégias comunicativas” que são “[...] destinadas a atacar a face e, assim, causar conflito social e desarmonia” (CULPEPER et al. 2003, p. 1546). Embora a pesquisa sobre impolidez tenha recebido grande atenção nas últimas décadas, analisar o gênero editorial jornalístico ainda é um campo que tem, relativamente, pouca literatura no Brasil. Este trabalho tenta preencher parte dessa lacuna, com o estudo de gatilhos de impolidez em um gênero que, se...
Estado e religião: o funcionamento discursivo autoritário no filme O Auto da Compadecida
A obra literária Auto da Compadecida (1955), de Ariano Suassuna, apresenta a história de dois personagens pobres e nordestinos, João Grilo e Chicó, que (sobre)vivem na cidade de Taperoá, cidade do interior do estado da Paraíba. O filme consiste em uma adaptação da obra da qual se desmembra em dois atos: os acontecimentos antes e durante o julgamento final, antes da morte e após a morte dos personagens. A partir dessa leitura, analisamos o filme e problematizamos o seu funcionamento social nas...
Quarto de despejo: escrevivências no diário antirracista de Carolina Maria de Jesus
A presente pesquisa tem o propósito de investigar a obra Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus, a partir de perspectivas teóricas como “escrevivência: a escrita de nós” (Evaristo, 2020a), a crítica literária afrodescendente, feminismo negro e outras áreas desse conhecimento que possam fundamentar de forma consistente a realização deste trabalho. A narrativa anti-racista de Carolina comprova a trajetória de uma escritora consciente de sua origem étnico-ra...
O entrelaçar dos referentes em rede na construção da acessibilidade do pronome ele(s) em tirinhas de Armandinho
Discutimos, nesta dissertação, a acessibilidade de referentes em tirinhas. Para isso, detemo-nos na análise do referente implícito identificado como “ele/s” em tirinhas de Armandinho, de Alexandre Beck, veiculadas em diferentes redes sociais. Observou-se, portanto, ser um estilo de escrita do autor, em suas tirinhas, ao se posicionar a respeito de algo ou alguém, por meio do pronome em questão. Dessa forma, a pesquisa visou a analisar a configuração das redes referenciais em tais tirinhas, be...
Uma análise dos enunciados presentes em atividades com tirinhas no livro didático do 3° ano do ensino médio de língua portuguesa da coleção português contemporâneo: diálogo reflexão e uso
O livro didático é um recurso muito utilizado por professores e alunos. Nas escolas, professores, frequentemente, se utilizam dessa ferramenta para disseminarem conhecimentos e informações. Estes materiais estão repletos de textos multimodais, entre eles, as tirinhas. No entanto, nem sempre as atividades didáticas relacionadas a esses textos se inserem no contexto dos multiletramentos, tampouco com a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). Desse modo, neste estudo buscamos compreender ...
Uma análise da intertextualidade e da intergenericidade presente em anúncios publicitários no instagram
O expressivo uso da internet e dos aportes tecnológicos que possibilitam a comunicação mediada pelas mídias digitais, especialmente no ambiente das redes sociais tem contribuído para as significativas modificações nos comportamentos comunicativos, e consequentemente no surgimento de novos gêneros textuais, bem como de uma nova apresentação de gêneros já existentes. Reconhecendo a necessidade da compreensão de como são construídos os sentidos nos gêneros textuais inseridos no cotidiano humano ...
De Macunaíma a Macunaíma: relações dialógicas e semióticas nas obras de Mário de Andrade e Joaquim Pedro de Andrade
O objetivo desta dissertação é analisar a relação intersemiótica entre a literatura e o cinema através de uma leitura das obras Macunaíma (1928), de Mário de Andrade e Macunaíma (1969), de Joaquim Pedro de Andrade. Para isso, utilizamos os aportes da Literatura Comparada a fim de estabelecer um dialogismo intertextual e demonstrar que os objetos estéticos são formados por um emaranhado de textos diversos e que podem ser um ponto de partida para outros sistemas semióticos.Também nos apoiamos n...
Experiências pedagógicas com leitura e escrita de fanfics no ensino fundamental: Uma revisão integrativa
Com o advento da internet, surgiram formas de leitura e escrita que exigem do produtor de textos novas habilidades em situações de interação social. Especificamente o público adolescente, em ambiente extraescolar, faz uso constante das mídias digitais com bastante desenvoltura, para atender a diversos propósitos, interagindo através das redes sociais; acessando sites em busca de diversão, de novos conhecimentos e de diversas outras atividades; participando de jogos e também produzindo materi...
Práticas Literárias na escola com o gênero cordel: do folheto ao ciberespaço
As novas concepções de ensino, de aprendizagem e de leitura, aliadas à circulação de diferentes gêneros textuais na sociedade, exigem a formação de um leitor crítico e competente, ancorado em práticas de leituras eficazes e úteis, que lhe propiciem condições de apropriar-se do conhecimento e que o preparem para a participação efetiva em práticas sociais de uso da leitura e da escrita em situações múltiplas dentro e fora do contexto escolar. Neste estudo, de natureza quali-quantitativa faz-se ...
O gênero relato de experiência vivida: estratégias teórico-metodológicas para o ensino na educação básica
A aplicação de metodologias de ensino de produção textual, a partir da noção de gênero, tem sido um dos temas de maior interesse da Linguística nas recentes pesquisas voltadas ao ensino de língua. A partir desse contexto, o presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de estudar o gênero relato de experiência vivida, analisando a estrutura composicional do gênero e delineando propostas de ensino para as séries finais do Ensino Fundamental através do procedimento sequência didática, inten...
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