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http://localhost:8080/tede/handle/tede/1032
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Os textos de nota mil na redação do ENEM: uma análise da construção composicional e da relação com os textos motivadores |
Autor: | Paiva, Ronaldo Sousa |
Primeiro orientador: | Matos, Janaica Gomes |
Resumo: | Nas redações do ENEM, espera-se que elas tenham um plano e uma sequência argumentativa composicional. Essas redações são produzidas em contexto de exame em que, normalmente, é apresentado um tema a partir de textos motivadores, para ser produzida a redação, a partir de certos critérios definidos pela banca avaliadora contratada e o órgão contratante INEP, que levam em consideração tanto a orientação de tais textos quanto a dimensão criativa do candidato, na produção do texto. Deste modo, essa dissertação de mestrado objetiva analisar a construção composicional argumentativa de redações nota mil a partir dos elementos da sequência argumentativa e do plano de texto, observando-se, nessa construção, a influência parafrástica dos textos motivadores nesta estrutura de redação do Enem. Para isso, essa investigação está apoiada na Linguística Textual de cunho sociocognitivo discursivo, em diálogo com a Análise Textual dos Discursos, com foco na análise do plano de texto e na sequência argumentativa composicional de Jean-Michel Adam (2011). Para essa análise, baseamo-nos em Adam (2011; 2019), Cabral (2013), Marquesi, Elias e Cabral (2017), Oliveira (2006). Para analisar a paráfrase nas redações, respaldamo-nos em Fuchs (1982; 1985) e Lima (2024). O corpus para essa análise é de 3 redações nota 1000 e 4 textos motivadores. Para isso, utilizamos como metodologia a descrição qualitativa e documental, cuja coleta do corpus se extraiu do Caderno do participante do Enem 2021. Com isso, reconstruímos o plano de texto de cada uma das redações, nas quais segmentamos e classificamos as macroproposições da sequência argumentativa em cada uma delas, e as relacionamos com os textos motivadores por meio de movimentos parafrásticos nos textos dos candidatos. Este estudo evidenciou a influência dos textos motivadores nos planos de texto e nas sequências argumentativas das redações nota mil do Enem, enquanto os textos motivadores têm um papel relevante na estruturação das redações do Enem, moldando tanto o conteúdo quanto a forma das produções dos candidatos. A análise assim revela seu papel na delimitação dos temas e na problematização das produções. |
Abstract: | ENEM essays are expected to have a compositional plan and an argumentative sequence. These essays are produced in the context of an exam in which, normally, a theme is presented based on motivating texts, so that the essay can be produced, in addition to other criteria. In this way, this master's thesis aims to analyze the argumentative compositional construction of grade 1 essays based on the elements of the argumentative sequence and the text plan, observing, in this construction, the influence of the motivating texts on this Enem essay structure. To this end, this research is based on textual linguistics, in dialog with Textual Discourse Analysis, with a focus on analyzing the text plan and the compositional argumentative sequence of Jean-Michel Adam (2011). For this analysis, we rely on Adam (2011; 2019), Cabral (2013), Marquesi, Elias and Cabral (2017), Oliveira (2006). To analyze paraphrasing in essays, we rely on Fuchs (1982; 1985) and Lima (2024). The corpus for this analysis consists of 3 grade 1000 essays and 4 motivating texts. For this, we used a descriptive and qualitative methodology, which followed the steps of collecting the corpus in the Enem 2021 participant's notebook, after the bibliographic survey, we analyzed the data, reconstructed the text plan of each of the essays, identified and classified the argumentative sequence in each of them, and finally related the propositions of the essays with the motivating texts through paraphrases. This study showed that the motivating texts play an important role in structuring the Enem essays, shaping both the content and the form of the candidates' productions. The analysis revealed the influence of the motivating texts on the text plans and argumentative sequences of the Enem grade 1 essays, highlighting their role in delimiting the themes and problematizing the productions. |
Palavras-chave: | Plano de Texto Sequência Argumentativa Paráfrase Redação do ENEM |
Área(s) do CNPq: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado Acadêmico em Letras |
Citação: | PAIVA, Ronaldo Sousa. Os textos de nota mil na redação do ENEM: uma análise da construção composicional e da relação com os textos motivadores. 2024. 132 f. Dissertação( Programa de Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1032 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Acadêmico em Letras |
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