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Tipo do documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Multiletramentos com tecnologias digitais no processo de aprendizagem: História de vida de alunos de uma escola estadual de Altos-PI
Autor: Silva, Railson Miguel Pessoa da 
Primeiro orientador: Franco, Telma Cristina Ribeiro
Resumo: As práticas de multiletramentos estão cada vez mais presentes nas nossas vidas, seja nos momentos de trabalho, estudos ou lazer, as mais diversas formas de aprender perpassam os ideais tradicionais e se adequam às necessidades que temos no dia a dia. As tecnologias associadas a educação também deixam sua parcela de contribuição, tornando as atividades mais atrativas aos olhos dos alunos e facilitando o trabalho docente. Este trabalho possui como objetivo geral analisar os impactos dos multiletramentos com tecnologias digitais no processo de aprendizagem de alunos de uma escola estadual de Altos-PI, participantes do Projeto TV Afonso News. Para auxiliar na busca desse objetivo, foram propostos também três objetivos específicos que são a) Levantar as concepções dos sujeitos sobre o projeto do telejornal escolar TV Afonso News realizado em uma unidade de ensino da rede estadual na cidade de Altos, no Piauí; b) coletar dados sobre as vivências dos estudantes sobre multiletramentos durante a execução do projeto telejornal escolar TV Afonso News e c) verificar os impactos do projeto no processo de aprendizagem dos alunos em relação às habilidades de leitura, escrita e comunicação oral. A metodologia utilizada adota uma abordagem qualitativa, utilizando como método de pesquisa a História de Vida, realizada com 5 (cinco) participantes que fizeram parte do projeto de telejornal Tv Afonso News. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro semiestruturado respondido através de entrevistas. O trabalho teve como base grandes teórico da área como Borges (2014), Freinet (1974), Gil (2007), Guerra (2006), Minayo (1994), Preuss (1997), Rojo (2012), entre vários outros e, também alguns documentos legais como a Base Nacional da Educação Curricular BNCC. Por meio da pesquisa, constatou-se que o telejornal foi uma prática que muito contribuiu na aprendizagem dos alunos, melhorando a leitura, escrita e comunicação dos envolvidos. Conclui-se que práticas inovadoras como essa devem estar presente no cotidiano das escolas, proporcionando novas experiências aos alunos e contribuindo na formação plena, trabalhando teoria e prática.
Abstract: Multiliteracy practices are increasingly present in our lives, whether at work, studies or leisure, the most diverse ways of learning permeate traditional ideals and adapt to the needs we have in everyday life. Technologies associated with education also make their contribution, making activities more attractive to students and facilitating teaching work. The general objective of this work is to analyze the impacts of multiliteracies with digital technologies on the learning process of students at a state school in Altos-PI, participants in the TV Afonso News Project. To assist in the pursuit of this objective, three specific objectives were also proposed, which are a) Survey the subjects' conceptions about the school television news project TV Afonso News carried out in a state network teaching unit in the city of Altos, Piauí; b) collect data on students' experiences of multiliteracies during the execution of the school television news project TV Afonso News and c) verify the impacts of the project on the students' learning process in relation to reading, writing and oral communication skills. The methodology used adopts a qualitative approach, using Life History as a research method, carried out with 5 (five) participants who were part of the TV news project Tv Afonso News. The data collection instrument was a semi-structured script answered through interviews. The work was based on great theoreticians in the area such as Borges (2014), Freinet (1974), Gil (2007), Guerra (2006), Minayo (1994), Preuss (1997), Rojo (2012), among several others and, also some legal documents such as the BNCC National Curriculum Education Base. Through research, it was found that television news was a practice that greatly contributed to student learning, improving reading, writing and communication for those involved. It is concluded that innovative practices like this must be present in the daily lives of schools, providing new experiences to students and contributing to their full training, working theory and practice
Palavras-chave: Multiletramentos
Processo de Aprendizagem
Tecnologias Digitais
História de Vida
Projeto Telejornal Afonso News
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SILVA, Railson. Multiletramentos com tecnologias digitais no processo de aprendizagem: História de vida de alunos de uma escola estadual de Altos-PI. 2024. 64 f. TCC ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1048
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR)

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