CIES : [26] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Qual impacto da anatomia foliar na taxonomia de Calea L. seção Monanthocalea?
A seção Monanthocalea (Less.) Pruski pertence ao gênero Calea L. (Neurolaeneae, Asteraceae) e contém vinte espécies que apresentam similaridades morfológicas, o que dificulta a identificação. O presente estudo teve como objetivo analisar os caracteres anatômicos de dez membros da seção Monanthocalea, com o objetivo de contribuir para a taxonomia de espécies pertencentes a seções de Calea. Amostras de herbário duplicadas foram processadas de acordo com procedimentos padrão para estudos anatômi...
História na literatura distópica contemporânea: uma análise da obra questão de classe de Christina Dalcher
Este trabalho explora a relação entre história e literatura, tomando como objeto de análise a obra distópica Questão de Classe, de Cristina Dalcher. A pesquisa aborda especulação sobre o ressurgimento de teses eugenistas na contemporaneidade e a segregação de grupos humanos, estabelecendo paralelos com as práticas nazistas que precederam o Holocausto e a Eugenia praticada no mundo todo. Realizou-se uma pesquisa qualitativa bibliográfica exploratória, na qual procurou-se estabelecer conex...
Tecnologia assistiva: o uso nas salas de recursos multifuncionais em escolas municipais de Campo Maior-Pi
A Educação é um direito de todos e, nessa totalidade incluem-se as pessoas que possuem alguma habilidade funcional deficitária de forma transitória ou permanente. A Tecnologia Assistiva surge com a proposta de trabalhar as habilidades remanescentes, visando proporcionar maior independência, qualidade de vida, inclusão social e escolar. A temática deste trabalho é Tecnologia Assistiva: o uso nas Salas de Recursos Multifuncionais em escolas municipais de Campo Maior - PI; tem por objetivo geral...
Florística de briófitas em áreas de ecótono do estado do Piauí, Brasil
Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento sobre a riqueza e distribuição da flora de briófitas ocorrentes em áreas Ecotonais do Estado do Piauí, Brasil. O material analisado é proveniente de coletas realizadas no período de 2022-2023 e com outras previamente coletadas e armazenadas no Herbário de Criptógamas do Campus Heróis do Jenipapo, em Campo Maior, Piauí. Foram identificadas 24 espécies de briófitas, distribuídas em 17 gêneros e 11 famílias. Das espécies encontradas, qua...
Inclusão escolar no município de Campo Maior - PI: um olhar para a acessibilidade arquitetônica
Este trabalho tem como objetivo investigar as condições de acessibilidade arquitetônica das escolas de ensino fundamental (anos iniciais) da rede pública municipal de Campo Maior-PI. Para alcançar este objetivo, foram elaborados objetivos específicos que são, analisar as leis que garantem a acessibilidade arquitetônica no ambiente escolar, examinar a adequação da estrutura básica das escolas às normas de acessibilidade e identificar os principais desafios para a inclusão escolar no que tange ...
Modelos didáticos e sua aplicabilidade no ensino de ciências e biologia: uma revisão bibliográfica
Os modelos didáticos devem ter um espaço nas práticas pedagógicas dos professores como um recurso auxiliar, sendo uma estratégia de conciliação do ensino e aprendizado de conteúdos desenvolvendo aspectos científicos e cognitivos. Com isso, tem-se como objetivo conhecer as principais abordagens, conteúdos trabalhados, práticas pedagógicas, resultados e desafios encontrados na literatura no uso de modelos didáticos de ciências e biologia. Uma pesquisa bibliográfica com artigos encontrados no go...
Importância das características do habitat em riachos no cerrado para os atributos funcionais de insetos àquaticos
A crescente demanda por recursos naturais, aliada ao manejo inadequado do solo em atividades agrícolas, pecuárias e de urbanização, tem causado significativa degradação nos ecossistemas aquáticos. Essas alterações impactam diretamente a estrutura física e a composição orgânica dos ambientes, resultando na redução do número de indivíduos e no desaparecimento de espécies mais sensíveis, enquanto favorecem aquelas mais tolerantes. O Cerrado, conhecido como savana tropical, destaca-se pela divers...
O lúdico no processo de alfabetização de crianças na educação infantil:aspectos teóricos da formação à prática pedagógica
A presente pesquisa objetivou investigar os contributos da ludicidade no processo de alfabetização na educação infantil, foi realizada por meio de estudos bibliográficos, fundamentados em autores renomados que são referência na temática como: Vygotsky (1998); Piaget (1982); Kishimoto (2010); Bacelar (2009); Kuhlmann Jr (2000); Soares (2021) dentre outros. Analisando os dados colhidos evidenciou-se a importância que o lúdico exerce na educação infantil, pelo fato do brincar fazer parte do coti...
Análise bibliográfica sobre o ensino da história dos povos indígenas em escolas públicas e suas implicações na prática docente
Incluir a cultura indígena nas matrizes curriculares de ensino é uma forma de fazer presente o conhecimento e a importância que os povos nativos possuem na construção de nossa nacionalidade, além de enriquecer os aprendizados referentes a estes. Diante disso, a presente pesquisa parte da seguinte questão problema: Como deve ser abordado o tema indígena em salas de aula no ensino fundamental? O objetivo geral foi analisar subsídios teóricos acerca do ensino da temática indígena em salas de au...
Reflexões sobre o desenvolvimento criativo, imaginativo e emocional das crianças por meio da Literatura Infantil: Um olhar para a realidade prática de uma escola pública municipal de Campo Maior-PI
A Literatura Infantil, gênero literário destinado ao público infantil, contribui para o desenvolvimento da imaginação, expressão emocional, criatividade e outras habilidades da criança, principalmente quando inserida na vivência e cotidiano do aluno desde a Educação Infantil, propiciando um desenvolvimento integral dessas habilidades e estimulando os educandos a se tornarem futuros leitores. Diante disso, a presente pesquisa dedica-se a uma análise da Literatura Infantil enquanto in...
A importância das habilidades socioemocionais na relação professor-aluno para a construção de uma aprendizagem significativa
O presente estudo, intitulado "A Importância das Habilidades Socioemocionais na Relação Professor-Aluno para a Construção de uma Aprendizagem Significativa", tem como objetivo geral analisar, por meio de uma abordagem bibliográfica, a relevância das habilidades socioemocionais na interação cotidiana entre professores e alunos, buscando compreender como essas competências impactam o desenvolvimento significativo da aprendizagem a partir das perspectivas dos educadores e dos educandos. Como obj...
A literatura infantil como estratégia pedagógica para o ensino de crianças com transtorno do déficit de atenção/hiperatividade
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno no desenvolvimento do autocontrole, apresentando dificuldades na atenção, controle dos impulsos e nível de atividade, ocasionando desafios colossais na vida escolar e social do indivíduo. No âmbito escolar, discentes com TDAH enfrentam dificuldades em seu processo de aprendizagem, requerendo conhecimentos e estratégias adequadas por parte dos docentes. A literatura infantil surge como possibilidade de estratégia pedagó...
Um caminho sem volta: o uso das tecnologias digitais por professores em uma escola pública em Campo Maior-PI
As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão continuamente presente no cotidiano da sociedade e está mudando significativamente a maneira de viver das pessoas, logo, demandando uma alfabetização digital. O presente trabalho parte da seguinte questão problema: como se configura a utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação pelos professores atuantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública em Campo Maior–Piauí? E tem como objetivo geral anal...
"Somos o futuro da nação": cultura juvenil e rock no Brasil nos anos 80 (1983-1989)
Este trabalho buscou compreender os caminhos trilhados pelo gênero musical rock no Brasil, desde suas primeiras manifestações até sua consolidação como expressão cultural juvenil na década de 1980. Considerando que o rock atingiu seu auge nesse período, investigaram-se os fatores socioculturais e os desdobramentos da indústria cultural que dificultaram sua popularização anteriormente. Além disso, analisou-se como o rock se constituiu como linguagem representativa de uma juventude emergente, s...
O cotidiano da juventude do bairro Batalhão em Altos-PI na década de 1990
Este trabalho tem como objetivo tratar sobre as rotinas das juventudes do bairro Batalhão na cidade de Altos, Piauí, inserido dentro do recorte histórico da década de 1990 do século XX. O estudo vai mostrar as práticas de pessoas que moravam no bairro e de outros bairros vizinhos, seus locais de sociabilidade e a produção de subjetividade do grupo, como por exemplo, fatos marcantes do que diz respeito às idas e vindas de festas, no centro e na zona de influência do bairro, as prátic...
As formas de escolha dos diretores das escolas de educação infantil na rede municipal pública de Campo Maior-PI
Este estudo analisou a gestão democrática das escolas da rede pública municipal de Educação Infantil do de Campo Maior-PI. Tratou-se dos aspectos históricos, políticos, econômicos, culturais e educacionais envolvendo a gestão na educação infantil e a legislação vigente a nível local e nacional. Buscou-se responder o questionamento: como ocorrem as formas de escolhas dos gestores da rede pública municipal de ensino infantil no município de Campo Maior-PI? Como procedimento metodológico, utiliz...
Desenvolvimento infantil em pauta: a construção da autonomia na prática pedagógica na educação infantil.
No cenário atual, os estudos sobre a individualidade da criança têm recebido maior ênfase, desfazendo a visão de que elas são meros adultos em miniatura. Reconhece-se que as crianças são seres sociais em busca de oportunidades para se desenvolver, se reconhecer no mundo e se tornarem adultos funcionais. Esta pesquisa busca por meio do objetivo geral analisar as práticas pedagógicas na Educação Infantil que contribuem para o desenvolvimento da autonomia infantil com base na literatura da área ...
Reflexos do IDEB: uma análise do ensino fundamental campomaiorense a partir dos resultados dos anos de 2019 e 2021
A educação brasileira passou por várias transformações até chegar à organização atual, um dos fatores que contribuiu diretamente para essas transformações foi a criação de políticas públicas que visaram atender às necessidades do contexto educacional. Este trabalho tem por objetivo geral analisar os fatores que contribuem para a evolução do alcance de metas do IDEB nos anos iniciais do Ensino Fundamental de Campo Maior-PI. A fim de alcançar o objetivo proposto elegeu-se três objetivos es...
A formação de professores e as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica transformadora no munícipio de Campo Maior-PI
A prática pedagógica transformadora requer bases formativas sólidas que contemplem novas perspectivas acerca da formação dos indivíduos. Este trabalho tem como objetivo geral analisar as articulações entre a formação de professores no município de Campo Maior-PI e as possibilidades de desenvolvimento da prática pedagógica transformadora. Para atingir este objetivo foram estipulados três objetivos específicos: descrever a formação inicial de professores para atuação nos anos iniciais do ensino...
Fungos anemófilos em bibliotecas de instituições de ensino na cidade de Campo Maior, Piauí, Brasil
Os fungos, organismos eucariontes heterotróficos, podem se dispersar pelo ar e colonizar ambientes como bibliotecas, que apresentam condições favoráveis, como temperatura e umidade adequadas para o crescimento desses micro organismos. A falta de limpeza e manutenção, como em sistemas de ar condicionado, pode aumentar sua presença e representar riscos à saúde. Este estudo buscou avaliar a concentração de fungos anemófilos em quatro bibliotecas de instituições de ensino em Campo Maior...
- 26 UESPI