Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR : [52] Visualizar estatísticas
Novos documentos depositados
Staphylococcus sp. em unidades básicas de saúde
As infecções hospitalares são um problema grave, especialmente em países em desenvolvimento, e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) também são locais propensos à transmissão de bactérias, representando risco à saúde pública. Este estudo, avaliou a presença de Staphylococcus sp. em UBS e a eficácia da desinfecção com álcool 70%. Foram analisadas duas UBS, com coletas realizadas em balcão de atendimento, pia do banheiro e cama/maca. A UBS 2 apresentou uma maior concentração bacteriana, com ...
O brincar na educação infantil: as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento integral
Esta pesquisa teve como foco principal abordar como o brincar e a ludicidade interferem no processo de desenvolvimento das crianças durante a Educação Infantil. Dessa forma, apresentamos como objetivo geral da pesquisa: analisar a prática docente da Educação Infantil mediada pelo brincar e pela ludicidade e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem das crianças. E para atender esse objetivo, estipulamos os seguintes objetivos específicos: conhecer as concepções dos professores da ...
Grupo escolar Valdivino Tito: história, memória e cultura escolar (Campo Maior-PI, 1930-2020)
Esta pesquisa analisa as contribuições educacionais e sociais da escola Valdivino Tito no município de Campo Maior - PI. A trajetória dessa instituição é um fator importante para se ter um maior conhecimento acerca do desenvolvimento desta cidade. Diante disso, para uma melhor compreensão, a metodologia desta monografia explorará documentos históricos da escola e do município, aportes teóricos de diferentes autores que já escreveram sobre este assunto e entrevista/registros que possibilitarão...
Reflexões sobre a criança em Campo Maior (PI) no século XX: infância e educação escolar
Este trabalho tem como principal objetivo explorar o desenvolvimento histórico e social da infância no estado do Piauí durante o século XX, com destaque para o município de Campo Maior. A abordagem dessa pesquisa contempla a ideia de que a infância é uma condição histórica ajustada por transformações sociais, econômicas, políticas, educacionais e culturais. Para se obter êxito, este trabalho consiste em uma metodologia voltada para o uso de pesquisas bibliográficas, documentais como também da...
A cultura da carnaúba em Campo Maior: história, tradição e representações do sertão piauiense
Este estudo investiga a importância histórica, cultural, econômica e simbólica da carnaúba no município de Campo Maior-PI, adotando uma abordagem interdisciplinar entre história local, literatura popular e cultura regional. A pesquisa se baseia em fontes documentais, literatura de cordel, poesia, história oral e observação direta de práticas tradicionais ligadas ao ciclo produtivo da carnaúba. Os resultados revelam que a palmeira carnaúba desempenha um papel central na construção da...
Festejo de Santo Antônio e seu impacto econômico na cidade de Campo Maior-PI
Esta pesquisa analisa o impacto econômico do Festejo de Santo Antônio para a cidade de Campo Maior, no estado do Piauí. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia incluiu pesquisas bibliográficas, visitas ao local durante o festejo e conversas com moradores, comerciantes e ambulantes para coletar informações sobre os impactos econômicos do evento. O desenvolvimento da pesquisa explorou a relação dos festejos de Santo Antônio com a cidade, evolução dos festejos ao longo do tempo e sua imp...
A música como ferramenta de contestação no período da ditadura militar
Este trabalho se propõe a analisar, historicamente, a importância da música como instrumento de contestação ao período da ditadura militar no Brasil, além das letras de tais músicas, evidenciando os conflitos que autores de músicas nacionais incorreram, seja no autoexílio ou nas torturas que sofreram ao compor canções que iam de encontro ao que era aceitável na época, pelos ditadores, ou lançavam mão de músicas com letras sutís que criticavam a ditadura e não eram facilmente percebidas como l...
Transtorno do espectro autista: as repercussões do diagnóstico nas redes familiar e escolar da criança
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma configuração que altera o neurodesenvolvimento podendo impactar as habilidades sociais, de comunicação e promover comportamentos reiterados, entre outros traços específicos. O recebimento de um diagnóstico de autismo é impactante e gera mudanças na vida familiar e escolar do indivíduo. Este trabalho tem como objetivo geral: analisar as repercussões do diagnóstico do Transtorno do Espectro autista nas redes familiar e escolar da criança, e como...
O ensino de ciências da natueaza nos anos iniciais do ensino fundamental
O presente trabalho investiga a prática docente no ensino de Ciências do 3° ao 5° ano do ensino fundamental, da zona urbana do município de Campo Maior (PI) verificando quais metodologias de ensino são desenvolvidas pelos professores nas aulas de Ciências bem como conhecer as dificuldades que enfrentam durante sua prática, compreendendo como foi a formação inicial e continuada na área de Ciências. A pesquisa teve um caráter descritivo, seguindo a metodologia qualiquantitativa. Entendendo que ...
O panorama do ensino de geografia nas escolas públicas de boqueirão do Piauí-PI: um estudo de caso na unidade escolar João Lourenço de Lira
O ensino de Geografia na rede escolar pública do Brasil tem enfrentado muitos desafios. No contexto atual, as práticas pedagógicas buscam apresentar aos educandos diferentes aspectos de um mesmo fenômeno, possibilitando aos mesmos a compreensão, identificação e reflexão da realidade. Pretende- se sugerir ações voltadas à melhoria do ensino de Geografia, promovendo o intercâmbio entre todas as disciplinas, e contribuir assim para um dia-a-dia participativo, democrático, animado e ...
Formação continuada de professores em Campo Maior-PI: desafios e possibilidades no campo da educação infantil
A formação continuada de professores é um componente de suma importância que contribui para o aperfeiçoamento da prática pedagógica, compreender as necessidades e possibilidades da formação continuada é crucial para o fortalecimento dessa prática docente. Este trabalho tem por objetivo geral analisar os desafios e possibilidades da formação continuada de professores da Educação Infantil no município de Campo Maior. A fim de alcançar o objetivo proposto elegeu-se três objetivos especí ...
A formação de professores da educação infantil em Campo Maior-pi: impactos na prática pedagógica
Refletir sobre a formação de professores da Educação Infantil é considerar o envolvimento social e o fazer pedagógico que sustenta os primeiros anos do processo educativo. Essa etapa, frequentemente subestimada no cenário educacional brasileiro, demanda profissionais não apenas qualificados, mas sensíveis às diversas dimensões do desenvolvimento infantil. No entanto, ainda há desafios que revelam a distância entre a formação oferecida e as necessidades reais das práticas pedagógicas. Nes...
Ensino de ciências na educação de jovens e adultos (EJA): uma realidade nas etapas IV e V das escolas da zona urbana do município de Campo Maior (PI)
Investigamos o ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA), concentrando-se nas etapas IV e V das escolas urbanas do município de Campo Maior (PI). Adotou-se uma abordagem mista, combinando entrevistas semiestruturadas com professores e análise de conteúdo de dados para identificar categorias temáticas nas falas dos professores. A EJA é um instrumento de inclusão social, diante do seu contexto histórico no Brasil, e o ensino de Ciências desempenha um papel fundamental para a form...
O livro didático e o ensino de zoologia: uma análise crítica do conteúdo nos anos finais do ensino fundamental
Este trabalho investigou a abordagem dos conteúdos de Zoologia nos livros didáticos de Ciências destinados aos anos finais do Ensino Fundamental, com o objetivo de avaliar a presença, a qualidade e a organização desses conteúdos em relação às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O estudo foi motivado pela importância da Zoologia no ensino de Ciências, como o desenvolvimento de competências investigativas e para a compreensão dos fenômenos biológicos no cotidiano dos alunos. A ...
É São João! Cultura e educação: saberes e tradições na educação formal e não formal em Castelo do Piauí
Este Trabalho de Conclusão de Curso investiga a atuação e os desafios enfrentados pelos grupos juninos no município de Castelo do Piauí (PI), sob a perspectiva de um quadrilheiro e agente cultural. Motivada pela experiência do autor no movimento junino, a pesquisa tem como objetivo compreender a produção da cultura junina, destacando sua relevância na educação formal e não formal, bem como na construção da identidade cultural local. Além disso, apresenta propostas de transposição didátic...
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