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Tipo do documento: Dissertação
Título: Hipo e hipersegmentação: a influência da hierarquia prosódica nas segmentações não-convencionais produzidas por alunos do 6º ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Hypo and hypersegmentation: the influence of the prosodic hierarchy on the non-conventional segmentations produced by 6th grade students
Autor: Pimentel, Janaina de Oliveira
Primeiro orientador: Silva, Ailma do Nascimento
Resumo: Neste estudo, apresentou-se a descrição e análise de dados de segmentação não-convencional encontrados em textos espontâneos de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Entende-se por erros de segmentação os fenômenos hipossegmentação - junção de palavras que deveriam ser grafadas separadas, hipersegmentação - inserção de espaço no interior de palavras segmentando-as em duas ou mais partes e hibridismo – a ocorrência simultânea de hipo e hipersegmentação em uma mesma estrutura. Embora estes processos sejam característicos da aquisição da língua escrita eles ainda são produzidos com muita frequência em anos posteriores à fase de aquisição dessa modalidade. Desse modo, buscou-se entender o porquê de os alunos no 6º ano, ainda produzirem erros de segmentação. Para isso, o corpus foi constituído por 55 (cinquenta e cinco) textos que apresentaram 285 (duzentos e oitenta e cinco) ocorrências dos processos investigados. Objetivou-se com a compreensão desses fenômenos, oferecer a professores do Ensino Fundamental, o entendimento sobre os mecanismos da língua, sobretudo dos processos fonológicos que podem favorecer as segmentações indevidas, bem como uma proposta de intervenção que trabalhe esses fenômenos. O subsídio teórico foi constituído pelos estudos de Bisol (2005), Nespor e Vogel (1986) Kato (1987), Faraco (2012), Cangemi (2014), Cunha (2004), Collischonn (2005), Tenani (2011) e Brandão (2015). Os resultados obtidos demonstraram grande produtividade de dados de hipersegmentação,165 ocorrências, contra, 107 casos de hipossegmentação e apenas, 13 ocorrências híbridas - estruturas que apresentam simultaneamente hipo e hipersegmentação. A partir das descrições e análises feitas, constatou-se que a palavra gramatical (ou clítico) constituiu a maior parte dos dados de segmentação não-convencional nos dois tipos de processos. Dessa forma, depreendeu-se que a dificuldade em reconhecer essas palavras como autônomas favoreceu, na turma investigada, as ocorrências de segmentação não-convencional. A par dessa constatação, foram elaboradas atividades que visam a conscientizar os escreventes de que as palavras gramaticais (ou clíticos) são palavras, apesar de não possuírem independência fonológica e nem sintática, criando situações que levam os alunos a refletirem sobre o funcionamento desses elementos na língua escrita.
Abstract: The present study shows the description and analysis of non-conventional segmentation data found in spontaneous texts from students of the 6th year of Elementary School. Segmentation faults are understood as the phenomena of hyposegmentation - junction of words that should be separately spelled, hypersegmentation - insertion of space within words segmenting them in two or more parts and hybridism - the simultaneous occurrence of hyposegmentation and hypersegmentation in the same structure. Although those processes are characteristic of written language acquisition, they are still often produced in the coming years after the acquisition. Thus, we sought to understand why students in the 6th year still produce segmentation faults. For this, the corpus consisted of 49 (forty-nine) texts that presented 285 (two hundred and eighty-five) occurrences of the investigated processes. It was intended the understanding of those phenomena in order to offer to Elementary School teachers the understanding of language mechanisms, especially the phonological processes that may encourage inappropriate segmentations as well as an intervention proposition that cope with the referred phenomena. The theoretical bases were constituted by the studies of Bisol (2005), Nespor and Vogel (1986), Kato (1987), Faraco (2012), Cangemi (2014), Cunha (2004), Collischonn (2005), Tenani (2011) Brandão (2015). The results demonstrated high productivity of hypersegmentation, totalizing 165 occurrences, against 107 hyposegmentation ones, and only a number of 13 hybrid events - structures which have both hypo and hypersegmentation processes. The descriptions and analyses indicated that the grammatical word (or clitic) was the most unconventional segmentation in both types of processes. Therefore, it was verified that the difficulty in recognizing the words as autonomous ones, in the investigated group, led to the unconventional segmentation occurrences. Moreover, activities were developed with the purpose to teach the writers that grammatical words (or clitics) are words, despite the lack of phonological independence as well as syntactical one, aiming to create situations which lead students to reflect on the functioning of such elements in written language.
Palavras-chave: Ensino de Escrita
Hipossegmentação
Hipersegmentação
Hibridismo
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: PIMENTEL, Janaina de Oliveira. Hipo e hipersegmentação: a influência da hierarquia prosódica nas segmentações não-convencionais produzidas por alunos do 6º ano do ensino fundamental. 2016. 175 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/105
Data de defesa: 4-Nov-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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