Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/106
Tipo do documento: Dissertação
Título: Os processos referenciais e a construção de sentidos no gênero conto
Título(s) alternativo(s): The referential processes and the construction of meanings in the story genre
Autor: Cruz, Noemi Kelly de Oliveira
Primeiro orientador: Lima, Silvana Maria Calixto de
Resumo: Este trabalho tem como tema ―Leitura e Referenciação‖, mais especificamente ―Os processos referenciais e a construção de sentidos no gênero conto‖. Nesse contexto, buscamos responder às seguintes questões: Como os processos referenciais influenciam na construção de sentidos do gênero conto? Como desenvolver atividades com estratégias de referenciação que minimizem as dificuldades de compreensão em contos? Entendemos que o trabalho com estratégias de referenciação promove a ampliação da compreensão leitora em textos narrativos. Nessa perspectiva, o trabalho desenvolveu-se com o objetivo de investigar como os processos referenciais contribuem para a construção de sentidos em contos, tendo em vista que as estratégias de referenciação são fundamentais para a progressão e compreensão textual. Partimos da aplicação de uma atividade de interpretação de contos usando as estratégias de referenciação, diagnosticando, assim, as principais dificuldades de identificação (ou construção) e retomada dos referentes, além de organizar uma proposta de trabalho com estratégias de referenciação para que o aluno amplie a construção de sentidos do gênero conto. Desse modo, a pesquisa classifica-se como descritiva-explicativa, de cunho qualitativo, usando como procedimentos técnicos metodológicos a pesquisa de campo, a pesquisa-ação e a pesquisa bibliográfica. O método utilizado para a abordagem do trabalho é o hipotético-dedutivo. Esse estudo tem como sujeitos os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal localizada na cidade de Cabeceiras do Piauí. O referencial teórico baseia-se nas contribuições de Mondada e Dubois (2003); Koch (2015); Cavalcante (2014); Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Koch e Elias (2006), dentre outros. Analisando os resultados da atividade diagnóstica, constatou-se a dificuldade dos alunos em compreender os processos referenciais, comprometendo, assim, a compreensão leitora, especialmente, em contos. A pesquisa conclui-se com a elaboração de uma proposta de intervenção com o intuito de amenizar as dificuldades de compreensão de contos dos alunos do 9º ano, contribuindo, assim, com o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: This work has as theme "Reading and Referencing", more specifically "The referential processes and the construction of meaning in the genre tale". In this context, we seek to answer the following questions: How referential processes influence the construction of meaning of the texts with the genre tale? How to develop activities with strategies of referencing that minimize in the difficulties of understanding in tales? We understand that working with strategies of referencing promotes the expansion of reading comprehension in narrative texts. In this perspective, the work developed with the objective of investigate how the referential processes contribute to the construction of meaning in tales, given that the strategies of referencing are fundamental to the progression and textual understanding. We start from the application of an activity of interpretation of tales using the strategies of referencing, diagnosing, thus the main difficulties in the identifying (or construction) and resumption of the referents besides organizing a job proposal with strategies of referencing for that the student to enlarges the construction of meaning in the genre tale. In this way, the research is classified as descriptive-explanatory, qualitative nature, using as technical methodological procedures field research, action research and the bibliographical research. The method used for the approach to work is the hypothetical-deductive. This study has as subject students of the 9th grade of Elementary School to a municipal school located in Cabeceiras do Piauí. The theoretical framework is based on the contributions of Mondada and Dubois (2003); Koch (2015); Cavalcante (2014); Cavalcante, Custodio Filho and Brito (2014); Koch and Elias (2006), among others. Analyzing the results of the diagnostic activity, it was noticed the students' difficulty in understanding the referential processes, compromising, thus, the reading comprehension, specially in tales. The research was concluded with the preparation of a proposal for intervention in order to ease the difficulties of understanding of tales of 9th graders, contributing, thus, with the process of teaching and learning.
Palavras-chave: Compreensão Leitora
Processos Referenciais
Gênero Conto
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: CRUZ, Noemi Kelly de Oliveira. Os processos referenciais e a construção de sentidos no gênero conto. 2016. 170 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Endereço da licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/106
Data de defesa: 27-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto integral3,14 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons