Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Mayra Taciane Ferreira Brito de-
dc.contributor.advisor1Alves, Shirlei Marly-
dc.date.accessioned2025-01-13T02:52:24Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Mayra Taciane Ferreira Brito de. Dos quadrinhos ao podcast: a retextualização como ferramenta de análise da compreensão leitora no 9º ano do ensino fundamental. 2024. 123 f. Dissertação (Programa de Mestrado) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/1121-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo geral analisar a compreensão leitora dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, com base na atividade de retextualização de tiras em narrativa em prosa, como texto meio, e podcast, como texto fim, o próprio texto retextualizado, verificando o nível de compreensão alcançado e as estratégias de leitura que utilizam ao ler e interagir com o texto. Trata-se de pesquisa aplicada, pois realizou-se uma proposta interventiva a fim de compreender um problema, relacionado à elaboração de inferências, e, assim, propor uma solução durante as atividades de leitura em sala de aula. Procedeu-se a uma abordagem qualitativa de dados, os quais foram colhidos a partir do desenvolvimento de uma sequência didática. Os sujeitos da pesquisa são alunos do 9º ano de uma escola da rede municipal em Timon. O corpus são os dados referentes ao desempenho dos alunos na atividade de leitura aplicada, a partir da qual foi possível analisar a elaboração de inferências com base na classificação proposta por Marcuschi (2018): indução, particularização e reconstrução. Além de Marcuschi (2018, 2010), o embasamento teórico provém de Bakhtin (2003) e Dolz & Schneuwly (2004) para tratar sobre gênero; Kleiman (2002), Solé (1998), Koch e Elias (2008), no que concerne às concepções de leitura; Dell’Isola (1988, 2007) para a retextualização e inferência. Mendonça (2002) e Lopes (2021), entre outros, fundamentaram o estudo sobre os gêneros tira e podcast. Como referencial pedagógico, foi consultada a Base Nacional Comum Curricular. Os resultados revelam que os alunos, em sua maioria, constroem inferências na escrita de forma incipiente, sem explorar todos os sentidos das expressões apresentadas no texto, bem como não utilizam seus conhecimentos prévios ou contexto extralinguístico em sua elaboração, tendo mais sucesso no momento da intervenção direta de um mediador, o que aconteceu no momento da produção oral. Assim, é notória a necessidade de usar outras ferramentas que permitam ao aluno ter suas competências de leitura e expressão bem desenvolvidas. Com base nisso, foi elaborado um produto pedagógico, e-book, visando minorar os problemas decorrentes da elaboração de inferências com um gênero textual já muito explorado em sala de aula, como a tira, em consonância com outro ainda pouco explorado, o podcast, que permite fomento à leitura e inserção do aluno como sujeito atuante nas práticas sociais.por
dc.description.abstractThe general objective of this research is to analyze the reading comprehension of 9th-grade elementary school students based on the activity of retextualizing comic strips into narrative prose as an intermediary text, and a podcast as the final text—the retextualized text itself—verifying the level of comprehension achieved and the reading strategies used when reading and interacting with the text. This is applied research, as an intervention proposal was carried out to understand a problem related to the elaboration of inferences and, thus, propose a solution during reading activities in the classroom. A qualitative approach to data was undertaken, collected through the development of a didactic sequence. The subjects of the research are 9th-grade students from a municipal school in Timon. The corpus consists of data regarding students' performance in the reading activity applied, from which it was possible to analyze the elaboration of inferences based on the classification proposed by Marcuschi (2018): induction, particularization, and reconstruction. In addition to Marcuschi (2018, 2010), the theoretical foundation comes from Bakhtin (2003) and Dolz & Schneuwly (2004) to address genre; Kleiman (2002), Solé (1998), Koch and Elias (2008) regarding conceptions of reading; and Dell’Isola (1988, 2007) for retextualization and inference. Mendonça (2002) and Lopes (2021), among others, supported the study of the comic strip and podcast genres. As a pedagogical reference, the National Common Curricular Base was consulted. The results reveal that students, for the most part, construct inferences in writing in a rudimentary manner, without exploring all the meanings of the expressions presented in the text, as well as failing to use their prior knowledge or extralinguistic context in their elaboration, achieving greater success during direct intervention by a mediator, which occurred during oral production. Thus, it is clear that there is a need to use other tools that allow students to better develop their reading and expressive skills. Based on this, a pedagogical product, an e-book, was developed to address the problems arising from the elaboration of inferences, using a textual genre already widely explored in the classroom, such as the comic strip, in conjunction with another still little explored, the podcast, which fosters reading and positions the student as an active participant in social practiceseng
dc.description.provenanceSubmitted by MAYRA DE OLIVEIRA (mayratacianefb.deo@aluno.uespi.br) on 2025-01-13T02:52:24Z No. of bitstreams: 2 DISSSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 3942069 bytes, checksum: 71ae10e1f87fb3de2eeccbd3cad03970 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA A PUBLICAÇÃO.pdf: 91256 bytes, checksum: 5dbdfcb6f5779c51b6e2d45af09f61e6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-13T02:52:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 DISSSERTAÇÃO COMPLETA.pdf: 3942069 bytes, checksum: 71ae10e1f87fb3de2eeccbd3cad03970 (MD5) TERMO DE AUTORIZAÇÃO PARA A PUBLICAÇÃO.pdf: 91256 bytes, checksum: 5dbdfcb6f5779c51b6e2d45af09f61e6 (MD5) Previous issue date: 2024-11-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ciencias Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectInferênciapor
dc.subjectRetextualizaçãopor
dc.subjectTirapor
dc.subjectPodcastpor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectInferenceeng
dc.subjectRetextualizationeng
dc.subjectComic stripeng
dc.subjectPodcast.eng
dc.subject.cnpqLINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleDos quadrinhos ao podcast: a retextualização como ferramenta de análise da compreensão leitora no 9º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSSERTAÇÃO COMPLETA.pdf3,85 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.