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Tipo do documento: Dissertação
Título: Contos escolares, contexto de elaboração, coerência textual e verossimilhança: uma análise de produções escritas por alunos do 9º ano do ensino fundamental
Autor: Cruz, Lucilene de França Matos 
Primeiro orientador: Vieira , Rita Alves
Primeiro membro da banca: Serafim, Monica de Souza
Segundo membro da banca: Alves , Shirlei Marly
Resumo: Esta pesquisa, "Contos Escolares, Contexto de Elaboração e Coerência Textual: uma Análise de Produções Escritas por Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental", apresenta produções de contos com o propósito de analisar a coerência textual dessas produções em turmas de 9º ano. Buscamos com este trabalho responder à seguinte pergunta: Qual(is) estratégia(s) pedagógica(s), textuais e conteudistas propiciarão aos alunos do 9º ano mais aparato para produzirem um conto, sobretudo, levando em consideração as relações de coerência textual? Foram utilizadas estratégias de produção textual com o objetivo de reconhecer metodologias de produção de contos mais eficazes para trabalhar com a escrita dos alunos. O foco desta pesquisa foi analisar o contexto e o processo de sustentação da coerência textual nos contos escritos pelos alunos. Dessa forma, procurou-se analisar o contexto de elaboração, bem como aspectos da verossimilhança externa e interna que sustentam a coerência nas narrativas. Para tanto, partimos da aplicação de atividades de orientação para produções de texto no gênero conto psicológico e de terror, adotando quatro estratégias distintas, a fim de identificarmos em qual delas os alunos apresentaram melhor progresso ou a mais funcional à produção textual, discutindo especificidades pedagógicas e temáticas. O suporte teórico que embasou esta pesquisa foi formado pelos estudos de Terra e Pacheco (2017) sobre a compreensão do conto na sala de aula, bem como as características e estruturas do conto por Rector (2017); Koch (2006) contribuiu com a análise dos sentidos do texto, com enfoque na coerência textual; Bastos (2001) abordou a coerência em narrativas escolares; D'Onofrio (2003) explorou a teoria do texto e as concepções de verossimilhança; Antunes (2003) enfatizou o sentido do texto, enquanto Gancho (2002) tratou da análise de narrativas e suas contribuições para a verossimilhança. Todorov (2017) foi importante para a compreensão da literatura fantástica. Koch e Elias (2006), bem como Koch e Travaglia (2022) discutiram as concepções de coerência textual. Cosson (2021), Marcuschi (2008) e outros teóricos, além de artigos, teses e dissertações, também serviram de base para esta pesquisa. A metodologia adotada quanto à abordagem foi de cunho qualiquantitativo e quanto ao tipo foi de caráter exploratório, descritivo, de campo, documental e bibliográfico. O corpus deste estudo foi composto por quatro produções de texto, realizadas por alunos do 9º ano durante as oficinas em sala de aula. Essas atividades foram desenvolvidas em uma escola pública localizada no município de Floriano-PI. Os resultados revelaram que das quatro estratégias metodológicas utilizadas, a quarta foi a que mais favoreceu o desenvolvimento dos alunos, conforme os objetivos propostos pela pesquisa. Nesta última, Produção de Texto Orientada, os alunos, após terem passado por três estratégias pedagógicas, demonstraram melhor desempenho. Eles compreenderam o contexto da proposta e apresentaram domínio na coerência entre as partes do texto, criando contos e repassando credibilidade em suas produções. Como produto, apresentamos oficinas com estratégias pedagógicas que oferecem suporte aos professores para aprimorarem suas aulas a partir de metodologias de produção de texto no gênero conto, cujo objetivo é contribuir para que o aluno dos anos finais do Ensino Fundamental desenvolva a habilidade de produção de texto do gênero conto de terror e psicológico.
Abstract: This research, "School Stories, Context of Elaboration and Textual Coherence: an Analysis of Productions Written by 9th Year Elementary School Students", presents short story productions with the purpose of analyzing the textual coherence of these productions in 9th year classes. With this work, we seek to answer the following question: Which pedagogical, textual and content strategy(ies) will provide 9th grade students with more equipment to produce a short story, above all, taking into account the relationships of textual coherence? Text production strategies were used with the aim of recognizing more effective short story production methodologies to work with students' writing. The focus of this research was to analyze the context and the process of sustaining textual coherence in the stories written by the students. In this way, we sought to analyze the context of elaboration, as well as aspects of external and internal verisimilitude that support coherence in the narratives. To this end, we started with the application of guidance activities for text productions in the psychological and horror story genre, adopting four different strategies, in order to identify which of them the students showed the best progress or the most functional in textual production, discussing pedagogical specificities and themes. The theoretical support that supported this research was formed by studies by Terra and Pacheco (2017) on the understanding of short stories in the classroom, as well as the characteristics and structures of short stories by Rector (2017); Koch (2006) contributed to the analysis of the meaning of the text, focusing on textual coherence; Bastos (2001) addressed coherence in school narratives; D'Onofrio (2003) explored text theory and conceptions of verisimilitude; Antunes (2003) emphasized the meaning of the text, while Gancho (2002) dealt with the analysis of narratives and their contributions to verisimilitude. Todorov (2017) was important for understanding fantasy literature. Koch and Elias (2006), as well as Koch and Travaglia (2022) discussed the conceptions of textual coherence. Cosson (2021), Marcuschi (2008) and other theorists, in addition to articles, theses and dissertations, also served as the basis for this research. The methodology adopted in terms of approach was qualitative and quantitative in nature and in terms of type it was exploratory, descriptive, field, documentary and bibliographic in nature. The corpus of this study was composed of four text productions, carried out by 9th grade students during classroom workshops. These activities were developed in a public school located in the municipality of Floriano-PI. The results revealed that of the four methodological strategies used, the fourth was the one that most favored the development of students, according to the objectives proposed by the research. In the latter, Guided Text Production, the students, after having gone through three pedagogical strategies, demonstrated better performance. They understood the context of the proposal and demonstrated coherence between parts of the text, creating stories and conveying credibility in their productions. As a product, we present workshops with pedagogical strategies that offer support to teachers to improve their classes using text production methodologies in the short story genre, whose objective is to help students in the final years of Elementary School develop text production skills. of the horror and psychological tale genre.
Palavras-chave: Contos Escolares
Produção de Contos
Contexto de Elaboração
Coerência
Verossimilhança Externa e Interna
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Programa de Mestrado Profissional em Letras
Citação: CRUZ, Lucilene de França Matos. Contos escolares, contexto de elaboração, coerência textual e verossimilhança: uma análise de produções escritas por alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2024. 298 f. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina,2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1149
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:Programa de Mestrado Profissional em Letras

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