| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1158| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Emprego didatico dos animes na abordagem de questões ambientais nos iniciais do ensino fundamental |
| Autor: | Nunes, Alex de Sousa |
| Primeiro orientador: | Mendes, Napoleão Marcos de Moura |
| Resumo: | Esse trabalho aborda o emprego didático dos animes no tratamento de questões ambientais nas séries iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral desta pesquisa é analisar de forma objetiva como os animes podem ser utilizados para trabalhar questões ambientais em sala de aula, tornando assim o conteúdo mais fácil e cativante de se compreender. Para que isso fosse possível, foram feitos levantamentos bibliográficos que contribuíram significativamente para o aprofundamento do tema, e propuseram uma compreensão relevante a respeito do estudo. Desse modo, para ajudar a entender esse aspecto foram considerados autores relevantes como Veiga (1994), Siqueira (2006), Libâneo (1999), Carvalho (2006), Freitas (1995), dentre outros. Além da abordagem bibliográfica, foram feitas análises de obras fílmicas do Studio Ghibli que corroboram para afirmar o emprego didático destes conteúdos no processo de ensino. Sendo assim, foi possível afirmar que os animes em sua estrutura narrativa, são capazes de abordar inúmeros conteúdos que estão presentes dentro do currículo, constituindo-se como importantes instrumentos de ensino para os professores. |
| Abstract: | This work addresses the didactic use of anime in the treatment of environmental issues in elementary school. The general objective of this research is to objectively analyze how anime can be used to work on environmental issues in the classroom, thus making the content easier and more captivating to understand. To make this possible, bibliographical surveys were carried out that contributed significantly to the deepening of the topic, and proposed a relevant understanding regarding the study. Therefore, to help understand this aspect, relevant authors such as Veiga (1994), Siqueira (2006), Libâneo (1999), Carvalho (2006), Freitas (1995), among others, were considered. In addition to the bibliographical approach, analyzes of Studio Ghibli's film works were carried out, which confirm the didactic use of these contents in the teaching process. Therefore, it was possible to affirm that animes, in their narrative structure, are capable of addressing numerous contents that are present within the curriculum, constituting important teaching instruments for teachers. |
| Palavras-chave: | Anime Didática Ensino Fundamental Meio Ambiente |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | NUNES, Alex de Sousa. Emprego didático dos animes na abordagem de questões ambientais nas séries iniciais do ensino fundamental. 2024. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-Pi. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1158 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
