Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1158
Tipo do documento: Monografia
Título: Emprego didatico dos animes na abordagem de questões ambientais nos iniciais do ensino fundamental
Autor: Nunes, Alex de Sousa
Primeiro orientador: Mendes, Napoleão Marcos de Moura
Resumo: Esse trabalho aborda o emprego didático dos animes no tratamento de questões ambientais nas séries iniciais do ensino fundamental. O objetivo geral desta pesquisa é analisar de forma objetiva como os animes podem ser utilizados para trabalhar questões ambientais em sala de aula, tornando assim o conteúdo mais fácil e cativante de se compreender. Para que isso fosse possível, foram feitos levantamentos bibliográficos que contribuíram significativamente para o aprofundamento do tema, e propuseram uma compreensão relevante a respeito do estudo. Desse modo, para ajudar a entender esse aspecto foram considerados autores relevantes como Veiga (1994), Siqueira (2006), Libâneo (1999), Carvalho (2006), Freitas (1995), dentre outros. Além da abordagem bibliográfica, foram feitas análises de obras fílmicas do Studio Ghibli que corroboram para afirmar o emprego didático destes conteúdos no processo de ensino. Sendo assim, foi possível afirmar que os animes em sua estrutura narrativa, são capazes de abordar inúmeros conteúdos que estão presentes dentro do currículo, constituindo-se como importantes instrumentos de ensino para os professores.
Abstract: This work addresses the didactic use of anime in the treatment of environmental issues in elementary school. The general objective of this research is to objectively analyze how anime can be used to work on environmental issues in the classroom, thus making the content easier and more captivating to understand. To make this possible, bibliographical surveys were carried out that contributed significantly to the deepening of the topic, and proposed a relevant understanding regarding the study. Therefore, to help understand this aspect, relevant authors such as Veiga (1994), Siqueira (2006), Libâneo (1999), Carvalho (2006), Freitas (1995), among others, were considered. In addition to the bibliographical approach, analyzes of Studio Ghibli's film works were carried out, which confirm the didactic use of these contents in the teaching process. Therefore, it was possible to affirm that animes, in their narrative structure, are capable of addressing numerous contents that are present within the curriculum, constituting important teaching instruments for teachers.
Palavras-chave: Anime
Didática
Ensino Fundamental
Meio Ambiente
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ensino - Campus do Interior
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: NUNES, Alex de Sousa. Emprego didático dos animes na abordagem de questões ambientais nas séries iniciais do ensino fundamental. 2024. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-Pi.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1158
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.