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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1159| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Educação ambiental no contexto escolar: avaliação das abordagens de EA nos livros didáticos de Ciências 5º ano |
| Autor: | Soares, Liliana Maria |
| Primeiro orientador: | Silva, Maria Pessoa da |
| Primeiro coorientador: | Korndörfer, Carla Ledi |
| Primeiro membro da banca: | Coutinho, Maria Beatriz Dias |
| Segundo membro da banca: | Lima, Adriana de Sousa |
| Resumo: | Decorrente das atividades humanas, os bens naturais estão cada vez mais escasso, o que tem tornado a EA indispensável na sociedade. Nesse contexto os LDs desempenham um papel importante na promoção da EA, oferecendo ao professor diversas possibilidades para desenvolver práticas que venham fortalecer o aprendizado. Este trabalho objetivou analisar as abordagens presentes nos LDs de Ciências do 5° Ano, verificando os conteúdos, examinando as metodologias ativas utilizadas além de identificando a interdisciplinaridade e a finalidade da EA nos livros didáticos. Para alcançarmos os objetivos propostos, utilizamos uma abordagem qualitativa e quantitativa do tipo análise documental associada a análise bibliográfica. Foram analisados oito livros didáticos de Ciências que totalizou em 100%, sendo que apenas 25% foram adotados na rede pública de Campo Maior. Mediante a análise cuidadosa foram achados conteúdos relacionados a EA, no entanto, apenas 25% dos LDs apresentaram temas como erosão e degradação e saneamento básico, quanto as metodologias, 12,5% dos LDs apresentaram a metodologia gamificação e 37% dos livros apresentaram a metodologia Aprendizado Baseado em Problema (ABP). Os livros didáticos interagiram com disciplinas como português, matemática, história, geografia, artes e tecnologias. As obras analisadas tinham a finalidade de incentivar a consciência os alunos em relação as questões ambientais. Em suma, a análise dos LDs mostra a importância de reavaliar e aperfeiçoar os materiais utilizados na educação, uma vez que é a partir dessas avaliações que podemos identificar falhas presentes nestes materiais. Isso é fundamental para que a EA seja abordada de forma prática e efetiva, proporcionando a sociedade o desenvolvimento de uma consciência crítica e ativa em relação as questões ambientais. |
| Abstract: | As a result of human activities, natural resources are becoming increasingly scarce, which has made EE indispensable in society. In this context, textbooks play an important role in promoting EE, offering teachers several possibilities to develop practices that strengthen learning. This study aimed to analyze the approaches present in 5th grade Science textbooks, verifying the contents, examining the active methodologies used, and identifying the interdisciplinarity and purpose of EE in textbooks. To achieve the proposed objectives, we used a qualitative and quantitative approach of the documentary analysis type associated with bibliographic analysis. Eight Science textbooks were analyzed, totaling 100%, of which only 25% were adopted in the pública network of Campo Maior. Through careful analysis, content related to EE was found; however, only 25% of the textbooks presented themes such as erosion and degradation and basic sanitation. As for methodologies, 12.5% of the textbooks presented the gamification methodology and 37% of the books presented the Problem-Based Learning (PBL) methodology. The textbooks interacted with subjects such as Portuguese, mathematics, history, geography, arts, and technology. The works analyzed were intended to encourage students' awareness of environmental issues. In short, the analysis of the textbooks shows the importance of re-evaluating and improving the materials used in education, since it is through these evaluations that we can identify flaws in these materials. This is essential for EE to be approached in a practical and effective way, providing society with the opportunity to develop a critical and active awareness regarding environmental issues. |
| Palavras-chave: | Consciência Ambiental Interdisciplinaridade Sustentabilidade |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Ciências Biológicas |
| Citação: | Soares, Liliana Maria. Educação ambiental no contexto escolar: avaliação das abordagens de EA nos livros didáticos de Ciências 5º ano. 2024. 50 f. Monografia (Licenciatura Plena em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior-PI, 2024 . |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1159 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Ciências Biológicas (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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