Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1166
Tipo do documento: | Artigo |
Título: | Análise da produção monográfica sobre educação inclusiva no curso de pedagogia da UESPI, campus de Picos-PI, no período de 2017 a 2023 |
Autor: | Vieira, Érica da Silva |
Primeiro orientador: | Mendes, Napoleão Marcos de Moura |
Primeiro membro da banca: | Silva, Fabrícia Gomes da |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Jefferson Antônio de |
Resumo: | A Educação Inclusiva visa garantir o direito de todos à aprendizagem, representando uma mudança de paradigma, que coloca a diversidade como riqueza e ressalta o valor das diferenças individuais. O presente trabalho conduziu à problemática da construção de pesquisas sobre a “Educação Inclusiva” e foi estruturada para analisar os trabalhos de conclusão de curso dos alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UESPI, no Campus de Picos, no período de 2017 a 2023. Primeiramente, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema da Educação Inclusiva utilizando-se das contribuições de autores como Camargo (2018), Mantoan (2003), Fontana (2018), dentre outros autores em seguida, pesquisa documental com os trabalhos armazenados na biblioteca do Campus de Picos, escolhendo os documentos que tratam a respeito da questão em foco. Os trabalhos abordam uma ampla gama de questões relacionadas à Educação Inclusiva, desde aspectos teóricos e conceituais até práticas pedagógicas e políticas públicas. Os resultados deste estudo contribuem para o avanço do conhecimento sobre a produção acadêmica em Educação Inclusiva no curso de pedagogia e podem servir como referência para futuras pesquisas na área. |
Abstract: | Inclusive Education aims to guarantee everyone's right to learning, representing a paradigm shift that places diversity as wealth and emphasizes the value of individual differences. This work led to the problem of constructing research on “Inclusive Education” and was structured to analyze the final coursework of students in the Pedagogy Degree course at UESPI, on the Picos Campus, from 2017 to 2023. First, a bibliographical research was carried out on the theme of Inclusive Education using the contributions of authors such as Camargo (2018), Mantoan (2003), Fontana (2018), among other authors. Then, documentary research with the works stored in the library of the Picos Campus, choosing the documents that deal with the issue in focus. The works address a wide range of issues related to Inclusive Education, from theoretical and conceptual aspects to pedagogical practices and public policies. The results of this study contribute to the advancement of knowledge about academic production in Inclusive Education in the pedagogy course and can serve as a reference for future research in the area. |
Palavras-chave: | Pesquisa Educação Inclusão Search Education Inclusion |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
Citação: | VIEIRA, Érica da Silva. Análise da produção monográfica sobre educação inclusiva no curso de Pedagogia da UESPI, campus de Picos-PI, no período de 2017 a 2023. 2024. 24f. Artigo( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2024 . |
Tipo de acesso: | Acesso Embargado |
URI: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1166 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.