Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Luciana Oliveira de-
dc.contributor.advisor1Fernandes, Fabrício Flores-
dc.contributor.referee1Fernandes, Fabrício Flores-
dc.contributor.referee2Fontes, Érica Rodrigues-
dc.contributor.referee3Silva, Raimunda Celestina Mendes da-
dc.date.accessioned2017-09-12T19:09:40Z-
dc.date.issued2013-08-07-
dc.identifier.citationSOUSA, Luciana Oliveira de. Ficção, história e engajamento em Quarup, de Antonio Callado. 2013. 81 f. Dissertação( Programa Mestrado Acadêmico em Letras), Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2013.por
dc.identifier.urihttp://localhost:8080/tede/handle/tede/116-
dc.description.resumoEste trabalho investiga a representação dos fatos históricos referentes à Ditadura Militar brasileira no romance Quarup (1967), de Antonio Callado, uma vez que, nesse período, a arte virou instrumento de manifestação política e de denúncia, ganhando seguidores, principalmente os jovens, revelando nomes na música, na literatura, no cinema e no teatro. Foi, então, a partir dos primeiros contatos com obras literárias que retratassem algo ligado à ditadura, que surgiu o imperativo de saber o que mais havia de escritos literários acerca daquela época. E havia muito. Há, porque a arte se perpetua. Estão lá, registrados, todos aqueles anos de tortura e violência, física e psicológica, está lá a luta de jovens sedentos por transformações sociais. Nesse intento, foi realizada pesquisa de natureza bibliográfica. A hipótese interpretativa, sobre a qual se inclina este estudo, é a de que o romance Quarup se constitui em importante representante da literatura engajada do Brasil. Para validar a hipótese, alicerça-se, principalmente, sobre as postulações de Jean-Paul Sartre (2004), contando, ainda, com os escritos de Benoît Dennis (2002) e Antonio Candido (1970, 1989, 1993, 1995, 2002). Para a investigação da construção do referencial histórico do corpus, apoia-se em Peter Burke (1992), Luís Costa Lima (2006) e Maria Teresa da Freitas (1986). Assim, o estudo foi erigido em quatro capítulos e os resultados apontaram para a confirmação da hipótese, mostrando que história e ficção muitas vezes se entrecruzam nas obras literárias e que o escritor engajado, ao assumir seu compromisso de ir além do enredo que escreve, alcança o olhar crítico do leitor diante dos fatos que narra.por
dc.description.abstractThis work investigates the representation of historical facts, concerning to Brazilian military dictatorship in thenovel Quarup (1967), by Antonio Callado, once that, in this period, art became an instrument of political manifestation and complaint, gaining followers, mainly the young people, revealing names in music, in literature, in cinema and in theatre. It was then, from the first contacts with literary works that portrayed something connected to dictatorship, that emerged the imperative of knowing what else there were more of written works of that epoch. And there were a lot of them. There are, because art perpetuates itself. They are there, registred, all those years of torture and physical and psychological violence, it is there the struggle of the young people, thirsty for social changes. In this way, it was made a bibliographic research. The interpretative hypothesis, on which leans this study, is that the novel Quarup constitutes an important exponent of the engaged literature of Brazil. To validate the hypothesis, it is founded, mainly, on the postulations of Jean-Paul Sartre (2004), and yet, the writings of Benoît Dennis (2002) and Antonio Candido (1970, 1989, 1993, 1995, 2002). To the investigation of the construction of the historical referential of the corpus, it relies on Peter Burke (1992), Luís Costa Lima (2006) and Maria Teresa da Freitas (1986). Thus, the study was erected in four chapters and the results pointed to the confirmation of the hypothesis, showing that history and fiction often intersect in literary works and that the engaged writer, by assuming his commitment of going beyond the plot he writes, he reaches the critical eye of the reader up against the facts he narrates.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jucyara Rodrigues (jucyararodrigues.biblio@gmail.com) on 2017-09-12T19:09:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSETACAO LUCIANA.pdf: 1336952 bytes, checksum: 03a07bfe7fe8c65c5bd46ea6d80895f8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-12T19:09:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) DISSETACAO LUCIANA.pdf: 1336952 bytes, checksum: 03a07bfe7fe8c65c5bd46ea6d80895f8 (MD5) Previous issue date: 2013-08-07eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Paiuípor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Acadêmico em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectFicçãopor
dc.subjectEngajamentopor
dc.subjectQuaruppor
dc.subject.cnpqLETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleFicção, história e engajamento em Quarup, de Antonio Calladopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Completa1,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons