Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/117
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Carlane Maria de Holanda | - |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Raimunda Celestina Mendes da | - |
dc.contributor.referee1 | Silva, Raimunda Celestina Mendes da | - |
dc.contributor.referee2 | Welter, Juliane Vargas | - |
dc.contributor.referee3 | Barbosa, Maria do Socorro Baptista | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-12T19:56:28Z | - |
dc.date.issued | 2017-05-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Carlane Maria de Holanda. A representação feminina na obra Sinfonia em branco de Adriana Lisboa. 2017. 124 f. Dissertação (Programa Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2017. | por |
dc.identifier.uri | http://localhost:8080/tede/handle/tede/117 | - |
dc.description.resumo | No âmbito da literatura brasileira contemporânea, a presente dissertação discute a representação feminina em Sinfonia em branco, de Adriana Lisboa e tem como objetivo analisar a relação entre os gêneros, a formação da identidade feminina, a sexualidade e a violência no universo feminino. Têm-se como perspectivas teóricas o Feminismo e os Estudos Culturais. A pesquisa é de caráter bibliográfico e tem como suporte os textos de Beauvoir (1986), Butler (2016), Cândido (2013), Duarte (2003), Gonçalves (2015), Hall (2011), Hollanda (1994), Lauretis (1994), Louro (2014), Rocha (2009), Saffioti (2015), Spivak (2010), Zinani (2010 e 2013a), Zolin (2009), entre outros. Lisboa aborda a condição existencial da mulher inserida no contexto patriarcal e desvenda o tipo de ambiente, público e privado, que as meninas e as mulheres dispõem para a formação de sua(s) identidade(s). Lisboa mantém o silêncio do discurso e a condição de subjugada da mulher, porém, dá visibilidade a esta através da mensagem do silêncio, do sofrimento, da vida e da morte, cujo sentido testemunha aquilo que as palavras foram impedidas de proferir. A reflexão sobre a representação da mulher inserida no contexto sociocultural do século XX gera também a reflexão sobre a condição existencial da mulher do século XXI, principalmente quanto à violência perpetrada pelo homem. | por |
dc.description.abstract | In the scope the contemporary Brazilian literature, the present dissertation discusses the feminine representation in the work Sinfonia em branco, by Adriana Lisboa and aims to analyze the relationship between genders, the formation of feminine identity, sexuality and violence in the female universe. They has theoretical perspectives the Feminism and the Cultural Studies. The research is of bibliographical character and has as support the texts of Beauvoir (1986), Butler (2016), Cândido (2013), Duarte (2003), Gonçalves (2015), Hall (2011), Hollanda (1994), Lauretis (1994), Louro (2014), Rocha (2009), Saffioti (2015), Spivak (2010), Zinani (2010 e 2013a), Zolin (2009), among others. Lisboa addresses the existential condition of the woman inserted in the patriarchal context and reveals the type of environment, public and private, that girls and women have for the formation of their identity (s). Lisboa maintains the silence of the discourse and the subjugated condition of the woman, but gives visibility to it through the message of silence, suffering, life and death, whose meaning testifies to what words were prevented from uttering. The reflection on the representation of the woman inserted in the sociocultural context of the XX century also generates the reflection on the existential condition of the woman of the XXI century, mainly regarding the violence perpetrated by the man. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Jucyara Rodrigues (jucyararodrigues.biblio@gmail.com) on 2017-09-12T19:56:28Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação - SILVA, Carlane Maria de Holanda..pdf: 1753925 bytes, checksum: 8b8576da8eb5a526d770fe6e7c6148e3 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-12T19:56:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação - SILVA, Carlane Maria de Holanda..pdf: 1753925 bytes, checksum: 8b8576da8eb5a526d770fe6e7c6148e3 (MD5) Previous issue date: 2017-05-29 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UESPI | por |
dc.publisher.program | Programa de Mestrado Acadêmico em Letras | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Relações de Gênero | por |
dc.subject | Identidade Feminina | por |
dc.subject | Violência Contra a Mulher | por |
dc.subject | Silenciamento | por |
dc.subject | Feminismo | por |
dc.subject.cnpq | LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA | por |
dc.title | A representação feminina na obra Sinfonia em branco de Adriana Lisboa | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Completa | Texto completo | 1,71 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons