Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/tede/handle/tede/118
Tipo do documento: Dissertação
Título: Oscar Wilde para crianças: estrutura narrativa e os conteúdos simbólicos nos contos ''O príncipe feliz'', ''O amigo devotado" e "O foguete notável"
Autor: Rocha, Danielle do Rêgo Monteiro
Primeiro orientador: Barbosa, Maria do Socorro Baptista
Primeiro membro da banca: Barbosa, Maria do Socorro Baptista
Segundo membro da banca: Cosme, Maria do Perpétuo Socorro Rêgo Reis
Terceiro membro da banca: Santos, Silvana Maria Pantoja dos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a produção infantojuvenil do escritor irlandês Oscar Fingal O´Flahertie Wills Wilde (1854-1900), representada por um corpus de três contos, “O Príncipe Feliz”, “O Amigo Devotado” e “O Foguete Notável”, que compõem a obra Oscar Wilde Stories for Children (2000) e publicados pela primeira vez em 1888, no livro O Príncipe Feliz e Outras Histórias. O foco da análise são os elementos comuns entre o conto de fadas tradicional e os contos de Oscar Wilde para crianças, os elementos inovadores que Oscar Wilde apresenta e os conteúdos latentes que podem ser suscitados durante a leitura, que tipos de provocações, reflexões e questionamentos o texto sugere. A escolha do objeto de estudo justifica-se pelo interesse em apontar as rupturas que Oscar Wilde traz em suas obras, rompendo não apenas com o sistema vigente na época vitoriana, mas com a estrutura e a linguagem convencional dos contos de fadas. O presente trabalho estabeleceu como base teórica a obra de Vladimir Propp (1984), que descreveu o conto de magia a partir do estudo das partes que o constituíam e a partir da relação entre estas partes entre si e com o conjunto. No tocante as questões relacionadas à literatura infantojuvenil e aos contos de fadas, o trabalho se fundamenta nos estudos de Coelho (1987, 2000, 2010), Corso (2006), Jauss (1994, 2002), Bettelheim (2007), entre outros. O resultado da análise aponta a relação entre os contos de fadas tradicionais e os contos de Wilde, evidenciando as inovações que sua obra confere a este gênero literário e as possíveis interpretações que os personagens e suas funções sugerem.
Abstract: This work aims at analyzing the production of the Irish writer Oscar Fingal O´Flahertie Wills Wilde (1854-1900) for children and adolescents, using three of the tales, “The Happy Prince”, “The Devoted Friend” and “The Remarkable Rocket”, in Oscar Wilde Stories for Children (2000) and published for the first time in 1888, in the book The Happy Prince and Other Tales. The analysis focus on the common elements between traditional fairy tales and Oscar Wilde´s tales for children, the innovative elements Oscar Wilde presents and the latent subjects that could be aroused during the reading and what types of reflections and questionings the text suggests. The choice of the study object is justified by the interest in pointing out the ruptures Oscar Wilde brings in his work, not only with the existing system at the Victorian time, but with the conventional structure and language of fairy tales. The work of Vladimir Propp (1984), that described the magic tales from the study of the pieces constituting the tale and from the relation between the pieces and from the pieces with the whole, was used as a theoretical basis for this work. The studies of Coelho (1987, 2000, 2010), Corso (2006), Jauss (1994, 2002), Bettelheim (2007), among others were used to fundament this work in regards of youth literature and fairy tales. The result of the analysis shows a relation between traditional fairy tales and Oscar Wilde´s tales, highlighting the innovations his work grants to this literary genre and the possible interpretations the characters and their roles suggest.
Palavras-chave: Literatura Infantojuvenil
Contos de Fadas
Tradição e Inovação
Oscar Wilde
Literatura Inglesa
Área(s) do CNPq: LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Programa: Programa de Mestrado Acadêmico em Letras
Citação: ROCHA, Danielle do Rêgo Monteiro. Oscar Wilde para crianças: estrutura narrativa e os conteúdos simbólicos nos contos ''O príncipe feliz'', ''O amigo devotado" e "O foguete notável". 2017. 80 f. Dissertação (Programa Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/118
Data de defesa: 6-Set-2017
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação CompletaTexto completo752,89 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.