Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1182
Tipo do documento: | Produto Educacional |
Título: | Produto educacional - estratégia pedagógica produção de texto |
Autor: | Cruz, Lucilene de França Matos |
Primeiro orientador: | Vieira , Rita Alves |
Primeiro membro da banca: | Serafim, Mônica de Souza |
Segundo membro da banca: | Alves , Shirlei Marly |
Resumo: | Despertar nos estudantes o desejo pela escrita tem sido um dos grandes desafios enfrentados pelos professores. Assim, buscamos constantemente, em sala de aula, metodologias que aprimorem as habilidades de escrita dos alunos. Para melhorar essas barreiras, é necessário que o professor se utilize de métodos que facilitem o processo de escrita para cada estudante. Nesse contexto, criar oficinas que incentivam a escrita, considerando o conhecimento prévio dos alunos e um gênero mais familiar a eles, bem como oferecer pistas que favoreçam sua produção e os auxiliem a entender como organizar o texto, é uma das estratégias que pode levá-los ao aprimoramento das habilidades de escrita. Além disso, é importante que o professor proporcione meios para que os estudantes compreendam que a criatividade envolvida na ficção, como nos contos, deve seguir uma lógica coerente, tanto interna quanto externamente, ou seja, relacionada com o mundo real. É importante, caro professor, inicialmente, sondar quais tipos de contos os alunos preferem, pois isso pode facilitar suas produções. Com efeito, ao utilizar estratégias que desenvolvam as competências textuais dos estudantes, é possível tornar a leitura significativa. Estas oficinas darão suporte passo a passo para o professor trabalhar a habilidade da escrita do aluno na criação de seus próprios textos. O gênero abordado nas oficinas para desenvolver a habilidade de escrita dos alunos é o conto, pois é um gênero muito familiar a eles desde as séries iniciais. Contar uma história é algo comum para os alunos, uma vez que estão constantemente em contato com narrativas ao assistir filmes ou uma novela. Por isso, consideramos pertinente trabalhar a produção de textos com esse gênero, já que ele favorece a criatividade dos estudantes, incentivando-os, no futuro, a explorar outros gêneros textuais. Estas oficinas serão constituídas por dois momentos: o primeiro de preparação para produção de um conto psicológico e o segundo de preparação para a produção de um conto de terror. Também serão estudados nas oficinas os elementos da narrativa, o gênero conto, características do conto psicológico e do conto de terror, além dos aspectos da verossimilhança interna e externa, para que os alunos, no momento da produção textual, levem-nos em consideração. A prática da leitura é fundamental para o desenvolvimento da escrita, sem ela, os alunos encontram dificuldades para expressar suas ideias por escrito. Portanto, é necessário encontrar tipos de leitura que sejam atraentes para eles, servindo como contexto para ampliar seu repertório e melhorar a qualidade das produções textuais. Nessas oficinas, preocupamo-nos ainda em incentivar à leitura, apresentamos contos de autores que sempre estão presentes no livro didático, bem como o filme, que também é um tipo de leitura audiovisual, favorecendo a ampliação do repertório dos alunos e servindo de base para a produção de seus textos. As oficinas a seguir são frutos de uma pesquisa de mestrado que explorou quatro estratégias de produção textual no gênero conto. A sequência didática é baseada na sequência didática básica de Rildo Cosson (2009). O objetivo da oficina é contribuir com o professor, apresentando passo a passo atividades e leituras que orientam os alunos na leitura e produção de seus contos. |
Abstract: | Awakening the desire for writing in students has been one of the greatest challenges faced by teachers. Therefore, we constantly seek, in the classroom, methodologies that improve students’ writing skills. To improve these barriers, it is necessary for the teacher to use methods that facilitate the writing process for each student. In this context, creating workshops that encourage writing, considering students' prior knowledge and a genre more familiar to them, as well as offering clues that favor their production and help them understand how to organize the text, is one of the strategies you can suggest - improving writing skills. Furthermore, it is important that the teacher provides ways for students to understand that the creativity involved in fiction, as in short stories, must follow a coherent logic, both internally and externally, that is, related to the real world. It is important, dear teacher, to initially find out what types of stories students prefer, as this can facilitate their productions. Indeed, by using strategies that develop students' textual skills, it is possible to make reading meaningful. These workshops will provide step-by-step support for the teacher to work on the student's writing skills in creating their own texts. The genre covered in the workshops to develop students' writing skills is the short story, as it is a genre very familiar to them since the early grades. Telling a story is common for students, as they are constantly in contact with narratives when watching films or a soap opera. Therefore, we consider it pertinent to work on the production of texts with this genre, as it favors students' creativity, encouraging them, in the future, to explore other textual genres. These workshops will consist of two moments: the first to prepare for the production of a psychological story and the second to prepare for the production of a horror story. The elements of the narrative, the short story genre, characteristics of the psychological short story and the horror short story, in addition to the aspects of internal and external verisimilitude, will also be studied in the workshops, so that students, when writing texts, take them into consideration. The practice of reading is fundamental for the development of writing, without it, students find it difficult to express their ideas in writing. Therefore, it is necessary to find types of reading that are attractive to them, serving as a context to expand their repertoire and improve the quality of textual productions. In these workshops, we are also concerned with encouraging reading, we present short stories by authors that are always present in the textbook, as well as the film, which is also a type of audiovisual reading, favoring the expansion of students' repertoire and serving as a basis for the production of their texts. The following workshops are the result of a master's degree research that explored four textual production strategies in the short story genre. The didactic sequence is based on the basic didactic sequence by Rildo Cosson (2009). The objective of the workshop is to contribute to the teacher, presenting step-by-step activities and readings that guide students in reading and producing their stories. |
Palavras-chave: | Estratégia Pedagógica Produção de Texto |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Citação: | CRUZ, Lucilene de França Matos. Produto educacional - estratégia pedagógica produção de texto. 2024. 60 f. Produto Educacional ( Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) ) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina- PI , 2024 . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1182 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Produto Educacional Completo.pdf | 2,26 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.