| Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1188Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Marinalva Gomes | - |
| dc.contributor.advisor1 | Mendes, Napoleão Marcos de Moura | - |
| dc.contributor.referee1 | Carvalho, Margareth Valdivino da Luz | - |
| dc.contributor.referee2 | Oliveira, Jefferson Antônio | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-16T16:03:14Z | - |
| dc.date.issued | 2024 | - |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Marinalva Gomes. Abordagem do tema do holocausto no contexto escolar a partir da base nacional comum curricular. 2024. 26 f. Artigo ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2024. | por |
| dc.identifier.uri | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1188 | - |
| dc.description.resumo | O presente estudo tem como finalidade tratar da temática holocausto no contexto escolar, considerando a necessidade da construção de uma sociedade inclusiva e combater o antissemitismo, o ódio e a discriminação em todas as suas formas. Esta pesquisa, assim, tem como objetivo geral analisar a abordagem do tema do Holocausto no contexto escolar a partir da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) do 9º ano do ensino fundamental II. De forma específica, pretende-se: discutir o drama do holocausto e sua repercussão no campo da educação; refletir sobre a necessidade de construir uma educação para que acontecimentos como Auschwitz não se repita contra toda forma de barbárie; e analisar a possibilidade de tratamento das questões referentes ao holocausto a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vigente. A pesquisa bibliográfica apresentada baseia-se em autores como Theodor W. Adorno (1986,1995) e Voltaire Schilling (2016), entre outros. A educação, à medida que promove a autonomia do indivíduo na construção de uma consciência emancipada, promove a tolerância, o respeito, e a justiça e pode ser o principal meio utilizado para se evitar a repetição de atos que disseminam o ódio. Considera-se a necessidade um diálogo mais aprofundado sobre o ensino da história do holocausto, que contribua para uma educação capaz de transformar a sociedade e evitar a barbárie. | por |
| dc.description.abstract | The purpose of this study is to address the Holocaust theme in the school context, considering the need to build an inclusive society and combat anti-Semitism, hatred and discrimination in all its forms. This research, therefore, has the general objective of analyzing the approach to the theme of the Holocaust in the school context based on the National Curricular Common Base (NCCB) of the 9th year of elementary school. Specifically, the aim is to: discuss the drama of the Holocaust and its repercussions in the field of education; reflect on the need to build education so that events like Auschwitz do not stand against all forms of barbarism; and analyze the possibility of dealing with issues relating to the Holocaust based on the current National Curricular Common Base (NCCB). The bibliographical research presented here is based on authors such as Theodor W. Adorno (1986,1995) and Voltaire Schilling (2016), among others. Education, as it promotes individual autonomy in the construction of an emancipated conscience, promotes tolerance, respect, and justice and can be the main means used to avoid the repetition of acts that spread hatred. It is considered necessary to have a more in-depth dialogue on teaching the history of the Holocaust, which contributes to an education capable of transforming society and avoiding barbarism. | eng |
| dc.description.abstract | O presente estudo tem como finalidade tratar da temática holocausto no contexto escolar, considerando a necessidade da construção de uma sociedade inclusiva e combater o antissemitismo, o ódio e a discriminação em todas as suas formas. Esta pesquisa, assim, tem como objetivo geral analisar a abordagem do tema do Holocausto no contexto escolar a partir da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) do 9º ano do ensino fundamental II. De forma específica, pretende-se: discutir o drama do holocausto e sua repercussão no campo da educação; refletir sobre a necessidade de construir uma educação para que acontecimentos como Auschwitz não se repita contra toda forma de barbárie; e analisar a possibilidade de tratamento das questões referentes ao holocausto a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vigente. A pesquisa bibliográfica apresentada baseia-se em autores como Theodor W. Adorno (1986,1995) e Voltaire Schilling (2016), entre outros. A educação, à medida que promove a autonomia do indivíduo na construção de uma consciência emancipada, promove a tolerância, o respeito, e a justiça e pode ser o principal meio utilizado para se evitar a repetição de atos que disseminam o ódio. Considera-se a necessidade um diálogo mais aprofundado sobre o ensino da história do holocausto, que contribua para uma educação capaz de transformar a sociedade e evitar a barbárie. | por |
| dc.description.provenance | Submitted by Marinalva Santos (marinalvagomesdoss@aluno.uespi.br) on 2025-01-16T00:32:44Z No. of bitstreams: 2 TCC II PEDAGOGIA Marinalva 2.docx.pdf: 430296 bytes, checksum: 24763f84791408cb580c4cc51dfeb4b3 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI _ Marinalva (1).pdf: 108821 bytes, checksum: d681969f1627027d11ec5303c8cdb669 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-16T16:03:14Z (GMT) No. of bitstreams: 2 TCC II PEDAGOGIA Marinalva 2.docx.pdf: 430296 bytes, checksum: 24763f84791408cb580c4cc51dfeb4b3 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI _ Marinalva (1).pdf: 108821 bytes, checksum: d681969f1627027d11ec5303c8cdb669 (MD5) | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-16T16:03:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 TCC II PEDAGOGIA Marinalva 2.docx.pdf: 430296 bytes, checksum: 24763f84791408cb580c4cc51dfeb4b3 (MD5) Termo-de-Autorizacao-repositorio-UESPI _ Marinalva (1).pdf: 108821 bytes, checksum: d681969f1627027d11ec5303c8cdb669 (MD5) Previous issue date: 2024-12-11 | eng |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Estadual do Piauí | por |
| dc.publisher.department | Centro de Ciencias Humanas e Letras | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.initials | UESPI | por |
| dc.publisher.program | Licenciatura em Pedagogia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Holocausto | por |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS | por |
| dc.title | Abordagem do tema do holocausto no contexto escolar a partir da base nacional comum curricular | por |
| dc.type | Artigo | por |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato |
|---|
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
