Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1188
Tipo do documento: Artigo
Título: Abordagem do tema do holocausto no contexto escolar a partir da base nacional comum curricular
Autor: Santos, Marinalva Gomes
Primeiro orientador: Mendes, Napoleão Marcos de Moura
Primeiro membro da banca: Carvalho, Margareth Valdivino da Luz
Segundo membro da banca: Oliveira, Jefferson Antônio
Resumo: O presente estudo tem como finalidade tratar da temática holocausto no contexto escolar, considerando a necessidade da construção de uma sociedade inclusiva e combater o antissemitismo, o ódio e a discriminação em todas as suas formas. Esta pesquisa, assim, tem como objetivo geral analisar a abordagem do tema do Holocausto no contexto escolar a partir da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) do 9º ano do ensino fundamental II. De forma específica, pretende-se: discutir o drama do holocausto e sua repercussão no campo da educação; refletir sobre a necessidade de construir uma educação para que acontecimentos como Auschwitz não se repita contra toda forma de barbárie; e analisar a possibilidade de tratamento das questões referentes ao holocausto a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vigente. A pesquisa bibliográfica apresentada baseia-se em autores como Theodor W. Adorno (1986,1995) e Voltaire Schilling (2016), entre outros. A educação, à medida que promove a autonomia do indivíduo na construção de uma consciência emancipada, promove a tolerância, o respeito, e a justiça e pode ser o principal meio utilizado para se evitar a repetição de atos que disseminam o ódio. Considera-se a necessidade um diálogo mais aprofundado sobre o ensino da história do holocausto, que contribua para uma educação capaz de transformar a sociedade e evitar a barbárie.
Abstract: The purpose of this study is to address the Holocaust theme in the school context, considering the need to build an inclusive society and combat anti-Semitism, hatred and discrimination in all its forms. This research, therefore, has the general objective of analyzing the approach to the theme of the Holocaust in the school context based on the National Curricular Common Base (NCCB) of the 9th year of elementary school. Specifically, the aim is to: discuss the drama of the Holocaust and its repercussions in the field of education; reflect on the need to build education so that events like Auschwitz do not stand against all forms of barbarism; and analyze the possibility of dealing with issues relating to the Holocaust based on the current National Curricular Common Base (NCCB). The bibliographical research presented here is based on authors such as Theodor W. Adorno (1986,1995) and Voltaire Schilling (2016), among others. Education, as it promotes individual autonomy in the construction of an emancipated conscience, promotes tolerance, respect, and justice and can be the main means used to avoid the repetition of acts that spread hatred. It is considered necessary to have a more in-depth dialogue on teaching the history of the Holocaust, which contributes to an education capable of transforming society and avoiding barbarism.
O presente estudo tem como finalidade tratar da temática holocausto no contexto escolar, considerando a necessidade da construção de uma sociedade inclusiva e combater o antissemitismo, o ódio e a discriminação em todas as suas formas. Esta pesquisa, assim, tem como objetivo geral analisar a abordagem do tema do Holocausto no contexto escolar a partir da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) do 9º ano do ensino fundamental II. De forma específica, pretende-se: discutir o drama do holocausto e sua repercussão no campo da educação; refletir sobre a necessidade de construir uma educação para que acontecimentos como Auschwitz não se repita contra toda forma de barbárie; e analisar a possibilidade de tratamento das questões referentes ao holocausto a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vigente. A pesquisa bibliográfica apresentada baseia-se em autores como Theodor W. Adorno (1986,1995) e Voltaire Schilling (2016), entre outros. A educação, à medida que promove a autonomia do indivíduo na construção de uma consciência emancipada, promove a tolerância, o respeito, e a justiça e pode ser o principal meio utilizado para se evitar a repetição de atos que disseminam o ódio. Considera-se a necessidade um diálogo mais aprofundado sobre o ensino da história do holocausto, que contribua para uma educação capaz de transformar a sociedade e evitar a barbárie.
Palavras-chave: Holocausto
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Citação: SANTOS, Marinalva Gomes. Abordagem do tema do holocausto no contexto escolar a partir da base nacional comum curricular. 2024. 26 f. Artigo ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1188
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.