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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1191| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | “A educação não tem cor”: os caminhos da lei 10.639/2003 em um centro de educação em tempo integral em Teresina – PI |
| Autor: | Barros, Adriana Rodrigues de |
| Primeiro orientador: | Silva, Iraneide Soares de |
| Primeiro coorientador: | Lima, Maria da Vitória Barbosa |
| Resumo: | Há 21 anos a Lei 10.639/03, veio alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para incluir no currículo oficial das redes de ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira". Se legalmente os artigos 26A e 79B constituem-se uma realidade no sistema jurídico do país, ainda estamos muito distantes de uma implementação consistente de modo que façam parte do currículo, do cotidiano escolar e da estrutura do sistema educacional em todas as esferas da educação básica, e aqui a nossa pesquisa vai jogar luz nas escolas em tempo integral. Partindo dessa premissa, é que se desdobra os caminhos trilhados pela pesquisa de mestrado, intitulada “A EDUCAÇÃO NÃO TEM COR”: os caminhos da Lei 10.639/2003 em um Centro de Educação em Tempo Integral em Teresina – PI. cujo intento é desenhar a maneira como um Centro de Ensino em Tempo Integral, em Teresina – Piauí aborda e implementa a referida Lei, especialmente no componente curricular geografia. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa, que se utiliza análise documental, documentação direta e rodas de conversa. A constituição do arsenal teórico se deu à luz das teorias de autores como: Munanga (2005), Gomes (2005), Cavalleiro (2006), Almeida (2019), Santos (2020), Kilomba (2019) e outros pesquisadores que corroboram com o debate. Como resultado obtido com a pesquisa, indicamos a reestruturação do PPP da escola de acordo com os indicativos da Lei, o reconhecimento que o racismo presente na escola e que todos devam buscar formas de combatê-lo através da adoção de práticas pedagógicas efetivamente antirracistas no cotidiano escolar. E demonstramos que o ensino de geografia pode propiciar uma melhor compreensão das relações raciais e sociais na escola, apresentando uma proposta metodológica que vincula os conteúdos geográficos à luz das temáticas étnico-racial |
| Abstract: | Twenty-one years ago, Law 10.639/03 amended the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) to include the mandatory theme of “Afro-Brazilian History and Culture” in the official curriculum of school systems. Although articles 26A and 79B are legally a reality in the country's legal system, we are still far from a consistent implementation so that they become part of the curriculum, the school routine, and the structure of the educational system in all spheres of basic education, and here our research will shed light on full-time schools. Based on this premise, the paths taken by the master's research unfold, entitled “A EDUCAÇÃO NÃO TEM COR”: os caminhos da Lei 10.639/2003 em um Centro de Educação em Tempo Integral em Teresina – PI, [EDUCATION HAS NO COLOR: the paths of Law 10.639/2003 in a Full-Time Education Center in Teresina - PI]. The aim is to outline the way in which a Full-Time Education Center in Teresina - Piauí approaches and implements the aforementioned law, especially in the geography curricular component. This is a case study with a qualitative approach, which uses documentary analysis, direct documentation, and conversation circles. The theoretical framework was established based on the theories of authors such as Munanga (2005), Gomes (2005), Cavalleiro (2006), Almeida (2019), Santos (2020), Kilomba (2019) and other researchers who corroborate the debate. As a result of the research, We recommend restructuring the school's PPP in accordance with the law's guidelines, recognizing that racism is present in schools and that everyone must seek ways to combat it through the adoption of effective anti-racist pedagogical practices in everyday school life. We demonstrate that teaching geography can provide a better understanding of racial and social relations in schools, presenting a methodological proposal that links geographic content in light of ethnic-racial themes |
| Palavras-chave: | Racismo Educação Integral Lei nº 10.639/03 Ensino de Geografia Relações Étnico-Raciais |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura |
| Citação: | BARROS, Adriana Rodrigues de. “A educação não tem cor”: os caminhos da lei 10.639/2003 em um centro de educação em tempo integral em Teresina – PI. 2024. 196f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1191 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura |
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