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Tipo do documento: Monografia
Título: “I WANT US TO BE TOGETHER”: a busca por um final feliz gay à luz dos estudos queer e do conceito de heteronormatividade na obra God’s Own Country (2017).
Título(s) alternativo(s): “I WANT US TO BE TOGETHER”: looking for a gay happy ending in light of queer studies and the concept of heteronormativity in the work God’s Own Country (2017).
Autor: Mariano, Werisson Andrade 
Primeiro orientador: Silva, Ruan Nunes
Primeiro membro da banca: Silva, Ruan Nunes
Segundo membro da banca: Cunha, Renata Cristina
Terceiro membro da banca: Oliveira, Rubenil da Silva
Resumo: A comunidade queer enfrenta inúmeras provações diárias, tendo que esconder quem é, tendo seus direitos negados, suas existências apagadas e sendo forçada a se conformar com a heteronormatividade presente em nossa sociedade. Além disso, também são obrigados a aceitar serem retratados de forma totalmente desumana devido a normas ditadas por esses mesmos padrões heteronormativos. Neste contexto, se faz importante investigar e problematizar tais questões vivenciadas pela comunidade queer através do filme “God’s Own Country” (2017), dirigido por Francis Lee. No filme, o casal gay protagonista enfrenta obstáculos e sofrimentos para viver seu amor com liberdade. A partir desta breve sinopse da obra, objetivamos responder à seguinte questão norteadora: Como o filme “God's Own Country” (2017) reproduz e questiona a heteronormatividade dos finais felizes gays a partir de uma perspectiva queer? Para responder a essa questão, definimos o seguinte objetivo geral: Investigar como o filme “God's Own Country” (2017) reproduz e questiona a heteronormatividade dos finais felizes gays a partir de uma perspectiva queer. Para atingir o objetivo geral, foram definidos os seguintes objetivos específicos: (i) Discutir os pressupostos teóricos dos estudos queer, com ênfase no conceito de heteronormatividade; (ii) Compreender como a heteronormatividade é reproduzida e questionada pelos protagonistas em espaços públicos e privados. Quanto à abordagem metodológica, foi realizada uma investigação qualitativa, na modalidade bibliográfica, de caráter explicativo, baseada em Annamarie Jagose (1996), Judith Butler (2019), Guacira Lopes Louro (2018), entre outros. Com isso, constatamos que as cenas analisadas mostram como os personagens do filme são constantemente restringidos e oprimidos, tanto em espaços públicos e privados, devido ao medo do julgamento, evidenciando a opressão que o sistema impõe sobre eles. Além disso, o final feliz do filme, apesar de ser muito significativo e importante ao questionar normatividades, deve ser visto com cautela, pois também reforça a lógica heteronormativa dos filmes comerciais, sugerindo que a aceitação de relacionamentos não-heteronormativos depende de sua conformidade com padrões tradicionais.
Abstract: The queer community faces numerous daily struggles, having to hide their true selves, having their rights denied, their existence erased, and being forced to conform to the heteronormativity present in our society. In addition, they are often obliged to accept being portrayed in a completely dehumanizing way due to norms dictated by these same heteronormative standards. In this context, it is important to investigate and problematize such issues experienced by the queer community through the movie God's Own Country (2017), directed by Francis Lee. In the movie, the gay protagonist couple faces obstacles and suffering to live their love freely. Based on this brief synopsis, our aim is to answer the following guiding question: How does the movie God's Own Country (2017) both reproduce and challenge the heteronormativity of gay happy endings from a queer perspective? To address this question, we have defined the following general objective: To investigate how the film God's Own Country (2017) reproduces and challenges the heteronormativity of gay happy endings from a queer perspective. To achieve this general objective, the following specific objectives were defined: (i) To discuss the theoretical assumptions of queer studies, with an emphasis on the concept of heteronormativity; (ii) To understand how heteronormativity is reproduced and challenged by the protagonists in both public and private spaces. Regarding the methodological approach, a qualitative investigation was conducted in the bibliographic mode, of an explanatory nature, based on the works of Annamarie Jagose (1996), Judith Butler (2019), Guacira Lopes Louro (2018), among others. As a result, we found that the analyzed scenes demonstrate how the movie characters are constantly restricted and oppressed, both in public and private spaces, due to the fear of judgment, highlighting the oppression that the system imposes on them. Furthermore, the movie happy ending, although significant and important in questioning normativities, should be viewed with caution, as it also reinforces the heteronormative logic of commercial films, suggesting that the acceptance of non-heteronormative relationships depends on their conformity to traditional standards.
Palavras-chave: Estudos Queer
Teoria do Cinema
Heteronormatividade
God's Own Country (2017)
Queer Studies
Film Theory
Heteronormativity
Área(s) do CNPq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Estadual do Piauí
Sigla da instituição: UESPI
Departamento: Centro de Ciencias Humanas e Letras
Programa: Licenciatura em Letras Inglês
Citação: MARIANO, Werisson Andrade. “I WANT US TO BE TOGETHER”: a busca por um final feliz gay à luz dos estudos queer e do conceito de heteronormatividade na obra God’s Own Country (2017). 2024. 63 f. Monografia (Lincenciatura em Letras Inglês) - Universidade Estadual do Piauí, Parnaíba, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1194
Data de defesa: 2024
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Letras Inglês (Professor Alexandre Alves – PARNAÍBA)

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