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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1200| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Danças afro-brasileiras em cena: identidades corporais negras entre componentes de um grupo afro em Teresina/PI |
| Autor: | Silva Junior, Francisco Elismar da |
| Primeiro orientador: | Silva, Robson Carlos da |
| Resumo: | A Dança Afro-brasileira é um poderoso sistema simbólico que engendra identidades negras frequentemente rejeitadas e minimizadas pelo racismo. Nessa perspectiva, ao considerar os corpos negros, reconheço sua capacidade como geradores de identidade através das práticas corporais, como a dança. Assim, este trabalho propõe uma reflexão sobre identidade, corpo e danças afro-brasileiras através dos processos de construção das identidades afrodescendentes de participantes de um grupo afro de Teresina/Piauí. A questão central deste trabalho é: o que as participantes de um grupo afro de Teresina/PI elaboram acerca da construção de suas identidades a partir da prática das danças afro-brasileiras cênicas? Tem como objetivo compreender, através das narrativas de praticantes de danças afro-brasileiras de Teresina/PI, sentidos de corporeidade e identidade negra, construídas a partir de elementos das danças afro-brasileiras cênicas. Como fenômeno da pesquisa, me agarro às identidades dos corpos negros que dançam. Estes corpos estão localizados no contexto de organizações popularmente conhecidos como “grupos afros”: organizações que trabalham com arte e cultura afro-brasileira, os quais proporcionam locais de formação importantes para a construção de uma crítica ao sistema racista que permeia nossas sociedades. Metodologicamente, utilizei a História oral e a análise de materiais pictóricos, como fotografias, desenhos e artes digitais, considerando estes métodos como pontos-chave para a análise das informações acessadas. Trabalhei com a perspectiva da trança como forma de interpretação de experiências performáticas individuais e coletivas, dimensão metafórica, subjetiva e pessoal, por meio da qual, acredito, melhor me aproximar do entendimento acerca do fluxo dos sentidos concedidos às experiências investigadas. Ao utilizar a simbologia da trança, trago que o percurso desta pesquisa está pautado numa concepção afrorreferenciada, na qual os signos e símbolos de culturas africanas e afrodiaspóricas fazem sentido e devem ser consideradas no ato de pesquisar os nossos saberes e fazeres. Para alimentar esta trança contextualizo corpo, identidade e dança afro-brasileira cênica utilizando de teóricos e teóricas, tais como Santos (2021), Passos (2022), Sabino e Lody (2013), Martins (1995; 2003; 2021), Tavares (2012), entre outros. Foram conduzidas entrevistas com três integrantes de um grupo afro que trabalha com dança afro-brasileira em Teresina/PI, com um foco específico no estudo das danças afrobrasileiras cênicas, inspiradas em tradições religiosas e culturais africanas e da diáspora negra no Brasil. Nesta trança as participantes elaboram uma construção de suas identidades a partir da prática das danças afro-brasileiras cênicas que se pauta pelo senso de pertencimento afro. A pesquisa se encaminhou na compreensão de que, sustentado nas narrativas e nos gestuais das colaboradoras da pesquisa, a dança afro-brasileira cênica é um dispositivo fundamental de preservação das subjetividades e entendimentos sobre a múltiplas possibilidades do corpo negro estar inscrito no mundo. Assim, vivemos a emergência de dançarmos nossas danças e contarmos nossas histórias, aprofundando o entendimento sobre uma anatomia e gestualidade que não desconsidera as relações com a natureza. Neste percurso evidenciou-se a importância e necessidade da construção e do reforço de sentidos de pertencimento e identidades culturais afrodescendentes, bem como de uma consciência crítica antirracista |
| Abstract: | Afro-Brazilian Dance is a powerful symbolic system that engenders black identities often rejected and minimized by racism. In this perspective, considering black bodies, I recognize their capacity as generators of identity through bodily practices, such as dance. Thus, this work proposes a reflection on identity, body, and Afro-Brazilian dances through the processes of construction of Afro-descendant identities of participants in an Afro group from Teresina/Piauí. The central question of this work is: what do participants in an Afro group from Teresina/PI elaborate on the construction of their identities from the practice of scenic Afro-Brazilian dances? It aims to understand, through the narratives of Afro-Brazilian dance practitioners from Teresina/PI, meanings of corporeality and black identity, constructed from elements of scenic Afro-Brazilian dances. As a research phenomenon, I grasp the identities of black bodies that dance. These bodies are located in the context of organizations commonly known as "Afro groups": organizations that work with Afro-Brazilian art and culture, which provide important training grounds for the construction of a critique of the racist system that permeates our societies. Methodologically, I used Oral History and the analysis of pictorial materials, such as photographs, drawings, and digital arts, considering these methods as key points for the analysis of accessed information. I worked with the perspective of the braid as a form of interpretation of individual and collective performative experiences, a metaphorical, subjective, and personal dimension through which, I believe, I can better approach the understanding of the flow of meanings granted to the investigated experiences. By using the symbolism of the braid, I bring that the trajectory of this research is based on an Afro-referenced conception, in which the signs and symbols of African and Afro-diasporic cultures make sense and should be considered in the act of researching our knowledge and practices. To feed this braid, I contextualize body, identity, and scenic Afro-Brazilian dance using theorists such as Santos (2021), Passos (2022), Sabino and Lody (2013), Martins (1995; 2003; 2021), Tavares (2012), among others. Interviews were conducted with three members of an Afro group working with Afro-Brazilian dance in Teresina/PI, with a specific focus on the study of scenic Afro-Brazilian dances, inspired by African religious and cultural traditions and the black diaspora in Brazil. In this braid, participants elaborate a construction of their identities from the practice of scenic Afro- Brazilian dances that is based on a sense of Afro belonging. The research progressed in the understanding that, supported by the narratives and gestures of the research collaborators, scenic Afro-Brazilian dance is a fundamental device for the preservation of subjectivities and understandings about the multiple possibilities of the black body being inscribed in the world. Thus, we experience the emergence of dancing our dances and telling our stories, deepening the understanding of an anatomy and gestuality that does not disregard the relationships with nature. In this journey, the importance and necessity of building and reinforcing senses of belonging and Afrodescendant cultural identities, as well as an anti-racist critical consciousness, were highlighted |
| Palavras-chave: | Corporeidade Dança Cênica Movimento Negro Identificação Trança |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
| Programa: | Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura |
| Citação: | Silva Junior, Francisco Elismar da. Danças afro-brasileiras em cena: identidades corporais negras entre componentes de um grupo afro em Teresina/PI. 2024. 144f. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Sociedade e Cultura) - Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1200 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado em Sociedade e Cultura |
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