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http://localhost:8080/tede/handle/tede/1223
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Toadas de bumba-meu-boi, saber discursivo e compreensão leitora: a construção de sentidos em aulas de leitura do 9º ano do ensino fundamental |
Autor: | Rocha, Elizabeth Sousa |
Primeiro orientador: | Vieira, Rita |
Resumo: | Este estudo parte do seguinte problema: como a cultura popular, encenada discursivamente por meio do gênero textual toada de boi, pode ser analisada em aulas de Língua Portuguesa (LP) do 9º ano do Ensino Fundamental com vistas ao desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos? Partimos da premissa de que o ensino de LP, especificamente no que tange o trabalho no âmbito da didática da leitura, pode ser muito mais significativo quando oportunizamos aos alunos o contato com textos da cultura popular local, e que esses textos podem criar condições adequadas para o aprimoramento da sua expressão comunicativa em diferentes contextos sociais. É com essa visão que levantamos a assunção de que a leitura de textos correspondentes ao gênero textual toada de bumba-meu-boi produzidos por uma artista da terra pode contribuir significativamente não apenas para a ressignificação e valorização da cultura popular local, mas também para o desenvolvimento da compreensão leitora de alunos, entre estes os envolvidos na pesquisa, e para a formação identitária destes, visto que tais textos dizem da vida e da história de seu povo. Para testar essa hipótese, a pesquisa foi conduzida em uma escola pública municipal em São Bernardo-MA, envolvendo uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental e tendo como objetivo geral analisar discursivamente o gênero textual de tradição oral toada de boi enquanto expressão da cultura de um povo, discutindo como ele pode ser significativo para o desenvolvimento da compreensão leitora desses alunos. Nessa perspectiva, trazemos um referencial teórico que abrange concepções de leitura e seus processos e que considera as toadas como criação que se realiza discursivamente. Para tal, incluímos valiosas contribuições de teóricos, com destaque para Solé (1998), Kleiman (1989, 2002, 2008) e Koch (2008), no que diz respeito à leitura enquanto processo interativo de construção de significados, Chartier (1995) e Hall (2005, 2016), para contemplar a formação de leitores a partir do trabalho com gêneros textuais da cultura popular, além de Dolz, Noverraz e Shneuwly (2004) para dar base às discussões sobre sequências didáticas, e de Maingueneau (1993, 1998, 2001, 2008, 2008a, 2010, 2013, 2015), no qual nos apoiamos para trabalhar conceitos da Análise do Discurso, especialmente, sobre cenas enunciativas, ethos e leitura. O resultado da pesquisa revelou que o desenvolvimento da compreensão leitora dos alunos é facilitado quando textos da cultura popular são incorporados ao ambiente escolar e trabalhados em uma perspectiva que avance da superfície textual e adentre aos dados mais profundos, aos rastros do discurso e ao que ele nos revela, à encenação discursiva, que faz emergir os sentidos profundos e seus efeitos. |
Abstract: | This study is based on the following problem: how can popular culture, discursively staged through the textual genre toada de boi, be analyzed in Portuguese classes in the 9th grade of Elementary School with a view to developing students' reading comprehension? We start from the premise that teaching Portuguese, specifically with regard to developing reading practices, can be much more meaningful when we provide students with the opportunity to come into contact with texts from local popular culture, and that these texts can create adequate conditions for improving their communicative expression in different social contexts. It is with this view that we raise the hypothesis that reading texts corresponding to the textual genre toada de bumba-meu-boi produced by a local artist can contribute significantly not only to the resignification and valorization of local popular culture, but also to the development of reading comprehension among students, including those involved in the research, and to their identity formation, since such texts tell of the life and history of their people. To test this hypothesis, the research was conducted in a public school in São Bernardo-MA, involving a 9th grade class of Elementary School and with the general objective of discursively analyzing the textual genre of oral tradition toada de boi as an expression of the culture of a people, aiming at the development of reading comprehension of these students. In this perspective, we bring a theoretical framework that encompasses conceptions of reading and its processes and that considers toadas as a creation that is carried out discursively. To this end, we included valuable contributions from theorists, with emphasis on Solé (1998), Kleiman (1989, 2002, 2008) and Koch (2008), regarding reading and its surroundings, Chartier (1995) and Hall (2005, 2016), to contemplate the formation of readers based on work with textual genres of popular culture, in addition to Dolz, Noverraz and Shneuwly (2004) to provide a basis for discussions on didactic sequences, and Maingueneau (1993, 1998, 2001, 2008, 2008a, 2010, 2013, 2015), on whom we relied to work with concepts of Discourse Analysis, especially on enunciative scenes, ethos and reading. The results of the research revealed that the development of students' reading comprehension is facilitated when texts from popular culture are incorporated into the school environment and worked from a perspective that advances from the textual surface and enters the deepest data, the traces of the discourse and what they reveal to us, the discursive staging, which makes the deep meanings and their effects emerge. |
Palavras-chave: | Toada de Boi Beef toada. Local popular culture. Reading comprehension. Discourse analysis. Cultura Popular Local Compreensão Leitora Análise do Discurso |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
Sigla da instituição: | UESPI |
Departamento: | Centro de Ciencias Humanas e Letras |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
Citação: | ROCHA, Elizabeth Sousa. Toadas de bumba-meu-boi, saber discursivo e compreensão leitora: a construção de sentidos em aulas de leitura do 9º ano do ensino fundamental. 2024. 154 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual do Piauí, Teresina, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1223 |
Data de defesa: | 2024 |
Aparece nas coleções: | Programa de Mestrado Profissional em Letras |
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