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dc.creatorSilva, Maria Lídia Gomes da-
dc.creatorSilva, Maria Lídia Gomes da-
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Carmem Bezerra-
dc.contributor.advisor1Lima, Maria Carmem Bezerra-
dc.contributor.referee1Luz, Thaizi Helena Silva-
dc.contributor.referee1Luz, Thaizi Helena Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Fabrícia Gomes da-
dc.contributor.referee2Silva, Fabrícia Gomes da-
dc.date.accessioned2025-01-20T14:56:27Z-
dc.date.issued2024-
dc.identifier.citationGomes da Silva, Maria Lídia. O direito à educação infantil: análise da meta 1 nos PMEs dos municípios do TD Vale do Guaribas na interface com o PNE 2014 – 2024. 2024. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI, 2024.por
dc.identifier.citationGomes da Silva, Maria Lídia. O direito à educação infantil: análise da meta 1 nos PMEs dos municípios do TD Vale do Guaribas na interface com o PNE 2014 – 2024. 2024. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Picos-PI, 2024.por
dc.identifier.urihttp://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1237-
dc.description.resumoA Meta 1 do PNE 2014-2024 objetiva a universalização da educação infantil na faixa etária de 4 a 5 anos, além da ampliação das vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar em que medida as estratégias da Meta 1 dos PMEs na interface com as estratégias 1.1, 1.3 e 1.5 do PNE atual garantem o direito à educação infantil nos municípios do TD Vale do Guaribas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa e de cunho documental, tomando como fontes os PMEs dos 23 municípios que compõem o TD Vale do Rio Guaribas. O aporte teórico se fundamenta em autores como Arretche (2000), Oliveira (2011), Angotti (2009), entre outros. Os achados da pesquisa mostram que as metas e estratégias dos PMEs têm redação semelhantes às do PNE; que os municípios enfatizam parcerias entre o estado e a União a fim de fortalecer o regime de colaboração; que se comprometem em monitorar periodicamente a demanda manifesta e a busca ativa a fim de ampliar a oferta educacional em creches e pré-escolas; que alguns municípios estipularam metas ousadas em relação aos percentuais pretendidos para a ampliação do atendimento às crianças de 0 a 5 anos. Por fim, constatou-se que ainda constitui um desafio a garantia do direito da criança pequena ter acesso à educação infantil, mesmo diante do que fora pactuado nos PMEspor
dc.description.abstractGoal 1 of the PNE 2014-2024 aims to universalize early childhood education in the age group of 4 to 5 years, in addition to expanding places in daycare centers for children aged 0 to 3 years. In this sense, the present research has the general objective of analyzing to what extent the strategies of Goal 1 of SMEs in the interface with strategies 1.1, 1.3 and 1.5 of the PNE currently guarantee the right to early childhood education in the municipalities of TD Vale do Guaribas. This is a qualitative and documentary research, taking as sources the SMEs of the 23 municipalities that make up the TD Vale do Rio Guaribas. The theoretical contribution is based on authors such as Arretche (2000), Oliveira (2011), Angotti (2009), among others. The research results show that the goals and strategies of SMEs are published similar to the PNE; that municipalities promote partnerships between the state and the Union to strengthen the collaboration regime; that commit to periodically monitoring the expressed demand and active search in order to expand the educational offer in daycare centers and preschools; that some municipalities have set bold targets in relation to the percentages intended for expanding care for children aged 0 to 5 years. Finally, it was found that it is still a challenge to guarantee the right of young children to have access to early childhood education, even in light of what was agreed in the SMEspor
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Lídia Gomes da Silva (marialsilva@aluno.uespi.br) on 2025-01-20T12:32:26Z No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA - MARIA LIDIA GOMES DA SILVA.pdf: 756783 bytes, checksum: b4531af69bb2da1e010397716852a03d (MD5) TERMO AUTORIZAÇÃO TCC-LÍDIA.pdf: 144445 bytes, checksum: 11d25764e0f6b369681d954d81b7638e (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Estagiario Biblioteca (repositorioinstitucional@uespi.br) on 2025-01-20T14:56:27Z (GMT) No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA - MARIA LIDIA GOMES DA SILVA.pdf: 756783 bytes, checksum: b4531af69bb2da1e010397716852a03d (MD5) TERMO AUTORIZAÇÃO TCC-LÍDIA.pdf: 144445 bytes, checksum: 11d25764e0f6b369681d954d81b7638e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-20T14:56:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 MONOGRAFIA - MARIA LIDIA GOMES DA SILVA.pdf: 756783 bytes, checksum: b4531af69bb2da1e010397716852a03d (MD5) TERMO AUTORIZAÇÃO TCC-LÍDIA.pdf: 144445 bytes, checksum: 11d25764e0f6b369681d954d81b7638e (MD5) Previous issue date: 2024-12-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Estadual do Piauípor
dc.publisher.departmentCentro de Ensino - Campus do Interiorpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUESPIpor
dc.publisher.programLicenciatura em Pedagogiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDireito à Educaçãopor
dc.subjectDireito à Educaçãopor
dc.subjectPlano Nacional de Educaçãopor
dc.subjectPlano Municipal de Educaçãopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectAtendimentopor
dc.subject.cnpqEDUCACAO::CURRICULOpor
dc.titleO direito a educação infantil: Análise da meta 1 nos PMEs dos municipios do TD vale do guaribas na interface com o PNE 2014 – 2024por
dc.typeMonografiapor
Aparece nas coleções:CIES - Licenciatura em Pedagogia (Professor Barros Araújo – PICOS)

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