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https://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1239| Tipo do documento: | Monografia |
| Título: | Educação inclusiva: formação de professores e seus contributos nas práticas pedagógicas |
| Autor: | Costa, Francisca Keilane da Silva |
| Primeiro orientador: | Costa, Marina Marcos |
| Primeiro coorientador: | Costa, Marina Marcos |
| Primeiro membro da banca: | Franco, Telma Cristina Ribeiro |
| Segundo membro da banca: | Alencar, Maria de Jesus Queiroz |
| Resumo: | Este estudo analisou como a educação inclusiva é implementada em sala de aula e como os professores (a) desenvolvem práticas inclusivas com crianças com deficiência. A investigação abrangeu aspectos históricos da educação inclusiva, do ensino aprendizagem de crianças com deficiência, da formação de professores no âmbito da educação inclusiva e as práticas inclusivas nas escolas. Com isso buscou-se responder o questionamento: quais os contributos da formação de professores nas práticas pedagógicas inclusivas? Esta pesquisa teve como objetivo geral: compreender os contributos da formação inicial de professores nas práticas pedagógicas para uma educação inclusiva. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa qualitativa, exploratória e de campo, envolvendo análise documental, teoria, entrevistas semi-estruturadas e observação sistemática. O estudo contou com contribuições de diversos autores, incluindo Aranha (2005), Freire (1986, 1991, 2001, 2003, 2004, 2005), Libâneo (1990, 1994, 2005), Mantoan (2003), Martins (2009, 2012), Mazzotta (2005), Miranda; Galvão Filho (2012), Santos; Barbosa (2016), Silva; Garcez (2019), entre outros autores citados na obra. A pesquisa foi realizada com duas professoras da rede municipal de ensino de Campo Maior-PI. Através dessa pesquisa constatou-se que o cenário educacional precisa de mudanças significativas no que diz respeito à educação inclusiva e ao ensino de crianças com deficiência, e a escola é a melhor para que se possa desenvolver essa inclusão. Evidencia-se que apesar dos desafios enfrentados, pelos alunos, professores e toda comunidade educativa, a educação inclusiva é de suma importância, é incontestável para a promoção da equidade na educação e na sociedade. |
| Abstract: | This study analyzed how inclusive education is implemented in the classroom and how teachers develop inclusive practices with children with disabilities. The research covered historical aspects of inclusive education, teaching and learning of children with disabilities, teacher training in the scope of inclusive education, and inclusive practices in schools. With this we sought to answer the question: What are the contributions of teacher training in inclusive pedagogical practices? This research had the overall objective: understand the contributions of initial teacher training in pedagogical practices for inclusive education. As methodological procedures, a qualitative, exploratory, and field research approach was employed, involving document analysis, theory, semi-structured interviews, and systematic observation. The study drew on contributions from various authors, including Aranha (2005), Freire (1986, 1991, 2001, 2003, 2004, 2005), Libâneo (1990, 1994, 2005), Mantoan (2003), Martins (2009, 2012), Mazzotta (2005), Miranda; Galvão Filho (2012), Santos; Barbosa (2016), Silva; Garcez (2019), among others cited in the work. The research was carried out with two teachers from the municipal school system in Campo Maior, Piauí. Through this research it was found that the educational landscape requires significant changes regarding inclusive education and teaching children with disabilities. It is clear that despite the challenges faced by students, teachers, and the entire educational community, inclusive education is of paramount importance and is indisputable for promoting equity in education and society. |
| Palavras-chave: | Educação Inclusiva Deficiência Formação de Professores |
| Área(s) do CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Estadual do Piauí |
| Sigla da instituição: | UESPI |
| Departamento: | Centro de Ensino - Campus do Interior |
| Programa: | Licenciatura em Pedagogia |
| Citação: | COSTA, Francisca Keilane da Silva. Educação inclusiva: formação de professores e seus contributos nas práticas pedagógicas. 2024. 89 f. TCC ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2024. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | http://sistemas2.uespi.br/handle/tede/1239 |
| Data de defesa: | 2024 |
| Aparece nas coleções: | CIES - Licenciatura em Pedagogia (Heróis do Jenipapo – CAMPO MAIOR) |
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